segunda-feira, 5 de maio de 2014

FUTEBOL CLUBE DE AROUCA

O título deste texto é por demais inusitado num blogue de corrida que nunca fala de futebol e muito menos de paixões clubísticas!
Acontece que o título deste texto tem tudo a ver com a paixão pela corrida!
Gostamos de futebol como jogo em si, gostamos de assistir a jogos de futebol pese embora a nossa velha máxima que desporto é como o sexo: é muito melhor praticar que assistir!
Mas não gostamos de todas as máfias que giram em torno do futebol, e das paixões clubísticas exacerbadas que toldam a razão e tornam grandes amigos em inimigos e azedam qualquer conversa.
Não “torcemos” por qualquer clube em particular embora tenhamos alguma simpatia pelo Atlético Clube de Portugal por sermos alcantarenses por nascimento.
Mas no futebol, como em tudo na vida, o nosso coração pende sempre para os mais fracos, para os mais desprovidos de recursos financeiros, os mais pobres.
Mas se não temos paixões a nível do futebol temos muitas paixões na vida, a nossa maneira de estar na vida é sempre apaixonada, quer seja por causas, pessoas ou até lugares.
Achamos que a vida é uma causa de afectos e sem eles nada vale a pena.
Consideramos que a terra é só uma e que as fronteiras não fazem sentido mas temos várias “pátrias” de afectividade.
Uma dessas terras que é uma dessas pátrias de afectividade é Arouca.
Ao corremos lá o Trail de Arouca - Senhora da Mó, em 2 de Maio de 2010, precisamente no dia em completámos meio século de vida, fomos tão bem tratados, tão acarinhados por aquelas gentes, proporcionaram-nos tal festa que Arouca passou a ser uma das nossa pátrias de afectividade e passámos a considerar-mo-nos filhos adoptivos daquela região de paisagens de cortar a respiração e detentora de uma prova de trail que nos proporcionou um empeno monumental a par de uma alegria ímpar e indescritível!
Por tudo isto ao sabermos que a equipa do Futebol Clube de Arouca assegurou a sua permanência na primeira liga do futebol Português a nossa grande alegria.
Alegria por ser um pequeno clube de uma região do interior chegado este ano á primeira liga, alegria pelas gentes de Arouca que tanto merecem esta felicidade.
Parabéns ao Futebol Clube de Arouca e às suas gentes!
Um sentido abraço!

10 comentários:

  1. Não sei é se a Câmara de Arouca partilha desse entusiasmo eheh. É conhecido o diferendo entre as duas entidades! Parece que o clube não paga as contas (dizem os dirigentes que estas foram inflacionadas) e o município empurrou-os para fora da cidade, os últimos jogos em casa até nem foram jogados em Arouca. Enfim, mais um exemplo típico das futebolices portuguesas. Não sei quem terá razão, mas cheira sempre a esturro. O melhor é afastares de vez o futebol daqui, seja ele em Arouca ou em Muge!

    ResponderEliminar
  2. Pois eu sei desse diferendo mas desconheço tudo sobre o mesmo e a quem assiste à razão.
    Podia investigar mas não é coisa com que vá perder tempo...
    Mas tenho a certeza que para a gentes de Arouca é uma alegria a sua equipe de futebol ter conseguido a manutenção, é dessa alegria que comungo o resto não me interessa mesmo nada!
    E de futebol em Muge é que não sei mesmo nadadinha he he he he !
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Jorge....bonita e merecida homenagem a uma terra lindíssima, que tem muito de bom e que merece ser visitada. Tb simpatizo com o Futebol Clube de Arouca....a seguir ao Porto é a localidade mais próxima de minha casa com uma equipa na primeira divisão e evidentemente sem qualquer comparação a nível de orçamento. Eu joguei futebol durante 20 anos, e tanto em camadas jovens como depois como sénior, muitas vezes joguei contra o Arouca - na altura levavam cada cabazada - e olha agora...não sei quanto tempo se vão aguentar, pois estão muito dependentes da carolice de algumas pessoas com muito dinheiro e gostam do clube. Infelizmente não me parece que seja durante muitos tempo e prevejo uma grande queda como acontece nestes casos...mas pronto, que aproveitem enquanto dura :)
    Quanto ao Trail de Arouca já sabes a minha opinião....e espero que possas vir cá correr novamente - 2015 - gostei do desafio lançado a esse teu amigo do blogue geminado...isso é que era ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. As diferenças no futebol por vezes acabam por estragar amizades, aqui essa paixão beira a loucura, temos visto tantas coisas tristes no país do futebol e as vésperas da copa do mundo. Rivalidade fortalece eu entendo bem, mas a de se manter o bom senso sempre.
    Bons km
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Ju o pior é que cada vez vai faltando o bom senso!
      Um beijinho aqui deste lado do mar.

      Eliminar
  5. Estou como tu Carlos também não sei quanto tempo se vão aguentar mas que aproveitem enquanto dura!
    Esse meu amigo do blogue geminado tem um grande problema com as descidas técnicas, ou assassinas, diga-se de passagem que também sofro do mesmo mal só que gosto tanto da coisas que lá vou gatinhando pelas descidas!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como bem sabes, só tem uma descida de "morte" que é a última, da Senhora da Mó para Arouca. E quem quiser fazer aquilo a caminhar, faz na boa...agora se por acaso tropeçar é que já nunca mais para, chega lá abaixo num tirinho :)
      Olha...se não vier, arranjas outro que venha ou vens sozinho...2015, numero redondo e tudo...seria uma boa altura para ir 3 vezes até à senhora da Mó.

      Eliminar
  6. Na única vez que fiz a prova no final dessa descida estava uma ambulância com a porte a aberta virada para a descida! Muito pratico... :)
    Vamos ver se dá para eu ir! Depende do esqueleto e não só que por aqui não há saídas limpas esta tudo cada vez mais sujo!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Dá-me muito gozo ver os "pequenos" conseguirem grandes feitos, como o caso vertente do Arouca, ou ontem do Fundão que ganhou a Taça de Portugal em Futsal e não teve direito à mínima referência na 1ª página da Bola ou do Record, ao contrário do que teria sido se fosse o seu oponente a vencer. É a ditadura dos "grandes".
    Aproveito aqui para, orgulhosamente, dizer que ontem foi o dia do centenário do meu União de Tomar :)

    ResponderEliminar