segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NA VIGÉSIMA CORRIDA DO MONGE


Depois de no ano passado uma constipação me ter “atirado” para os caminheiros não poderia faltar à vigésima edição daquela que é uma das mais antigas corridas de trail/montnha em Portugal.
Pese embora problemas no pé esquerdo recomendassem procedência teria mesmo que arriscar e estar em Janes na hora da partida.
Chegado cedo a Janes vou buscar o dorsal e rever grandes amigos ligados à organização desta prova.
Depois a habitual ida até ao bar da simpática colectividade que organiza a prova  em conjunta com a  Junta de Freguesia de Alcabideche e com o precioso apoio da Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e Terras de Aventura
No referido bar o encontro com o Alex e filho, o Guilherme, e alguns dedos de conversa antes de me ir equipar e deixar a minha mulher para mais uma longa e paciente espera por este corredor da liga dos últimos.
Na hora da partida ainda encontrei as minhas “afilhadas” Isa e Rute que iam fazer a sua estreia em trail e mal sabiam o que lhes estava reservado!
Da minha prestação na prova não há muito a dizer.
Presentemente limito a gerir as provas com calma tentando tirar o máximo prazer das mesmas.
Nas subidas mais complicadas (pelo menos para a minha forma atlética)  troquei a corrida pela marcha até porque era a opção tomada pelos companheiros que corriam perto de mim e não valia a pena tentar correr quando o andamento seria semelhante a quem ia a caminhar e o desgaste bem maior.Julgo que nas subidas pouco fui ultrapassado.
Nas descidas a situação era bem diferente. Desço mal! Não tenho equilíbrio nenhum! As minhas condições morfológicas ao nível da passada são tudo menos próprias para descidas técnicas feitas a “voar”. Também tenho outro “problema” que é viver num sítio em que não tenho quaisquer possibilidades de treinar descidas técnicas (e isso mesmo que não ande muito, sempre se pode melhorar com os treinos mesmo para um “pé de chumbo como eu”!)
A solução foi ir deixando passar os atletas “voadores” e foram muitos!
Mas lá cheguei feliz a meta, embora essa felicidade esteja um pouco ensombrada pelo estado do pé que depois desta tareia vai “necessitar” de muito descanso para recuperar.
Mesmo tendo muitas dificuldades a descer adorei o percurso da prova que num traçado de pouco menos de 12 km consegue fazer um trail muito agradável e divertido com partes técnicas muito “engraçadas” para além de toda a beleza envolvente pese embora não dá muito para tirar os olhos do chão nas descidas pois há sempre o perigo de um contacto mais intimo com o solo da serra de Sintra.
De salientar que o percurso estava muito bem marcado e que havia sempre colaboradores a indicarem o caminho nos pontos mais complicados e que no final houve um esmerado serviço de massagens.
Lá voltaremos para a 21ª Corrida do Monge mas antes (lá para Maio) estaremos de novo na Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira para participarmos na Corrida do Guincho.

9 comentários:

  1. Parabéns Jorge e a ver se na 21ª vai lá um atleta que é capaz de descer pior que tu!

    ResponderEliminar
  2. O segredo foi muito bem guardado e não sabíamos mesmo o que nos estava reservado ;)
    Na minha inocência pensava que correr em Monsanto já me dava uma ideia do que era correr em trilhos... Mas a surpresa foi boa. Muito boa!
    Aquelas partes mais técnicas foram as minhas preferidas, entre o km 4 e 8 sensivelmente. Eu nem dava pelo cansaço porque ia tão concentrada a ver onde punha os pés.

    Esta afilhada gostou muito da experiência e quer repetir.

    Agora tens de dar descanso ao teu pé. As melhoras rápidas!
    Beijinhos

    p.s. Para aí aos 500m de prova já não te víamos. A "raposa" não dá hipótese =)

    ResponderEliminar
  3. O companheiro Jorge sempre em forma e bem acompanhado. ;)
    No Guincho conto marcar presença. Vamos ver...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. "pese embora não dá muito para tirar os olhos do chão nas descidas pois há sempre o perigo de um contacto mais intimo com o solo da serra de Sintra" Ahah, verdade! :)

    Eu gostei da surpresa, tanto que quero repetir.

    Eu acho que a sua forma atlética ainda está muito boa, pelo menos aqui as "jovens" perderam-no na subida e nunca mais o viram! :)

    Beijinhos e até uma próxima prova!

    ResponderEliminar
  5. parabéns por mais uma prova concluída , afinal o importante é participar e sentir de perto o prazer que estas coisas nos dão.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela sua prova.
    Mesmo lesionado o Jorge corre que se farta.
    Gostei de o conhecer.
    Até uma próxima corrida.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não foi desta, o raio do Calendário não permite uma folga para conhecer essa bonita prova. Assim vou adiando de ano para ano, só espero que ainda vá a tempo. Uma vez que já me inscrevi para a Maratona do Porto do próximo ano faço votos agora que o Monge não seja no mesmo dia. Abraço e parabéns pela conclusão da prova e sem ficar com mazelas.

    ResponderEliminar
  8. boas,

    alguem sabe onde posso arranjar as fotos tiradas durante a prova e dos pódios?

    ResponderEliminar
  9. Jorge, a Isa disse-me que estavamos na secção "Aplauso", obrigada! É uma honra. :)

    Beijinhos

    Rute

    ResponderEliminar