segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

VOLTA MARIA!


O que é um blogue? Um blogue pode definir-se (muito simplisticamente) assim como um espaço pessoal em que vamos colocando o que nos apetece e quando nos apetece
A essência de um blogue passa, um bocado, pela ideia daqueles antigos diários em que se iam escrevendo os nossos sentires e estados de alma. Mas a enorme diferença é que os velhos diários eram algo de privado e os blogues, na sua esmagadora maioria, são públicos.
Claro que cada blogue tem a sua “alma” própria e as suas condicionantes e variáveis.
Se há blogues mais “tradicionalistas”, mais focados no sentir pessoal do seu autor outros há outros em que a componente informativa é a mais preponderante sendo blogues que podemos considerar mais “jornalísticos.”
Mas sejam quais forem as características de um blogue ela não deixa nunca de ser algo pessoal ao contrário de um jornal, por exemplo.
Por isso é sempre complicado quando um blogue deixa de publicar (ou pára algum tempo) vir fazer “exigências” ou pedidos para que ele volte a “laborar”.
Temos sempre que respeitar o autor do blogue, as suas vontades e a sua intimidade.
Mas quando um blogue, pela sua excepcional qualidade literária, pela maneira de abordar os assuntos, pelo que nos enriquece ao ler os seus textos, se torna um enorme caso de sucesso ultrapassando a habitual, e caseira, dimensão de um blogue as coisas não serão diferentes?
Quando se cria um público, se alimenta esse mesmo público com trabalhos de qualidade durante anos, quando alguém acaba por se tornar uma figura pública e uma referência para todos será justo fechar a porta ou calar-se por algum tempo, sem um até já que seja, sem uma explicação?
Penso que não é justo abandonar assim uma legião de leitores fiéis que durante tanto tempo seguiram, avidamente, o que se foi escrevendo.
Voltando ao principio deste texto um blogue é sempre algo de privado que qualquer um gere conforme muito bem lhe apetece e convêm, mas dada a dimensão, o que representa e a falta que faz a todos nós atrevemo-nos a escrever aqui VOLTA MARIA SEM FRIO NEM CASA, mesmo que nós arrisquemos a ser mal interpretados pela autora desse blogue que pode, e bem, considerar que estamos a imiscuirmo-nos na esfera da sua vida pessoal. Mas a “MARIA”, também é “nossa”! A “MARIA” é de todos o que seguem a blogosfera Corredora!

10 comentários:

  1. Eu creio que é um até já, a Maria sabe que nós esperamos pelo seu regresso, aqui e nos locais que tanto nós quanto ela permitem sempre uma saudação de amizade. É isso que aguardamos, um até já!

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo a "petição" amigo Jorge! Oportuna, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo! Já sinto, e muito, a falta dos escritos da Maria!
    Espero que esteja tudo bem com a sua autora

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo. Volta "Maria"! O teu blogue faz mesmo falta.

    ResponderEliminar

  5. Suplicam-te, Maria, o teu regresso
    À “casa que não tens e não te abriga”
    Onde tão belos textos que não esqueço
    Deliciaram muita gente amiga.
    Sem te termos por cá, não há sucesso
    E sofre a blogosfera de fadiga.
    Volta, Maria, que sem teu talento
    Temos que ficar todos ao “relento”.

    ResponderEliminar
  6. Da blogosfera corredora e não só, ó pra mim aqui, que sou de outra esfera??
    Também eu tenho saudades dos textos da Ana Pereira... beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  7. :) Leio...Sorrio e vem uma lagrimazita aos olhos... não de tristeza não! Desiludam-se os que se regozijam com a falta de ânimo e a tristeza de outros. Só de emoção mesmo...e já recolheu ainda nem esta frase chegara ao fim

    Bem meu querido Jorge Branco..que dizer? O Jorge é um exagerado. Claro que todos fazem falta. Todos os presentes. E a Maria...bem...a Maria...olhe:

    hoje fui correr ali para Alhandra, ao lado do Tejo e trago notícias dela. Não sei se boas se más, mas notícias! Mais logo os milhões de interessados e que ainda se lembrem de ir lá espreitar se ela publicou,já saberão qualquer coisa da rapariga.

    Um grande Beijinho Jorge. O Jorge, a par de outros que tenho a honra de chamar Amigos, foi a partir daqui que o descobri e deoise vieram a se tornar Amigos, e mais que não fosse "só" por isso já estes quase 7 anos de Maria já valeram a pena.

    ResponderEliminar
  8. Estou de acordo Jorge.Eu próprio já acontactei a saber se algo se passava com ela .Felizmente respondeu e está tudo bem.No meu entender está a criar saudade de preposito .Ela vai voltar pois tal como um jornal desportivo que anda poi aí , o blog da Ana é a biblia dos corredores.

    ResponderEliminar
  9. Dada a natureza deste texto, na minha maneira de ver as coisas, não faz sentido uma resposta individual a cada comentário que tiveram a gentileza de enviar.
    Mas não quero deixar de sublinhar que os li atentamente, e quero agradecer a todos vós.
    Quanto ao comentário da "Maria" (ela sim é a “dona” de todos os comentários aqui publicados) preferi optar por lhe responder directamente e em privado.

    ResponderEliminar