quinta-feira, 25 de outubro de 2012

AINDA SEREI MARATONISTA?


Um amigo perguntava-me quando tinha sido a minha última maratona.
Socorrendo-me dos meus registos conclui que em 8 de Dezembro deste ano vai fazer 27 anos (!) sobre aquela manhã de chuva e granizo na Granja do Marquês, Sintra, onde eu conclui a última das minhas modestas quatro maratonas.
Foram necessárias 3 horas, 15 minutos e quarenta e três segundos para eu correr os míticos 42,195 km de uma maratona que me soube a frustração.
Na altura todos os indicadores apontavam para que baixasse das três horas na maratona, mas foi um daqueles dias em que a “coisa” não saiu!
Nem culpo a chuva, o vento e o granizo. Há dias assim!
As minhas modestas maratonas foram: Maratona Spiridon – Autódromo do Estoril, 18 de Dezembro de 1983 (3:28:14). Maratona de Torres Vedras – Torres Vedras, 9 de Dezembro de 1984 (3:19:10). Maratona Nacional do Inatel – Foz do Arelho, 21 de Abril de 1985 (3:10:27) e a já referida maratona na Granja do Marquês. Depois dessa data não mais correria a maratona mas ainda participaria na 2ª edição das 12 horas de Vila Real de Santo António, em 18 de Abril de 1987 classificando-me em 5º lugar com a marca 101,650 km.
Não mais voltaria às longas distâncias nem à Maratona mas em 1996 ainda voltaria a superar a distância da Meia Maratona ao correr a Transestrela, uma prova de trail / montanha que no fim-de-semana de 24 de Agosto levou os atletas de Gouveia até a Torre em duas etapas, respectivamente de 32 e 20 km.
Para além das participações acima referidas apenas ainda houve uma outra vez em que corri acima da meia maratona: tratou-se do saudoso Regional de Fundo da Associação de Atletismo de Lisboa, na distância de 30 quilómetros, percorridos entre o Guincho as antigas instalações FIL (Feira Internacional de Lisboa) na Junqueira.
Decorria o ano de 1985, mais precisamente o dia 17 de Março, quando este modesto corredor de pelotão percorreu esses 30 quilómetros em 2:08:33, numa prova integrada na preparação para a Maratona do Inatel, precisamente a prova onde obtive o meu recorde na distância.
Passados tantos anos sobre a minha última maratona a dúvida que me assola é se ainda serei maratonista?
Maratonista é um título que fica para toda a vida ou tem prazo de validade e tem que ser renovado?
Alguém me sabe responder a esta questão ou tem algo a dizer sobre o assunto?
Espero que ser-se maratonista seja um título que uma vez conquistado perdure para sempre, até porque não me sinto com forças para o revalidar, embora confesse que gostasse muito de ser capaz de o fazer!

10 comentários:

  1. Eu ainda não o sou, mas espero ser em breve.
    Uma coisa é certa, para mim, mesmo que sejam os últimos quilómetros que corra, e mesmo que viva atá aos 150 anos, considerar-me-ei sempre Maratonista.
    Portanto, caro Amigo Jorge, para mim não precisa de revalidar nada.
    Forte abraço. ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu digo que uma vez maratonista, maratonista para sempre! A marca não pode ser retirada, é vitalícia! :) E com tudo o que já correu, não precisaria de revalidar nada.

    ResponderEliminar
  3. Uma vez Maratonista, Maratonista sempre!

    Quanto ao apelidares de modestas as tuas prestações, deixo ao critério de cada um analisar os teus tempos e da maioria dos actuais maratonistas. A minha análise é que para um não profissional, são tempos FANTÁSTICOS!

    E aqui sem tu te aperceberes, algo me diz que ainda tornas a fazer outra Maratona... É cá uma impressão! :)

    Força!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com todos!

    Bastava apenas teres corrido uma maratona e já poderias ser considerado maratonista, mas correste 4 e mais algumas provas com distância acima da meia! E mais de 100km nas 12 horas de Vila Real de Santo António! Para mim és ultra-maratonista!
    E 3h10 de recorde numa maratona parece-me um tempo fenomenal!

    Parabéns por este curriculum =)

    E força para muitas mais provas que ainda possam vir!

    ResponderEliminar
  5. Olá Jorge,
    pergunta: será que o Carlos Lopes e a Rosa Mota ainda se podem considerar maratonistas? Já foi há uns anitos que nos deram grandes alegrias, mas acho que ninguém tem dúvidas que são e sempre serão maratonistas. Isto para dizer que o Jorge (e eu que tb já fiz 2 e no domingo espero concluir mais uma) não somos menos maratonistas do que eles (em tempos conseguidos sim), mas na distância percorrida não. Por isso tb é minha opinião que "uma vez maratonista, sempre maratonista". E pela questão colocada neste post "cheira-me" que a vontade em voltar a fazer uma maratona está aí ao virar da esquina, ou não? Por fim só dar-lhe os meus parabéns pelos tempos conseguidos, cada um tem o seu nivel e para mim os seus são bem acima da média para um corredor de pelotão(por exemplo eu não os consigo fazer). Aquele abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
  6. Pura e simplesmente, rendi-me às façanhas maratonísticas que aqui anuncia. Quem foi capaz desses desempenhos só pode orgulhar-se de ser MARATONISTA, e dos bons. Fiquei orgulhoso por si. Obrigado por ter partilhado. Agora, e aproveitando a boleia do João Lima, vamos lá mas é a treinar para a sua próxima maratona. Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Jorge

    Que tal saber se sim(embora o teu passado de maratonista confirme o que dúvida não tem) e experimentares na Maratona de Lisboa o fazer essa distancia mítica?

    O tempo é o que menos conta (quem correu o que tinha a correr a mais não é obrigado), sentir a sensação de cortar a meta, 27 anos depois, deve ser única.

    Os 42,197 km esperam por ti ali mesmo no mês de dezembro, vamos a isso?

    Abraços!



    ResponderEliminar
  8. Grande Jorge, hoje qualquer um faz uma Maratona, basta dedicação e um bom trabalho de mentalização para o conseguir, naquele tempo a disponibilidade para a distância tinha poucos adeptos, diria mesmo que o Jorge e muitos outros foram os obreiros daquilo que se construiu a nível da corrida de fundo a partir daí. Daí a admiração que tenho para com todos e em particular para o Jorge, o título de MARATONISTA foi-lhe entregue há muito tempo e conserva-o de forma lúcida e sempre pronto a partilhar essa experiência vivida e por certo já com muitas saudades. O desafio está lançado para voltar a percorrer a Maratona e estou certo que isso acabará por acontecer, será na próxima em Lisboa? ou na que já está a ser delineada para o ano para Lisboa? Seja qual for o momento e se eu estiver em condições pode contar comigo para o fazer. Abraço

    ResponderEliminar
  9. Fica descansado companheiro, não tens nada que renovar. Concluir uma Maratona é algo que não perde a validade. Um Filho, um Livro, uma Árvore e ... uma Maratona, deveria ser o objectivo de qualquer humano que se interesse minimamente por desporto e vida saudável. O conceito de Maratona evoluiu, dum feito só ao alcance duma minoria, para algo que qualquer um consegue, bastando algum método e alguma entrega. Abraço

    ResponderEliminar
  10. Olá Jorge!
    Antes de mais obrigado pela partilha e quero dizer-lhe que é um Maratonista e um Ultra-Maratonista!
    Tem um CV de invejar, pois mostra a sua dedicação e paixão pela corrida!
    Tal como o Alexandre Duarte, a Maratona deveria ser incluída no projecto de vida: Um Filho, Um Livro, Uma Árvore. Mas... existem tantos objectivos e desafios a serem superados!
    Um dia quando for grande gostava de dizer que fiz uma Maratona com o seu tempo, pois 42.195Km em menos de 3h30 é um feito.
    Quem sabe se nos cruzamos a dia 9 de Dezembro? :)
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar