segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MARATONA – A OPINIÃO DO PROF. MÁRIO MACHADO

Sobre a polémica lançada pelo arquitecto Luís Leite que afirmou no Facebook que quem corre a maratona acima das três horas não é maratonista (mais sobre este assunto pode ser lido aqui) publicamos um texto que nos foi enviado pelo Professor Mário Machado, director da Revista Spiridon, ao qual desde já agradecemos a colaboração.


Ao ler as críticas do Arq. Luís Leite sorrio, sorrio e vem-me à memória o longínquo ano de 1974, escassos meses antes do 25 de Abril. Nessa altura uma revista desportiva lançou a questão se a MARATONA ERA DESPORTO.
Pois bem 3 dos mais conceituados treinadores portugueses da altura disseram (e está escrito...) frases como estas: "A Maratona devida ser banida dos Jogos Olímpicos"... "É uma distância desumana, não há é coragem para acabar com essa prova"... "Mais do que 10 km já não é Desporto!"
O único entrevistado, dos vários intervenientes, que defendeu a Maratona fui eu, colocando a questão de outra maneira: "O problema não está em ser 42 km Desporto ou não o problema é apenas de preparação para a prova".
Em 1974 o problema para certas mentes era a distância... estilo até 10 km é bom mais é mau!
Agora, 40 anos depois o Arq. Luís Leite vem com a questão não da distância (atenção Sr. Arquiteto já há Campeonato do Mundo de 100 km devidamente reconhecido pela IAAF) mas sim com o tempo que se demora a percorrer o trajecto.
Ele menciona que acima de 3 h já ninguém é Maratonista! 
Fantástico como chegou a esse número redondo das 3 horinhas?
Porque não 2 h 48 ou seja um ritmo de 4 minutos por km?
Por que raio de luz escolheu 3 horas?
Como eu gostava de saber como chegou a esse número, bem vistas as coisas talvez pelo mesmo raio de luz que 3 dos melhores treinadores do nosso Atletismo, há 40 anos atrás estipulavam que acima de 10 km já não é Desporto.
Amigos MARATONISTAS das 2:02,57 até... até aos que demoram um pouco mais de tempo VAI AQUELE ABRAÇO e já agora BONS KM!
Mário Machado



11 comentários:

  1. Grande testemunho de quem sabe bem a realidade das corridas, dos atletas (de todos os atletas!) e quem é tão responsável pela corrida aberta a todos!

    Um grande abraço ao professor Mário Machado por tudo o que tem feito pelo Atletismo e ao Jorge Branco pela publicação deste texto

    ResponderEliminar
  2. Está tudo dito! NEM MAIS !!!

    P.S. - Nunca será maratonista aquele que nunca o tentar, os outros que o tentam e conseguem (espero um dia incluir-me nestes), são maratonistas por direito, nem que venha o mais pintado.

    Abraço.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  3. Tá dito, tá dito :):):) ...já tou mais bem disposto com a opinião de quem sabe, de quem dedicou toda uma vida à corrida, e não só aos prós....depois de ter lido o bitaíte (não tem outro nome) do Luis Leite, CMEV (campeão mundial de estupidez vitalício), andava tristíssimo nos últimos dias, de tal forma que não dormia de noite e perdi a vontade de comer (de correr não...quer dizer de fazer um jogging não)... eu que tanto me esforcei para fazer umas Maratonas afinal não passava de um simples jogger de fim de semana, um fraco. As medalhas das 6 Maratonas que concluí até hoje e de que tanto me orgulho, essas já estavam embrulhadas em papel de jornal e escondidas no fundo de uma gaveta...estive para as deitar ao lixo, tal era a vergonha de ter tido a ousadia de as ostentar, e de me sentir orgulhoso por cada uma delas, e de as guardar religiosamente para um dia mostrar às minhas meninas...mas num último segundo, não tive coragem de as deitar ao lixo...ali estão elas, embrulhadas, no fundo de uma gaveta. Desisti até de ir fazer uma joggingzito na Maratona do Porto do próximo dia 2/11...para quê? Só para cortar a meta mais uma vez e sentir aquilo que não sei colocar em palavras, mas que todos que a cortaram (seja uma, seja 100 vezes) compreendem na perfeição? Afinal era um simples jogging, nada de mais...qualquer um consegue...pffff...
    ....obrigado Prof.Mário Machado, por ter salvo as minhas medalhas do fundo da gaveta...vou já desembrulha-las e voltar a coloca-las num lugar de destaque...e as minhas meninas vão gostar de as ver, e de ouvir o chato do Pai a contar os pormenores que levou à conquista de cada uma delas. Obrigado ao Jorge Branco por trazer este assunto à discussão.

    Abraço aos dois

    P.S. Agora fora de tangas...a gente leva com cada um...esse Luis Leite é dos bons, quer dizer dos cromos. É Arquitecto não é? Pois, para mim só é Arquitecto, quem projecta grandes obras internacionais, tipo Aeroportos, Hóteis de 7 estrelas, Pontes suspenas de grande dimensão ou então quem ganha um Prémio Pulitzer....todos os outros arquitectos fazem apenas jogging :)

    P.S. 2 Jorge, desculpa lá a extensão da coisa...mas olha, apeteceu-me :)

    ...

    ResponderEliminar
  4. Finalmente posso dormir descansado. Afinal posso ser considerado maratonista, porque fiz 3:50:35h.
    Obrigado professor Mário Machado e Jorge Branco.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem .Esta quase tudo dito ,quero no entanto congratular-me por o senhor Mário Machado ter vindo a terreiro defender todos os que terminam esta mítica distancia da maratona ,tenho uma duvida se esse tipo a quem chama arquitecto já alguma vez correu esta distancia,,,é que a falar assim até parece que é o recordista nacional...e esse que eu saiba até é da minha freguesia e chama-se António Pinto.Abraço Jorge.

    ResponderEliminar
  6. Apesar de tudo, isto de ser maratonista ou não tem que ter algum critério... não basta fazer 42 kms! Senão, entre os peregrinos que vão para Fátima, temos muitos maratonistas e até ultra-maratonistas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é norma deste blogue aceitar comentários anónimos mas enfim...
      Comparar uma competição de maratona ou ultra maratona com o seu regulamento devidamente definido com uma peregrinação a Fátima é algo de tão absurdo e estúpido que nem merece resposta!...

      Eliminar
  7. Calma, amigo! Afinal, existem critérios definidos nos regulamentos das provas e alguns destes até definem tempos máximos, não é assim?
    Desculpe não me ter identificado: João Aníbal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é amigo João Aniíbal as maratonas e ultra maratonas têm sempre um tempo limite para se fazerem no regulamento Salvo o erro na maratona de Lisboa era 6 horas. Isso nada tem a ver com peregrinações !
      Um abraço.

      Eliminar