quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A LONGA HISTÓRIA DE UMA CHAVE!

Tinha dado por terminado mais um treino naquele fim de tarde, início de noite.
Caía uma chuva miudinha e fazia algum frio. A noite começava a envolver tudo no seu manto de solidão naquele já um pouco longínquo mês de Março.
Já cheirava à lenha que ardia nos “cibérios” e lareiras.
Ninguém se via na rua
O treino tinha decorrido dentro da normalidade e apenas a porta de minha casa me separava da quentura do desejado banho até porque equipado de calções e T-Shirt estava a começar a sentir frio.
Estava então separado de um banho quentinho, do jantar, do conforto do lar, por duas voltas à fechadura! Um gesto tão simples e insignificante e abria-se a porta para o paraíso!
A minha casa era antiga, a porta antiga e, para não destoar, a fechadura igualmente antiga.
Não querendo estragar a estética da porta, sem vontade nenhuma de a furar para meter uma fechadura dos tempos modernos fui mantendo a velha fechadura.
Mas quem vive sozinho e é um solitário (na altura ainda estava longe o dia em que o destino me entregou, numa esquina da vida, à mais bela e doce das Princesas) tem um problema tão comezinho como seja transportar a chave de casa.
Pode parecer ridículo esse problema do transporte da chave do lar mas se atendermos a dimensão e tipo da minha velha chave verificamos que a coisa se complicava.
Na altura ainda não estavam na moda as modernas provas de trail em que os corredores transportam todo o género de tralha mas já havia bolsas de cintura e foi assim que eu encontrei a solução prefeita para transporte da minha chave. Perfeita até aquele dia fatídico!
Abro a bolsa de cintura e onde está a chave?
Não estava mais!
De tanto chocalhar dentro da frágil bolsa furara a mesma e perdera-se algures, muito provavelmente, no pinhal!
Estava pois eu a ficar cheio de frio e molhado, a caminho de uma constipação, e separado de um duche quente por uma porta para a qual deixara de ter chave!
Bonito!
Mas há sempre uma solução para solitários precavidos! Nesse caso a solução era muito simples e distava uma escassa dezena de metros: a casa dos meus saudosos primos em que eu tinha deixado uma chave suplente.
E lá fui eu em andamento acelerado buscar a chave salvadora (pensava eu!).
Os meus primos nem estranharem a situação pois conheciam sobejamente a maluquice do primo!
E lá venho eu com a chave salvadora a pensar que estava, finalmente, às tais duas voltas de chave, do paraíso!
Há uma canção do Rui Veloso que diz a dado passo “ o mundo inteiro uniu-se para me tramar”!
Pois devia estar num dia assim!
A chave não abria a porta por mais força que eu fizesse!
Já não era a primeira vez que a fechadura a pedir reforma me pregara uns valentes sustos mas sempre acabava por ceder e abrir. Só que desta vez nada e tanta força fiz que partiu aquela argola no cimo destas chaves pré-históricas que é precisamente onde agarramos para rodar a chave!
Ponto da situação: estou a ficar gelado, já é de noite, os velhotes da minha vila adoptada já estão todos no borralho eu aqui todo molhado de calções e t-shirt com um chave partida na mão!
Mas quem é prevenido tem sempre um plano B e eu como sou súper cauteloso tenho até plano C!
Toca a “voar” para a casa dos meus saudosos primos:
Desculpem dêem-me ai as chaves da casa da minha mãe que a minha chave partiu-se!
A minha mãe ainda morava na Capital mas tinha cá casa e por isso um esquentador mais um banho quente e, com alguma sorte, alguma roupa do meu padrasto devia-se arranjar.
E lá vou disparado para a casa da minha mãe, o que vale é ser tudo muito perto!
Efectivamente consegui o tal almejado banho e um fato de treino do meu padrasto que embora me desse um certo (ou muito mesmo!) ar de palhaço foi um bênção do céu!
Ok banho e roupa tinha mas não conseguia entrar em casa, nem jantar, nem podia ficar vestido daquela maneira!
Entrar em casa por meios não ortodoxos talvez fosse possível mas muito complicado pois de tanto ter a casa bem segura contra hipotéticos ladrões também me restavam poucas vias alternativas para invadir o lar de outra maneira que não fosse pela porta e com chave!
Claro que soluções havia mas iriam dar muito trabalho e provocar grande estrago.
Mas habituado a viver no “desenrasca”, até por motivos profissionais, lembrei-me: prendo um alicate de grifes na chave e já dá para fazer muita força e talvez consiga vencer a fechadura.
E quem é que tinha um alicate de grifes? O meu saudoso primo é claro!
E lá vou pela terceira vez a casa deles (desta vez não em passo de corrida até porque havia o sério perigo de tropeçar nas calças que eu era bem mais pequeno que elas!...).
Lá peço o alicate, lá vou direito a casa com ele, engato-o na chave, faço força...faço força e clique, clique, a fechadura abriu!
Só não gritei golo em altos berros porque tive medo que me mandassem internar, fama de maluco já eu tinha por demais!
Agora só me faltava devolver o alicate de grifos e repor o fato de treino do meu padrasto no sítio de onde a tirei.
Mas deixei essa tarefas para o dia seguinte, apenas me limitei a vestir a minha roupa pois cozinhar o jantar a arrastar as calças de um fato de treino pelo chão da cozinha e a meter as mangas do mesmo dentro do tacho não dava jeito mesmo nenhum!

Em memória de Maria Gertrudes e Paulo Ferreira com muita saudade e para o Alex e o João porque sim!

10 comentários:

  1. Que grande aventura Jorge! Ufa! Até eu já estava a ficar nervosa ao ler :)
    Mas estas aventuras acabam por ter piada mais tarde quando nos lembramos delas. Na altura não deve ter tido grande piada, não é?
    Beijinhos padrinho

    ResponderEliminar
  2. Sim afilhada na altura foi um bocado complicado!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. :-)
    Restava ainda a hipótese de descer pela chaminé, que a julgar pelo relato da casa ainda deveria ser uma realidade, ao contrário do que acontece nos dias de hoje, para infelicidade do Pai Natal e dos atletas esquecidos ...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim a chaminé é das antigas mas não dava para tanto! Pai Natal a descer pela chaminé só mesmo nos filmes e no imaginário infantil!
      Bem eu já desci pela conduta de um exaustor e sai na cozinha mas isso é outra historia!
      Mas havia outras alternativas, não publicáveis para não dar ideias a alguém!...
      Abraço desalinhado!

      Eliminar
  4. Ah ah ah! Indo lendo e já não sabia se havia de rir ou se parecia mal e devia era chorar com tanta desgraça! :)))

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois depois fartei-me de rir mas na altura estava a ver que tinha de tomar alguma medida drástica para voltar ao lar doce lar!

      Eliminar
  5. Grande maluco...consegui sentir o "desespero"...quem corre sabe o que significa estar com frio e "apenas" desejar aquele banhinho quente. Olha, mas és um verdadeiro tuga, que se desenrasca sempre :) .....e grande paciência tinham os teus primos...se fossem outros, à 2ª trancavam a porta e tu que te lixasses :)
    Manda mais destas histórias que eu gosto :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Pois sobre o desnrascanço tuga posso contar-te daquela vez que se partiu o manipulo da panela de pressão e a minha mulher já desesperava que não havia maneira de ter acesso ao gizado e almoçar! Lá me valeu, novamente um alicate de grifes...

    Quando à paciência dos meus saudosos primos eles tinham o verdadeiro conceito de família e eram gente solidaria! E quanto tinham um problema em que eu pudesse ajudar ia logo acudir. Quantas vezes a minha prima te telefonava com problemas na velha instalação eléctrica da casa deles e eu lá ia disparado com o busca pólos na mão!

    ResponderEliminar
  7. Ao ler o texto ainda cheguei a pensar que na casa dos pais o gás fosse de botija e esta estivesse fazia, pois segundo a Lei de Murphy "se alguma coisa coisa puder correr mal, de certeza que vai correr mal".

    Hoje, olhando para trás, pode parecer hilariante, mas naquele dia não deve mesmo ter dado vontade de rir.

    P.S. - A outra chave acabou por aparecer??

    Abraço.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  8. Por acaso era a gás de botija sim senhora mas havia gás! Mas esse também não seria um grande problema pois os meus saudosos primos tinham um mercearia e vendiam gás!
    Não, nunca mais encontrei a chave! Ainda refiz o percurso do treino a ver se a encontrava mas nada! Ainda hoje deve estar enterrada no pinhal!
    Um abraço

    ResponderEliminar