segunda-feira, 26 de maio de 2014

NA CORRIDA DO GUINCHO COM A “MÃE”!

Depois de uma atribulada viagem em que tudo contribuiu para atrasar a nossa chegada à prova, desde obras em Lisboa  à “invasão Espanhola”, que obrigaram a mudar o local de encontro com o meu tio, de Santa Apolónia para as imediações da estação do metro do Parque (com uma viagem de metro pelo meio), até à mudança, forçada do local de partida que a organização se viu obrigada a fazer, chegamos à partida quase em cima da hora da mesma.
Confessamos que nem tivemos tempo de apreciar o local da partida, foi só metermo-nos na fila para o controle electrónico da partida e pronto!
Mas se há coisas que começam mal (neste caso menos bem) e acabam igualmente mal este não seria um dia assim.
Depois de devidamente controlados encontrámos logo a “mãe” da Blogosfera Corredora a “queniana” Ana Pereira!
Conversa para aqui, conversa para ali, mesmo sem combinarmos nada, estabeleceu-se logo ali uma parceria (não as famigeradas parcerias públicas ou privadas!) mas algo que nos levaria a fazer a bela prova do Guincho sempre juntos!
De notar o cuidado que a Ana ia tendo que, entre ver onde colocava os pés não fosse ter um contacto mais intimo com o solo do Guincho, e espreitar a paisagem ainda ia deitando um olho para trás a ver se esta Raposa Manca não estava a descolar irremediavelmente!
Já fiz várias vezes a Corrida do Guincho mas uma participação em tão agradável companhia, uma prova descontraída com alguma conversa (às vezes até muita!) pelo meio e até ter algum tempo para conseguir ver a paisagem tornou esta minha participação muito especial!
O percurso de recurso que a organização teve de traçar motivado pelas forças políciais dizerem, à última hora, que não podiam assegurar a segurança da prova, revelou-se bem melhor do que eu esperaria. Teve um senão bastante negativo que foi o cruzamento de caminheiros com atletas em zona demasiadamente estreita para o efeito o que provocou uma queda grave de um corredor (votos de rápida recuperação).  Mas pensamos que era complicado a organização fazer melhor quando se viu obrigada a mudar radicalmente o percurso da prova por culpa das forças policiais que não souberam atempadamente dizer que em tal data era impossível assegurar os serviços necessários para a segurança da mesma nas partes em que ela corre ou cruza estradas asfaltadas (troços bem curtos por sinal)
Esperemos que para o ano a prova volte ao seu percurso habitual que a faz tão especial e única no panorama das provas de Trail em Portugal e já agora formulamos o desejo que o percurso volte a passar na Praia do Guincho, passagem essa que foi vetada há uns anos numa deliberação absolutamente estúpida e sem sentido.

Deixamos já aqui o convite à Ana Pereira para vir conhecer a verdadeira Corrida do Guincho em 2015 só não lhe pedimos para ter de novo a sua companhia pois sabemos que momentos destes em que uma atleta “queniana” se predispõe a desligar o “turbo” e acompanhar um atleta estropiado da liga dos últimos são raros! Mas tivemos a alegria de viver um desses momentos raros e sermos tão felizes na oitava edição da Corrida do Guincho! Obrigado Ana!

14 comentários:

  1. Grande Jorge...de volta à Montanha!!! Mais rápido ou mais devagar, importa é que fizeste esta corrida do Guincho (e vão 3 provas em menos de 1 mês...pareces o João :D)...e pelo que descreves, até foi feito com alguma facilidade....a boa companhia, a conversa, as paisagens...com certeza que tudo ajudou. E liga dos últimos o tanas...bem sei que ficaram umas dezenas atrás de vocês, mas isso é o que menos importa ;) ...devia haver um prémio para a dupla mais divertida e que melhor escreve sobre corrida...acho que vocês ganhavam esta ;)
    Abraço

    P.S. Pena o acidente, mas são coisas que acontecem...as melhoras ao atleta em questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos Cardoso! Foi mesmo muito divertido e até deu para ver, um pouco, da paisagem coisa que nem sempre se pode fazer!
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Percebe-se que fizeram uma corrida muito animada.
    É uma prova bonita, tive pena de não ir este ano mas desta vez decidi ser ajuizada e fazer um treino bem curto após o longão de São Mamede.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti a tua falta e do Victor mas fizerem bem em ter juízo!
      Mas foi pena ter calhado assim pois teria sido muito giro terem vindo connosco!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Só leio coisas boas desta prova, vou tentar não falhar pro ano! Ah, e parabéns por mais uma, raposa manca! ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conto com a tua presença para o ano! É um trail curto mas variado e olha que não deixa ser algo técnico, e aquele tipo de piso escorrega como tudo (areia seca misturada com pedrinhas digamos assim)!
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Foste muito feliz e isso é o melhor que podemos retirar duma corrida.
    Também não é difícil que assim o tenha sido com uma tão boa companhia como a Ana :)

    Um abraço e força para mais (seja a que horas for, ih ih ih)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de andar a "patinar" no Guincho nada melhor que uma corrida em jeito de aquecimento nas horas em que mais gosto de treinar seguido de um treino de 10 km (ou mais) numa viagem por locais sentimentais da minha vida como corredor e não só!
      Vai o treino / corrida do sentimento!
      (Mas tenho de começar só a fazer estrada para ter direito a uns certos mail's tão lindos! hi hi hi hi hi)

      Eliminar
  5. Jorge Branco...adorei! Nada combinado, nada de esforço (para o acompanhar...que eu sou menina para deixar para trás até pai e mãe :) não gosto de fazer favores NAS CORRIDAS e gosto de ir lá para usufruir da coisa mas usufruir da Corrida é para mim, também ir num certo patamar de esforço físico, preciso disso, e raras foram as vezes que fui "acompanhar" alguém! (mas já o fiz!) Acredito que Amizade e convívio vão muito além da Corrida e na Corrida estou principalmente comigo! No entanto apanhar alguém mais ou menos com o meu ritmo, ainda por cima assim alguém tão especial como o Jorge com quem me identifico numa serie de coisas, foi absolutamente magnífico!!! E sim, de facto ia sempre dando um olho para trás e incentivando-o a serguir-me para não o perder!! Porque adorei a prova e garanto que a sua companhia foi fundamental para essa avaliação!

    Havemos de repetir! Venham mais Corridas e viva a Amizade! Dentro e fora da Corrida, porque esta, é "apenas" parte integrante da Vida!

    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Embora nunca tenha sido corredor de fazer muitas provas, já fiz algumas ao longo desta minha ligação com a corrida de mais de mais de 30 anos e confesso que poucas são que as perduram na memória, que a erosão do tempo não apaga. Esta 8ª Corrida do Guincho vai ficar para sempre na minha memória!
    Obrigado "Piquena"!
    Beijinhos e cumprimentos para a Dona Molly!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela prova, Jorge! As provas de trail também são boas pelos momentos a sós, em comunhão com a natureza, e depois pelos encontros e desencontros com velhos e novos amigos.
    Este local é extremamente bonito, tive pena de este ano não ter tido "meios" para participar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute para o Ano vai ter "meios" para participar mas antes disso, lá para Novembro, ainda temos a Corrida do Monge para nos encontrarmos!
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Esta prova é realizada num local excelente. Pena que parte do percurso tenha sido 'subtraído'. Tive pena de não estar presente, mas ainda bem que foste feliz. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem a presença da forças policias tornou-se impossível fazer o percurso original mas para o ano tudo voltará ao formato original e quem sabe a gente se encontra lá de novo.
      Um abraço.

      Eliminar