terça-feira, 11 de dezembro de 2012

OBRIGADO XISTARCA!


Organizar um Maratona é tarefa árdua e exigente, faze-lo na cidade de Lisboa ainda se torna mais complicado.
Se pensarmos que a XISTARCA fez isto durante 27 anos podemos dizer que estamos perante uma tarefa hercúlea!
Nos seus 27 anos a Maratona de Lisboa não foi perfeita (dificilmente poderia ser). Teve anos melhores, anos piores, alterações de percurso na busca do nunca existente percurso perfeito, mas foi um peça fundamental na divulgação da Maratona em Portugal e na criação de gerações de novos maratonistas.
Até à criação e consolidação da Maratona do Porto ela foi a grande maratona de Portugal e muitas vezes até a única.
Na hora que esta prova termina sobre a égide da XISTARCA e uma nova Maratona vai nascer, pois na verdade apenas o nome se mantém, mas tudo será diferente deste a entidade organizadora, ao percurso, passando pela data da realização, não queremos deixar de realçar aqui o papel extremamente importante que a XISTARCA teve no desenvolvimento da Maratona em Portugal.
Vinte sete anos é muito tempo se considerarmos a carreira de um corredor. Muitos dos actuais atletas terão até muito menos anos de prática desportiva que a idade da Maratona de Lisboa e alguns ainda nem seriam nascidos a quando da primeira edição da prova!
Pensamos que não deve ter sido fácil a tomada de decisão por parte da XISTARCA da venda da sua Maratona! São gente que ama a corrida e não deve ser fácil separarem-se de uma “filha” tão querida pese embora o tremendo esforço organizativo e financeiro que a organização da Maratona (mais as provas que decorrem em simultâneo) representa, mas foi a decisão acertada e possível e que permitiu a continuidade da Maratona de Lisboa.
Como dizemos nos início deste texto, não foi a maratona perfeita mas foi a maratona possível. Sabemos apontar erros mas não entramos no bota abaixo como alguns fazem e ainda este ano vimos fazer, por parte de gente que não sabe analisar a organização de uma prova e ver o porquê das coisas, curiosamente alguns desses críticos são os primeiros a não cumprir com as mais elementares regras de participação numa prova! Mas, mesmo como meros espectadores que sempre fomos, vamos ter saudades da Maratona de Lisboa organizada pela Xistarca.
Uma nova Maratona de Lisboa vai nascer, possivelmente com outros meios que permitem outra dinâmica e outra organização.
Cá estaremos para analisar os novos 42,195 km da cidade de Lisboa mas neste momento, como amantes incondicionais da corrida a pé e da maratona, só queremos aqui deixar um enorme OBRIGADO XISTARCA! 

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Penso que nesta hora alguém tinha de realçar o trabalho da XISTARCA! 27 anos organizar uma Maratona em Lisboa é um trabalho de louvar

      Eliminar
  2. Será que vai continuar a existir a Meia Maratona nesse dia ou acaba mesmo tudo?

    ResponderEliminar
  3. Pelo que julgo saber a Maratona vai ser realizada conjuntamente com a Meia Maratona de Portugal (Ponte Vasco da Gama).
    A Meia Maratona terá a sua partida habitual no tabuleiro da Ponte Vasco da Gama e a Maratona parte de Cascais terminado ambos no mesmo local ou seja no Parque das Nações onde termina a Meia Maratona de Portugal.
    Salvo o erro a data das provas é 6 de Outubro de 2013.
    Julga que a Meia Maratona que se realizava em conjunto com a “antiga” Maratona de Lisboa vai deixar de se realizar pois ela só existia em função da Maratona de Lisboa que mude de organizadores, percurso e data.

    ResponderEliminar
  4. Grande Jorge, foi muito oportuno a elaboração deste texto em homenagem à persistência daquele punhado de homens e mulheres em terem conseguido manter de pé, ás vezes contra ventos e marés, esta Maratona que ao longo dos anos deu possibilidades a muitos de percorrerem aquela distância, tal como diz nem sempre as coisas correram bem mas até aí ouve a capacidade de corrigir no ano seguinte algumas debelidades e fraquezas para que a prova podesse seguir o seu caminho natural. Creio que os amantes da corrida e da Maratona em particular poderão continuar a contar com a evolução natural da Maratona de Lisboa, o que aí vem creio que vai ser um sucesso, o poder organizativo e os meios financeiros que arrastam os herdeiros futuros desta prova se quizerem e a vontade não lhes faltar transformá-la numa das melhores da Europa. Aguardemos, um bem haja à Xistarca e a todos os seus colaboradores.

    ResponderEliminar
  5. Depois de ter participado na Maratona estas são as melhores palavras que li.
    Justo reconhecimento a todos os que ao longo dos anos realizaram a prova.
    Obrigado Xistarca

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos. Não consigo avaliar a qualidade (com virtudes e defeitos) da Maratona de Lisboa, pois nunca participei nem assisti. Mas basta ser uma Maratona, saber que já vai em 27 edições e continua com uma boa adesão para que seja um sucesso. Tive a oportunidade de trocar umas palavras com o Jorge Teixeira da Runporto sobre a organização da Maratona do Porto há uns dias atrás - sabem quantas pessoas estão envolvidas na orgaização no dia da Maratona? Mais de mil - não fazia ideia. A de Lisboa não há-de ser muito diferente.....não é para qualquer um. Mesmo sem conhecer, parabéns ao Xistarca. Agora uma opinião minha, mas que outros colegas partilham.....pq é que os organizadores da Maratona do Porto e da de Lisboa não se entendem e fazem uma na Primavera e outra no Outono....eu gostava de partcipar nas duas, e só não o faço pq são muito em cima uma da outra a nivel de datas. Acho que teriam ambas a ganhar, pq muitos dos atletas (como eu) poderiam ir às duas. Fica a ideia. Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado amigo Carlos Cardoso pela sugestão.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Xistarca!!! Mas vamos continuar a ver-nos por aí!

    ResponderEliminar
  9. Jorge Branco,
    Prezo-o e aos seus comentários, mas sinceramente desta vez estou em (quase) total desacordo consigo.
    Só conheço a organização da Maratona de Lisboa nos últimos 3 anos e naturalmente é por esses que falo, sendo que uso também como base de comparação outras Maratonas que já fiz, nomeadamente Sevilha e o Porto. E resumo em 2 ou 3 pontos aquilo que penso:
    1. Se a Xistarca entendia que não tinha condições, financeiras ou outras, para organizar uma prova destas não o fazia, porque organizá-la como o tem feito, desprestigia a Xistarca e a cidade de Lisboa.
    2. A prova é efectivamente um péssimo cartão de visita, nomeadamente para as centenas de estrangeiros que participam, a Feira da Maratona é decadente, a recepção aos atletas sofrível e os abastecimentos muito fracos.
    3. Muito se tem falado do percurso, mas aí com excepção da penosa volta a Algés, é o que é... a própria famosa subida da Av.Alm Reis não me incomoda particularmente.
    4. Por último. o que considero absolutamente inaceitável é que numa prova que é simultaneamente o Campeonato Nacional da Maratona, não existam controlos adequados, que garantam a verdade desportiva da prova (e atenção que aqui divido as culpas da Xistarca com a FPA). O controlo dos tempos e dos atletas foi uma barraca autêntica.
    Um abraço,
    Pedro Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela sua opinião que só enriquece este blogue.
      Não estou aqui a comparar maratonas nem disse que a de Lisboa é perfeita.
      Só realcei o importante papel que a Xistarca teve ao manter uma maratona durante 27 anos em Lisboa.
      A maratona do Porto é muito mais nova e até ela surgir, praticamente, só havia a maratona de Lisboa.
      Nem toda a gente tem possibilidades de correr em maratonas no estrangeiro mesmo sendo, relativamente, perto como é o caso de Sevilha.
      Fala dos abastecimentos pois aqui há uns anos (não sei precisar qual a edição) houve uma falha muito grave com esses mesmos abastecimento não havendo água para os atletas mas atrasados nos últimos abastecimentos.
      Curiosamente este ano aconteceu rigorosamente o mesmo problema mas foi na Maratona do Porto.
      Enfim penso que com anos melhores ou anos piores a maratona de Lisboa permitiu a muitos atletas alcançarem o sonho de serem Maratonista.
      Durante estes 27 anos houve algumas tentativas, por parte de outras entidades, de organizarem uma maratona em Lisboa e não vingaram enquanto a Xistarca resistiu durante 27 anos com a sua maratona o que não é fácil!
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Boas!
    Participei na estafeta da maratona e a nossa equipa deparou-se com algumas coisas menos positivas, como a má informação no local sobre a zona de transição, que levou a que não fossem contabilizados alguns tempos parciais. Também houve a situação do abastecimento de água e fornecimento do impermeável a quem acabasse o seu percurso, que estava do lado direito da meta, quando nós acabávamos o percurso do lado esquerdo... Isto fez com que tivesse de atravessar a zona da prova, podendo atrapalhar os atletas no seu percurso.
    Pormenores a lapidar para a próxima edição!

    Hasta

    ResponderEliminar
  11. Grato pelas suas "dicas".
    De qualquer forma a Maratona de Lisboa para o ano vai mudar de entidade organizadora e tudo será diferente desde o percurso até ao dia da realização da prova.
    Nem sei se vai haver estafetas....

    ResponderEliminar