terça-feira, 28 de outubro de 2014

DESPIPEI-ME”!

Vai um sujeito muito feliz na sua corridinha matinal quando, de repente, lhe “agarram” o pé direito e “catrapuz”, pimba, “despipa-se”(*) dando uma grande “palhaça”(*), ficando sentado no chão!
Antes de mais vamos lá desfazer o mistério! Quem anda por ai a agarrar os pés de corredores madrugadores? A culpada foi uma silva caprichosamente em forma de laço e tão rasteirinha e discreta que nem se deu por ela, ou quanto se deu já “a coisa” estava “feita”.
É norma sempre que tenho algum contacto mais “caloroso” com o chão em plena corrida parar quase instintivamente o GPS. Desta vez o tombo deve ter dessincronizado o meu já fraco cérebro e nos primeiros instantes que me vi sentado num belo e arenoso carreiro ribatejano não sabia qual era o botão que parava o GPS !!!!!
Ao achar o dito botão fui ao item seguinte do manual de procedimentos neste tipo de situações ou seja avaliar os estragos no “equipamento”.
Fui “agarrado” pelo pé direito e caí sobre o cotovelo e joelho esquerdos. “Óptimo”, que o joelho direito anda meio desafinado e não necessita de mais “pancada”!
Estragos: no joelho esquerdo nem chegou a arranhar-se o “cromado”, excelente! Zona do cotovelo esquerdo é que tem uma boa arranhadela mas como o cotovelo nem me faz falta para correr o estrago também só serviu para constatar, novamente, que felizmente não tenho uma pinga de sangue azul, mas sim de sangue bem vermelho, está tudo nos conformes!
Também constatei à posteriori que a Dona Silva não se contentou em me agarrar o pé mas também me “mordeu” o tornozelo. Uma arranhadela de silva em forma circular não é para todos, que chique!
Normalmente quando “vou ao tapete” não fico muito tempo por lá e a reacção é levantar quase imediatamente e seguir mas confesso que desta vez fiquei mais uma bocado sentado no chão, felizmente não havia ninguém para ver a triste figura tirando as silvas que se riam baixinho!
Sim, esta foi uma das idas “ao tapete” em que fiquei mais baralhado, embora os estragos fossem insignificantes.
Enfim, se não vou há alguns anos à praia a areia veio ter comigo! Embora de efeito visual pior preferia ter ido à lama, que não é abrasiva e até afirmam que faz bem para a pele!
Quando cheguei a casa disse para a melhor “enfermeira” do mundo, a minha mulher: tive um acidente de trabalho, e ela perguntou-me: caíste, ao que respondi: não caí, DESPIPEI-ME!
Não tarda aí vem ela com o algodão e o frasco do mercurocromo.
(*Despipa-se de despipar - retirar ou perder o pipo. Expressão usada aqui nesta região do Ribatejo quando se cai. Dar uma palhaça, dar uma queda, talvez relacionada com as cambalhotas, “palhaças” que os palhaços dão no circo. Expressão também usada nesta região do Ribatejo)


13 comentários:

  1. A Dona Silva deve andar por ai à espera que os atletas passem. Felizmente não foi de grave.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Como em qualquer coisa que nos faça parar, a 1ª coisa é sempre parar o relógio :)

    Ainda bem que foram só uns arranhões! Eu por acaso tive sorte de nunca ter caído, mas algum lá terá de acontecer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa recuperação das mazelas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado campeão, felizmente as mazelas são poucas.
      Já estou habituado da ir ao "tapete" de tempos a tempos!
      Abraço.

      Eliminar
  4. Boa recuperação Jorge.

    Afinal não sou o único a parar primeiro o relógio e depois a ver como é que estou quando há alguma queda no treino :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Essa de parar o GPS quando se cai, sinceramente oh Jorge, qual é mesmo o objectivo? Tens receio que no log do treino apareça lá o evento?? :-) Bem, se não houve estragos, siga!! Abraço
    Alexandre Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já quando usava um simples relógio com cronometro se era forçado a parar o treino parava logo o cronometro!
      Se pretendo correr X minutos o tempo que estou "sentado" num belo carreiro ribatejano, por motivos de força maior, não conta para o tempo de treino! :) Abraço "desalinhado"

      Eliminar
  6. Queres ver que fui barrado neste blogue :):):) ...então o meu bitaite de ontem? ..bem, talvez se tenha despipado :):):)
    Já não me lembro bem do que escrevinhei, mas deve ter tido qualquer coisa a ver com o facto de um belo despipanço te ter aguçado o humor, pois fartei-me de rir com esta posta, além de ter aprendido mais duas palavras novas...isto é serviço público :D
    ...e ao ler a última parte, a do algodão e do mercuriocromo, fiquei com a ideia que a "palhaça" ter sido "programada" ....ou o atleta em questão andou a ver forma de ser "tratado" pela enfermeira (fino, o gajo), ou então mesmo a dita "enfermeira" poderá muito bem ter -se associado à Dona Silva para que pudesse "tratar" do fulano que se despipou....mas isto são teorias da conspiração :)
    Abraço Jorge :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que nem a concentração nos 42,195 km te tiram o tremendo sentido de humor!
      ESTÁ DEPRIMIDO? VÁ LER O BLOGUE DO CARLOS CARDOSO QUE É MUITO MELHOR QUE UM COMPRIMIDO!
      Pois a "posta" de ontem deve-se ter despipado mesmo!
      E uma sociedade secreta entre a "enfermeira" e a Dona Silva não está mal visto, não senhora!
      42,195 Abraços.

      Eliminar