terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O ÚLTIMO “BANHO” DO ANO!

Há quem tenha a mania de alinhar na “tradição” de tomar um banho de mar no primeiro dia do ano. Esta prática tem-se alastrado também no seio dos corredores e alguns juntam-se, no primeiro dia do ano, num treino que acaba num banho de mar.
Só uma vez na nossa vida de corredores alinhámos na prática dessa “tradição” ainda ela não se tinha estendido aos corredores: o Egas e eu fomos fazer num treino na Costa da Caparica que acabou comigo a dar um mergulho nas águas, frias do Atlântico.
Confesso que não é moda que me seduza muito essa do banho de mar no primeiro dia do ano!
Mas este ano finalizei o mesmo com o que se pode chamar de: O ÚLTIMO “BANHO” DO ANO!
Não fui a qualquer praia dar um mergulho no mar e limitei-me a ir fazer a minha corridinha debaixo de uma boa chuvada com uma amostra de vento.
Nós, corredores de fundo, não necessitamos de ir dar um mergulho anual a 1 de Janeiro para provarmos que somos gente de têmpera.
Mulheres e homens da corrida de fundo fazem o seu treino diário quer as condições atmosféricas estejam a roçar a perfeição para a prática do nosso desporto preferido ou estejam em sentido oposto do que se considera ideal para a prática da corrida.
Embora o que se considere ideal para a prática da corrida varie muito com os gostos de cada um, pois eu confesso que até me é bastante agradável um bom “banho” durante o treino e se juntar algum vento a “coisa” fica perfeita! Claro que não sou adepto desse tipo de treino em permanência mas alguns são muito bem vindos!
Neste último dia de 2013 a minha saudação vai para os meus “irmãos” corredores de fundo que todos os dias saem para a estrada e para os trilhos adaptando o treino às condições atmosféricas mas nunca fugindo do treino em virtude dessas mesmas condições atmosféricas. Esse é o verdadeiro espírito do corredor de fundo!

10 comentários:

  1. Ora nem mais...não é cá como uns e outros que se refugiam no quentinho de uma sala e dão uma corridita numa passadeira..hehehehe.
    Podias ter levado shampoo, era o tipo dois em um e ainda poupavas uns trocos em àgua, que aqui na minha zona anda ao preço do tinto do bom - qualquer dia é melhor tomar banho em Maduro Tinto da região que sai mais em conta :)
    Jorge - espero do fundo do meu coração, que tenhas (tu e os teus) um excelente 2014, a todos os níveis, que o teu "esqueleto" (como lhe chamas) te dê as tréguas necessárias para que possas voltar a correr mais....voltar a fazer algumas provas, quem sabe nos possamos cruzar em alguma. E já sabes, se vieres aqui para o norte, apita...faço questão!!!
    Grande abraço e amanhã é dia de novo "banho" para dar as boas vindas ao Ano Novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levar o Shampoo para o treino até nem era mal visto se tivermos em conta o preço da água e de uma “bilha” de gás!...
      Mas se ainda não levei shampoo para o treino já fiz uma corta mato cujo “balneário” era num enorme charco com pode ler aqui: http://ultkm.blogspot.pt/2009/09/corta-mato.html
      Obrigado pelos teus votos que muito me sensibilizam, também desejo tudo de bom para ti e para todos os teus, neste ano que está preste a iniciar-se.
      E se o São Pedro alinhar manhã há outro banho!

      Eliminar
  2. Bom 2014 Jorge, tudo de bom.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Nem mais!

    Então isso quer dizer que não te vais juntar à malta dos 4 ao km para um banhinho amanhã na praia de Carcavelos? ;) hehehe

    Tudo a correr pelo melhor neste novo ano que se avizinha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe se um bom banho de mar, gelado, não faz bem ao João Lima e ela começa a acreditar que a ultra maratona não é um papão muito feio!
      Treinos bi- diários, banhos de mar gelado, provas sábados e domingos e outras coisas perfeitamente "normais" tudo bem! Correr mais de 42,195 Km é que nem pensar!
      Mas tenho esperança nas propriedades terapêuticas das águas do atlântico!
      Bom banho Dona Isa e bom ano.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Já apanhei vários banhos desses, e gosto. Acho que me vou estrear no mergulho no mar para começar o ano, espero gostar também. :)

    Beijinhos e um ano feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Rute depois de vários "banhos" de chuveiro amanhã vais experimentar um de imersão! Espero que gostes.
      Um ano de 2014 cheio de trilhos e felicidade.
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Um grande ano de 2014, Jorge

    E não te esqueças, para fazer algo é preciso querer fazer isso. Sem estar apaixonado por um desafio, não se vai lá :)

    Um grande abraço, persistente Jorge (eh eh eh!)

    ResponderEliminar
  6. Obrigado João mas penso que vai ter os mesmos dias do costume, nem sequer é bissexto julgo eu! he he he he he he he he he!

    A paixão é algo que aparece quando menos esperamos e não se consegue fugir dela!

    E aceita um grande abraço do persistente, mas sobretudo, resistente (e teimoso) Jorge!

    ResponderEliminar