quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2013


No dia 3 de Março a vila de Manteigas, em pleno coração da Serra da Estrela, estará em festa para receber a trigésima primeira edição daquela que é, muito justamente, considerada a “mãe” das provas de montanha em Portugal: os 12 km de Manteigas – Penhas Douradas, que levará os corredores (mas também os caminheiros e praticantes de BTT) da bela vila de Manteigas, a uma altitude de 770 metros, até ao alto das Penhas Douradas, situado a 1530 metros de altitude.
Está prova dará início ao Circuito Nacional de Montanha 2013, sobre a égide da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, Terras de Aventura e as diversas entidades (Câmaras, Juntas de Freguesia, Colectividades, etc.) que organizam cada uma das competições que o integram.
Precisamente uma semana depois (10 de Março) Mogadouro receberá a décima primeira edição dos Trilhos de Mogadouro – Amendoeiras em Flor, para aquela que será a segunda jornada do CNM 2013.
As restantes provas do referido Circuito, e as suas datas, estão a ser ultimadas e aqui as iremos divulgar quanto forem oficializadas.
À semelhança dos anos transactos este blogue apoia o Circuito Nacional de Montanha e aqui irá divulgando tudo o que lhe diga respeito.
Salientamos que os utilizadores do Facebook também já podem consultar as páginas do CNM 2013 na referida plataforma pois cada prova dispõe de uma página própria.
Desejamos a todos os intervenientes no CNM 2013 uma excelente participação no mesmo, quer sejam atletas ou caminheiros, não querendo, também, deixar de desejar a todos os participantes em provas de trail/montanha excelentes jornadas.

4 comentários:

  1. É uma das provas que ainda não participei, também não vai ser este ano por várias razões, mas a principal é sem dúvida pelo facto de ter deixado praticamente de correr em alcatrão(excepção a meia dúzia de provas) e também pelo facto da sua dureza ao longo de muitos kms sempre a subir e eu não estar preparado para correr em subida durante tanto tempo pois a idade já não o permite. Sempre tenho ouvido falar muito bem desta prova e espero que ela continue a ter a preferência daqueles que lhe têm sido fiéis e de outros que a desejem fazer. Abraço amigo Jorge e obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem amigo Joaquim Adelino está é uma prova em alcatrão mas um alcatrão “especial” onde até pode haver neve isto já para não falar da altitude a que termina a prova!
      Falando da dureza da prova penso que do ponto de vista muscular e esquelético um sujeito “parte-se” muito mais numa prova com grandes descidas que numa longa subida.
      Já efectuei a prova de Manteigas em grande forma (na terceira edição e no ano do meu recorde na maratona) e já a fiz muitos anos depois sem forma absolutamente nenhuma!
      Nessa minha partição fora de forma confesso que me custou lá chegar a cima mas no dia seguinte estava óptimo do ponto de vista muscular enquanto qualquer trail com longas descidas implica para mim estar sempre uns dias “todo partido”!
      Acredito que o amigo Joaquim Adelino faz a prova de Manteigas com relativa facilidade e um dia ainda vai alinhar nela pois é uma daquelas clássicas que “fica bem” na carreira de qualquer corredor!
      Um grande abraço.

      Eliminar
  2. Nestes tempos o Facebook é uma ferramenta, fundamental, para a divulgação das provas logo o Circuito Nacional de Montanha tinha de lá estar!

    ResponderEliminar