domingo, 6 de abril de 2014

TREINAR METAS!

Muito para além de todas as componentes que se podem desenvolver com o treino, resistência, velocidade, endurance, há toda a parte psicológica que tem particular importância no maratonista e ultra maratonista. O treino da parte psicológica passa, também, por irmos mentalmente fazendo o “filme” da prova para a qual estamos a treinar e da nossa chegada “triunfal” à meta. Para quem treina longos meses para um objectivo é muito importante irmos fazendo esse “filme” da prova que nos vai mentalizando para o grande dia. Quantas vezes em pleno treino “rebobinamos” a “fita” e passamos de novo o “filme” do que vai ser a nossa chegada cortando a linha de meta! Hoje vou confessar aqui uma coisa muito íntima (!): eu para além de visualizar o “filme” da minha chegada treino o meu atravessar da linha de meta!!. Quantas e quantas vezes quando treinava para determinada prova, que para mim teria um significado especial, e em pleno treino levantava os braços e fazia a coreografia da minha chegada (felizmente treino em locais isolados...)! Enfim eu considero que todos os ultra maratonistas tem um “parafuso a menos” e eu não serei a excepção! Mas a coreografia sonhada, treinada e idealizada para o dia D, raramente será posta em prática e na altura do cortar da meta os sentires de alma ditarão o que será feito. Esse “treinar de metas” esse levantar de braços e festejar em pleno treino mais não será que uma mentalização para o grande dia, mais uma vertente do “filme” que vamos mentalmente construindo para nos motivarmos. Mas às vezes, muito raramente, a coreografia sonhada e “treinada” sai na perfeição na altura de cortar a meta. Tenho de confessar que foi o que aconteceu em 2012 quando cortei a meta da Meia Maratona de São João das Lampas! Aquela maneira de cortar a meta tinha sido, sonhada muitas vezes, e experimentada algumas vezes, durante os treinos! Tive a felicidade de chegar à linha de meta em condições de a executar na perfeição! Aqui fica, mais uma vez, o vídeo de uma das mais felizes chegadas da minha, modesta, carreira de corredor de pelotão. E vocês também treinam metas?! 

14 comentários:

  1. Para as Maratonas que participei, havia o treino físico e o mental. E este último era sempre repetir mentalmente o cortar a meta. Por acaso nunca a forma de cortar mas sim sempre o acto em si. Era a esse momento sonhado vezes sem conta que me agarrava nos momentos mais difíceis ou no muro da primeira.

    He he, já não me lembrava desse filme. Foi bom revê-lo :)

    Um abraço e vai treinando para uma certa e determinada meta!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o esqueleto e a loucura derem para cruzar essa determinada meta o treino para ela está feito há muito tempo!

      Eliminar
  2. Quando tenho essas Metas...de provas especiais, (as Maratonas ou quando corria alguma coisa e corria Trofeus ou queria um determinado lugar e marca numa prova) sim, treinava muito essas metas. Treino focado e específico. Mas claro...por muito que treine, nunca jamais terei uma chegada à Meta tão magnífica como essa aí do amigo Jorge :)

    ResponderEliminar
  3. Pois é "Pikena" no ano anterior tinha cortado a meta de São João das Lampas para lá de morto! Num estado indescritível mesmo! Então jurei "vingança" e essa chegada a meta é minha alegria por essa vingança e a minha celebração por cortar, com dignidade, um das mais belas metas de uma meia maratona realizada em Portugal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Então não!!! Claro que me acontece, e é tal e qual como o descreves...e confesso mais um pormenor, acredites ou não, consigo sentir "em treino" a emoção (a um nível inferior claro) de cortar a meta e uma vez ou outra é tão real que chego a sentir a lágrima no canto do olho. Levantar os braços em treino? Uiii...podia escrever um livro sobre isso :)....até para festejar uma serie bem conseguida, um sprint daqueles ou uma subida conquistada.
    Grande abraço Jorge e uma boa semana.

    P.S. Gostei do vídeo de chegada, que não conhecia. Quer-me parecer que naquele dia, aí o "esqueleto" ainda dava bem mais do que os 21,075km da prova ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu costumo festejar treinos longos daqueles especiais! Quando acabo faço um festa como se tivesse acabado alguma prova muito especial! Mas primeiro verifico se não há ninguém na rua! Já sou considerado tão maluco que mais um pouco sou internado :).
      O esqueleto naquele dia tinha de ser poupado pois no outro dia tinha os cerca de 11 km da Corrida da Festa do Avante para fazer e a Meia de São João das Lampas começa as 17 de sábado...Foi uma grande aventura aquela "dose dupla"!

      Eliminar
  5. Gostei da chegada! Visualizo apenas a chegada à meta e os sentimentos que poderei sentir aquando da minha chegada. Força aí nesse regresso!

    ResponderEliminar
  6. Ihih :) Nunca treinei coreografia para a Meta, mas visualizo muito o dia de uma prova importante. Como me vou sentir, as emoções, os desafios. Acho que ajuda, porque é como se a mente já tivesse vivido o desafio, e ajuda o corpo.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Sempre que chego à meta vou todo partido...
    Gostei da música que me arrancou um sorriso antes de ver a imagem da chegada :)

    Força nisso!

    ResponderEliminar
  8. Pois também me acontece muitas vezes chegar a meta todo partido!...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Bravo, Jorge.
    Está linda esta chegada, numa excelente coreografia, a merecer o nosso melhor cenário. Obrigado pelo destaque que o Último Kilómetro nos deu no último metro.
    Grande abraço e, para 13 de Setembro, já pode ir estudando o pèzinho de dança. É meu convidado.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado MESTRE Fernando Andrade!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar