quarta-feira, 21 de maio de 2014

ESTRADA VERSUS TRAIL – OS BONS E OS MAUS

Com o forte incremento das chamadas provas de trail (continuamos a achar que este nome é um estrangeirismo perfeitamente desnecessário mas enfim) em Portugal começaram a surgir verdadeiros apaixonados por estas provas que abandonam quase em definitivo a estrada, outros que misturam a participação em ambas vertentes da corrida e até os estradistas puros que muito raramente deixam os asfalto.
Com o grande desenvolvimento que o trail está a ter em Portugal começa também a haver grandes paixões em torno desta bela vertente da corrida mas nem sempre essas paixões são conduzidas da melhor forma e são as mais saudáveis.
Há alguns corredores, pensamos que felizmente poucos, que extremam posições a tal ponto que defendem uma das vertentes da corrida como se essa fosse a boa e outra a má.
Como se o que tivesse valor atlético fosse ser estradista e ser praticante de trail nada valesse ou precisamente o contrario! Começa-se a assistir a um certa “guerra” absolutamente estúpida entre alguns estradistas e praticantes de trail cada qual querendo defender a “sua dama” como se esta fosse mais “pura, honesta e honrada” que a outra.
Não fossem estes extremos perfeitamente idiotas e até poderíamos sorrir! Mas sorriamos porque esta história está a repetir outra a que assistimos há muitos anos e com igual grau de imbecilidade: quando com os alvores do 25 de Abril a corrida alcançou as ruas e se tornou um desporto popular, quando começou a corrida para todos, muitas mentes bolorentas atacaram os corredores de estrada porque para eles o atletismo puro, o verdadeiro atletismo era aquele que se corria em torno de uma pista de 400 metros e a estrada até era prejudicial ao desenvolvimento do atletismo! Hoje até custa a acreditar que tal mentalidade existiu mas é a mais pura verdade que existiu mesmo e até morou em organismo federativos. Mesmo passados todos estes anos ainda há quem pense o mesmo e deteste as provas de estrada embora dificilmente o afirmem publicamente...
Enfim, para algumas mentes tacanhas, a história repete-se, volta a haver a corrida pura e a que não presta, os bons e os maus, agora na vertente estrada versus trail.
Socorrendo-nos de uma texto publicado na página do Terras de Aventura e que havia sido retirado do site do Mont-Blac Marathon (escrito por Irina Kazakova ) Falemos dos benefícios da corrida em Montanha:
“No plano físico a corrida de montanha desenvolve qualidades específicas particularmente úteis aquando do assalto ao asfalto: potência e força dos membros inferiores e desenvolvimento geral da musculatura, solicitada pela busca constante do equilíbrio no trabalho nas encostas.
No plano do reforço muscular e tendinoso a corrida de montanha reforça os tendões e ligamentos na cintura pélvica, joelhos e ancas, pouco postos à prova nos percursos planos de asfalto.
No plano mental, a corrida de montanha permite romper com a monotonia dos percursos urbanos ao propor uma variedade de paisagens assombrosas associadas ao maravilhoso ambiente deste tipo de competições.
No plano táctico, a corrida de montanha constitui a melhor escola para aprender a dominar o andamento em competição e a enfrentar os percursos com mudanças de ritmo de algumas 1/2 maratonas ou maratonas.
Contrariamente à imagem que muitos corredores construíram, em particular atletas do sexo feminino, a montanha não é algo de imponente cuja transposição exija esforços sobre-humanos! Pelo contrário, as mulheres apresentam-se por vezes com vantagens relativamente aos homens, por uma melhor relação peso-potência privilegiada em relação a estes. A associação endurance-musculação deste tipo de exercício facilita a eliminação de gorduras e o reforço muscular ao qual se acrescentará os benefícios do ponto de vista estético para as partidárias do calção ou mini-saia...
A vantagem das corridas de montanha está na eliminação, logo à partida, do stress da luta contra o cronómetro e no privilegiar do esforço pessoal dando maior ênfase às reacções do próprio corpo, em especial ao nível respiratório. A diferença na qualidade do ar provoca sensações sem paralelo, por vezes com grande impacto emocional, mas às quais no habituamos com facilidade.
A montanha não se domina mas, pelo contrário, oferece-se à descoberta e desfruta-se dela com uma alegria sem igual...”
Curiosamente a primeira frase deste interessante texto é a seguinte:
“Como em muitos outros domínios, limitar-se a uma especialidade leva à privação da infinita riqueza da corrida pedestre...”
Para nós na corrida não há praticantes de trail e de estrada! Todos somos corredores, com os nossos gostos e paixões, as nossas capacidades pessoais e uns não são melhores que outros, são diferentes!
Concordamos plenamente que o ideal do ponto de físico é um corredor fazer estrada e trail, que isso o fará um corredor mais completo.
Agora cada um optará pela vertente da corrida que mais prazer lhe dá, que mais felicidade tira dela!
Claro que pese embora o ideal seja ir misturando um pouco de trail e estrada não se pode obrigar quem não goste de uma das vertentes de a praticar à força só por causa dos benefícios físicos!
E também temos que ver que o trail se torna muito complicado para quem tenha determinadas características que têm a ver com algumas biomecânicas da passada e é perfeitamente compreensível que corredores com esses problemas evitem fazer provas de trail para não correrem os risco de estarem permanentes lesionados.
Amigos, vamos parar com “guerras” estúpidas entre estradistas, e praticantes de trail! Somo todos corredores e buscamos felicidade e uma melhor qualidade de vida com mais saúde!
Na busca da felicidade na corrida devemos fazer o que mais prazer nos dá, na busca da saúde devemos optar pela diversidade do tipo de corrida. Juntar estas duas componentes nas proporções ideais é algo de muito pessoal que só a cada um cabe.
Apenas uma última nota final: se a “guerra” entre estradistas e corredores de trail não faz sentido nenhum então levar essa guerra ao ponto de andar a enviar mails anónimos, camuflados e provocatórios, a um corredor apenas porque ele optou por uma das modalidades – estrada ou trail, como sabemos que está a acontecer, já passa para o domínio de alguém com problemas do foro psiquico, que devia procurar tratamento com urgência, sob pena da situação se agravar com graves prejuízos para a sua saúde e que se podem tornar irreversíveis.
E quem age desta maneira, por mais e melhor que eventualmente corra seja em que piso for, não é corredor! Nós não somos assim!


30 comentários:

  1. Posso aplaudir? :)

    Já tinha comentado várias vezes a estupidez dessa guerra estrada-trail.
    Corrida é liberdade, corrida é prazer e ninguém é igual.
    Quem faz guerras destas, não é um verdadeiro atleta de pelotão pois não sente tudo o que a corrida lhe ensina.

    Um grande abraço e, mais uma vez, EXCELENTE TEXTO!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois João quem faz estas guerras não aprendeu mesmo nada com a corrida!
      Obrigado pelo excelente mas faz-se o que se pode!...

      Eliminar
  2. Essa dos mails anónimos com esse tipo de teor (mesmo sabendo de quem são) seja lá qual for o assunto, é sempre de gente desiquilibrada que precisa de tratamento. E eu que me sei desiquillibrada, ao pé de alguns sou afinal uma mente equilibradíssima! :)

    E Jorge, Pista, Estrada, Trilhos...são coisas diferentes, que reuerem também treinos deiferentes e preparação diferente. Não há melhor nem pior. São coisas diferentes. E sim, o "Atleta-completo" devia dedicar-se a mais que um tipo de Corrida, assim como a mais que um tipo de actividade física, na minha opinião. Actividades físicas diferentes completam o nosso "treino" para sermos mais fortes e aptos. Na Corrida por exemplo. Musculação, Natação, Ciclismo, outros...melhoram a nossa forma para correr também!

    Depois há os gostos e as vontades. E meu amigo se deixamos de ter essa liberdade (de preferir Trilhos, ou Pista, ou Estrada...ou outra coisa qualquer) sendo por isso menosprezados pelo tipo de actividade que praticamos...então muito mal vai a sociedade (se calhar vai mesmo)

    Por mim, é tudo: Estrada, Pista, Trilhos, Corta-Matos, o que "calhar" e achar interessante, oportuno e apelativo...porque eu gosto mesmo é de Correr e ser Feliz!!! Onde for! (claro que tenho como toda a gente as minhas preferências...mas não menosprezo ninguém por fazer algo diferente delas)

    Beijinho e até domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia estar mais de acordo com tudo o que diz!
      E quanto a praticar actividades físicas diferentes não podia estar mais de acordo!
      A gente "especializa-se" na corrida mas é um desporto muito incompleto. Pelo menos quem possa (e goste ) pegar numa bicicleta e nadar um pouco já é uma grande ajuda para uma pratica desportiva mais harmoniosa.
      Eu adoro correr mas concordo que é muito mais saudável do ponto de vista físico fazer um pouco de vários desportos que se focar apenas na corrida! Mas para isso não é só querer é também poder e não é fácil.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Não preciso de acrescentar nada ao que já foi dito mas não deixo de fazer questão de manifestar a concordância com o que o Jorge Branco e todos os que aqui se expressaram. Gosto de correr, na estrada, fora de estrada, no alcatrão, na terra batida, a subir, a descer, a direito e aos ziguezagues, na praia, na serra e até pode ser nas ruas do meu bairro. Com chuva, com sol, com neve, gelo ou areia tanto faz.Também já andei a "puxar à nora" na pista e às vezes ainda tenho a nostalgia do tartan (que a partir de certa altura foi uma modernice perante a velhinha cinza!). Em suma, gosto é de correr e de fazer amigos! Corram e façam o favor de ser felizes! Abraço a todos. António Correia

    ResponderEliminar
  4. Disseste tudo e de forma tão bonita!
    Um grande abraço António Correia.

    ResponderEliminar
  5. Só não gosto muito de correr em areia porque vou quase parado, mas de resto gosto de correr em todo lado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me dou grande coisa com a areia mas já fiz uma vez a Meia Maratona na Areia (foto no texto) e correu muito mal! Mas um dia ainda quero voltar! Quando as coisas correm mal a minha vontade de voltar aumenta!
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Estas coisas passam-me sempre ao lado... não sabia que havia guerra :)
    Apesar do desconhimento, gostei de ler o texto sobre o assunto. Boa reflexão!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te passam ao lado! São coisas que só dão mau ambiente a corrida que deve ser algo onde reina a fraternidade e alegria!
      Fazendo muito poucas provas e "exilado" aqui no meu Ribatejo adoptivo estas coisas também me passariam ao lado se não tivesse um blogue e uma forte ligação com todo o mundo da corrida que faz estar atento (ou pelo menos tentar estar) a tudo o que se passa no seio dos corredores.
      Mas as vezes também gostaria de desligar-me de isto tudo e apenas correr feliz por estes campos Ribatejanos!
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Não acrescentaria nem mais uma virgula :D
    Palmas Jorge!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem uma virgulazinha? Que sovina Dona Marta! Estou a brincar contigo he, he, he, he.
      Bons treinos Piolha Marta (ou será Marta Piolha?).
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Olá Jorge,

    Excelente texto :)

    Concordo com tudo o que dizes... e um verdadeiro atleta, tem uma forma de viver completamente diferente sempre com espírito de entreajuda, de amizade, de alegria, de união... seja onde for e da forma que for... Sejam modalidades de estrada ou trail, sejam 100 metros ou uma maratona.. todos vibramos com os feitos de cada um.
    Por vezes o não correr em trail ou em estrada não é apenas por gostar menos, mas sim porque o nosso físico não se adapta tão bem a uma coisa ou a outra.
    Eu pessoalmente adoro caminhar em percursos pedestres, mas não consigo correr em trail, acho que é demasiado perigoso tendo em conta o meu desequilibro e a forma como tenho a formatura dos pés...
    Parabéns pelo excelente texto :)

    Um grande beijinho
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso mesmo Sandra as vezes a maneira como colocamos o pé no chão não é nada própria para se correr em trail!
      Eu também tenho esse problema mas gosto muito de trail lá vou andando (ou correndo) mesmo que muito mal em "caminhos de cabras"!
      Um beijinho

      Eliminar
  9. Se há alguma dama a defender é exactamente esta do teu texto, parabéns Jorge. Outra coisa que me faz muita confusão é quando por exemplo alguém dos trilhos diz que detesta estrada. Então mas não gosta de correr?

    ResponderEliminar
  10. Se todos sabemos da 'guerra' que havia entre os defensores da pista e da estrada, no início das Corridas Populares e se todos assistimos à superação da mesma através da evolução das mentalidades, também o mesmo se passará nesta nova 'guerra', fruto dos novos tempos, que nos trazem esta novidade que é o 'trail' ou de um modo geral a prática da corrida fora da estrada.
    Pelo meu lado e do alto dos meus 53 anos, defendo e pratico a solução intermédia e o meu calendário tem algumas (poucas) provas em estrada, das quais não abdico, com especial realce para a Nazaré e tem algumas (mais) provas fora de estrada, onde cada vez mais me sinto realmente bem a correr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é grande Alex tudo tem a ver com a evolução das mentalidades.
      Um abraço sempre, desalinhado!...

      Eliminar
  11. Excelente artigo! De facto é um perfeito disparate existirem estas rivalidades. Pessoalmente não me tinha apercebido bem que existia uma rivalidade com esta dimensão, até porque, frequentando ambos os meios, vejo muitas caras conhecidas que correm em ambos! Enfim, espero que não se torne nada de grave...Abraço

    ResponderEliminar
  12. Sim é um perfeito disparate mas, felizmente, é um fenómeno que julgo ter tendência para, praticamente, desaparecer!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Jorge, muito oportuno. É verdade que a montanha/Natureza está a roubar atletas à estrada e não o contrário, muitos bons valores do asfalto têm tentado novas experiências e depois dificilmente regressam de onde vieram, creio que é aí que se sente uma certa indiferença pelos valores de parte a parte, pelos anos que levo de trail já passei por tudo isso e até um amigo que só anda no asfalto à pouco me dava os "parabéns" por ser sofredor e não pela minha opção de correr neste ambiente onde me sinto feliz. Jovens de muito valor estão a ingressar no trail nacional devidamente observados pela Associação já criada para o efeito que teve o cuidado de criar normas obrigatórias de controlo do desenvolvimento desta vertente da corrida, daí começar-se a criar a ideia (errada) que aqui ou ali é que está a virtude, e para quem conhece a realidade depressa chega à conclusão que é de facto uma estupidez alimentar ou alvitrar tais rivalidades simplesmente porque são completamente incompatíveis, nunca um bom atleta de Montanha se pode confrontar em pé de igualdade competitiva com um bom atleta de estrada ou pista, o contrário também é verdade, por isso não cabe ou não devia caber tais apreciações de superioridade de uns atletas sobre os outros, quem o faz ignora por completo a realidade das coisas, ou então apenas o faz por maldade e ou má formação. Abraço caro amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário Mestre Joaquim Adelino!
      Muito obrigado por enriquecer este texto com todo o seu enorme saber e experiência.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  14. Já que nem sempre se pode escolher ter o trabalho que se gosta, acho que nisto das actividades que fazemos nos "tempos livres" cada um deveria optar pelo que lhe dá mais prazer, e ser feliz a fazê-lo. Pessoas felizes certamente não mandariam emails desse teor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Mas que grande verdade Rute!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Olá Jorge, só hoje li este texto e não podia estar mais de acordo com o que escreves. Eu faço estrada e faço trail e adoro ambas. Infelizmente há alguns idiotas por aí, e pelo que vou vendo é nas duas vertentes...enfim. Felizmente os corredores com bom senso estão em larga maioria. Quanto a esses anónimos, só à paulada...cambada de covardes!!!
    Abraço

    P.S. Belas fotos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois esses anónimos mesmo só à Paulada.
      A ideia das fotos foi meter várias vertentes da corrida, só me faltou a pista!
      Grande abraço.

      Eliminar