quarta-feira, 10 de outubro de 2012

NÃO SOU UM ROBOT!

Quem comenta blogues depara-se inúmeras vezes com a imagem que ilustra este texto (um pouco modificada pelo espírito brincalhão de quem escreve estas linhas), em que lhe pedem para provar que não é um robot!
Trata-se de escrever uns caracteres que se vêem na imagem (ou deviam ver-se, porque às vezes custa muito a perceber os caracteres!) a fim de provar a nossa natureza humana e não sermos um qualquer programa informático a espalhar spam (publicidade indesejada) ou coisa pior, pelos blogues.
Concordo e compreendo esta medida de segurança, mas não havia necessidade de usar caracteres que são, inúmeras vezes, de tão difícil leitura!
Nalguns casos não somos sujeitos a este “trabalho” extra porque os autores dos blogues têm moderação de comentários, verificando os mesmo antes de os publicarem e por isso suprimiram esta etapa de segurança (caso deste blogue) ou porque nalguns blogues os comentários entram directamente, numa atitude do autor do blogue que pode parecer de total liberdade, mas nestes tempos modernos mais nos parece um “suicídio informático”.
Mas isto, de se provar que não se é um robot, só me faz trazer à memória um grande sucesso musical dos anos 80, do grupo “Salada de Frutas” cuja a vocalista era a Lena D’Água.
Deixo aqui essa canção para a recordarem ou talvez tomarem conhecimento da mesma pela primeira vez.
Infelizmente a letra continua bem actual!

9 comentários:

  1. Esta musica está agora na boca do povo!!??
    A publicidade da OLX é feita com esta musica... bem bonita por sinal
    Olha ó robô mas, é bem verdade, por vezes desisto de comentar só porque há terceira ou quarta tentativa, não consigo copiar os caracteres.
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Concordo com as suas palavras Jorge, mas sendo eu um homem da informática, deixe-me esclarecer o porquê das letras serem de difícil visualização.
    É que, para os tais esquemas de spam e phishing seria facílimo com um programa de reconhecimento de caracteres (tipo OCR) ultrapassar este passo tornando-o inútil. Com este tipo de apresentação não é possível esses tipos de softwares identificarem os caracteres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheço o OCR mas uma solução em que as letras girassem,como acontece quando se partilha um ficheiro por mail no Garmin Conect não resolveria o problema? O OCR não se "baralha" se os caracteres estiverem em movimento? No caso do Garmin Conect os caracteres são de fácil leitura mas julgo que o movimento dos mesmos impede o seu reconhecimento óptico.

      Eliminar
    2. Sim Jorge, poderia ser solução. Mas não sei se nesse tipo de "esquemas" não serão usadas aplicações com outras capacidades mais avançadas que as do típico OCR tal como o conhecemos.

      Eliminar
  3. O maior problema são aqueles de carne e osso que se comportam como verdadeiros robots!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...ou pior. É que os robots, por enquanto, são programáveis, mas esses de carne e osso já não há reprogramação que resolva. ;)

      Eliminar
  4. Ahaha, também não gosto muito de ter de provar a minha condição humana, sobretudo nos blogues em que já sou assídua, já me deviam conhecer! :)
    Mas às vezes os próprios autores dos blogues desconhecem ter a verificação de palavras activado (casos, por exemplo, em que têm moderação de comentários E verificação de palavras, o que se torna supérfluo).

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente.
    Por vezes só há terceira ou quarta tentativas é que consigo que o meu comentário entre.

    ResponderEliminar
  6. Exacatamente, é nisto que nos querem transformar, se possível a pão e água e pelo tempo que fosse possível, a menos que ficasse demasiado caro e então a ração passaria a ser só de água, sim porque a água é todos e é esencial à vida, será? Abraço

    ResponderEliminar