quarta-feira, 25 de julho de 2012

HAJA RESPEITO!


O agendamento das provas é sempre algo sensível e complicado de se gerir.
É praticamente impossível não haver sobreposição de eventos devido a quantidade de provas existentes (pese embora, infelizmente, o calendário desportivo vá conhecendo alguns “buracos” devido ao cancelamento de algumas provas provocado pela chamada “crise, que para nós mais não é que anos de políticas erradas).   
Mas mesmo com um calendário mais ou menos lotado há que ter algum bom senso na marcação dos eventos e sobretudo ter respeito pelos organizadores que já cá andam há muitos anos e tem a suas datas perfeitamente definidas.
Não gostamos, nem nunca gostaremos, quando vemos grandes organizações ligadas a empresas comerciais, agendarem provas “atropelando” eventos que são organizados há muitos anos e que têm uma enorme tradição.
Por tudo isto sentimo-nos indignados quando vemos uma grande multinacional marcar um prova para a manhã do dia 8 de Setembro quando nessa tarde se realiza  a Meia Maratona de São João das Lampas, que nas suas 36 edições  é “só” a segunda meia maratona mais antiga de Portugal e uma das mais prestigiadas do nosso calendário e na manhã de domingo tem lugar a Corrida da Festa do Avante, uma das raras provas de inscrição gratuita, que é uma das mais simbólicas corridas populares na defesa da corrida para todos.
Não fica bem na “fotografia” uma multinacional usar todo o seu poderio económico para ignorar e desrespeitar provas de caracter eminentemente popular e com créditos firmados no panorama   desportivo português.
Cabe a cada um pôr a mão na consciência e ver em que prova deve, ou melhor, não deve, participar nesse fim de semana.
Não vamos fazer aqui apelos a boicotes demagógicos! Cada um é livre de ir correr, ou com aqueles que, com poucos meios mas muito amor à corrida, têm mantido durante décadas as suas provas em prol do nosso desporto preferido ou alinhar em eventos que se baseiam no desrespeito e na arrogância de quem pensa que com o seu poderio económico pode passar por cima de tudo e todos.
Pela nossa parte estaremos em São João das Lampas e tudo vamos tentar para cerca de 14 horas depois de termos terminado a mais querida meia maratona de Portugal estarmos na partida daquela grande prova que é a Corrida Festa do Avante, um prova de fraternidade dentro da Festa da Fraternidade.
Não vai ser um jornada nada fácil para nós, uma vez que a forma física está muito longe de permitir estes voos mas é a única atitude que podíamos  ter perante estas duas grandes organizações que tanto tem dado de si em prol da corrida para todos em Portugal.
Quanto a quem não respeita os outros podemos dizer que até a vontade de comprar material desportivo nessa grande multinacional “arrefeceu” muito. Mas temos que ser racionais e os trabalhadores dessa firma não tem culpa nenhuma de toda esta situação.

8 comentários:

  1. Amigo Jorge
    Muito obrigado pelo pertinente texto sobre um assunto contra o qual já me tinha manifestado, logo quando a tal corrida apareceu marcada para o dia 8 de Setembro. No entanto, só fico chateado se a Meia Maratona S.J.Lampas perder corredores porque não gostaram da Prova. Agora, por terem outras opções, mais fáceis, mais acessíveis...isso aí já é com cada um. Felizmente são muitos os "fiéis" e esses são o principal garante da continuidade que desejamos. Nas a sua reflexão está fantástica, como aliás, não seria de esperar outra coisa, o que é merecedor do nosso profundo reconhecimento.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Em agosto quase não há provas e mesmo assim durante outros meses poderia ser possível fazer essa corrida. mas enfim... quem quer fazer uma meia não participa na outra prova e vice-versa... o que interessa é que haja mais provas para se poder participar e conviver, mas seria conveniente para todos os que amam verdadeiramente o atletismo e o desporto que tal não acontecesse

    ResponderEliminar
  3. Também assim o acho, amigo Jorge. Ao de leve já toquei no assunto num ou noutro comentário, mas abordar o tema bem de frente é sem dúvida a melhor opção. De qualquer forma, estou plenamente convicto que as provas bem enraizadas não perdem em relação às "ditas" e visadas pelo seu texto; há laços que se criam e se para alguns a tentação de novas experiências pode levar a baixas, por outro lado os adeptos fervorosos de provas como a referida Meia Maratona de S. João das Lampas acabam por trazer novos adeptos para estas.
    Gostei desta abordagem.

    ResponderEliminar
  4. Grande Jorge, ainda não me tinha apercebido dessa invenção para dia 8 de manhã e prefiro ignorar porque já sei que provas desse tipo não trazem nada de novo, a não ser continuar a explorar a sua marca e os incautos que por vezes fazem alarde deste tipo de acontecimentos. A minha rota está traçada de há muito, embora o GPS por vezes tenha dificuldades em me levar a S.J.Lampas e até a Amora/Seixal devido ao caminho mais perto que por vezes tenho de optar no sentido de poupar alguma coisa no combustível, é para ali que seguirei. A melhor resposta e com declaração muito clara deu-a o Fernando Andrade, diz ele: "No entanto, só fico chateado se a Meia Maratona S.J.Lampas perder corredores porque não gostaram da Prova. Agora, por terem outras opções, mais fáceis, mais acessíveis...isso aí já é com cada um." exemplar e tenho a certeza que este pensamento respeitador das opções de cada um merecerá a aprovação e adesão daqueles que são habituais participantes e também dos outros a quem estas palavras por certo cairão muito bem. Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Olá Jorge

    aqui a pequena, espera-se que esteja em S.J.Lampas, mas isto é como o Fernando diz, uma coisa é a malta deixar de lá ir por não se sentir bem tratado ou por não gostar, outra bem diferente é se forem outras razões quaisquer, como por exemplo; distância e tipo de prova, ou qualquer outra conveniência de carácter estritamente pessoal do atleta;

    Sobre o respeito e a falta dele... que dizer? Ele há tantas provas e todas centradinhas aqui à volta de Lisboa, que se quisermos fazer uma prova nova... vemo-nos à rasca para não calhar em cima de ninguém. O Jorge sabe bem que os Lisboetas e habitantes dos seus arredores, têm por norma sempre várias opções para correr em cada fim-de-semana sem terem de fazer grandes deslocações. Claro que se formos para o Algarve ou para o Minho, a história é outra.


    De qualquer forma, eu, que só a conheci tardiamente, tenho a M.Maratona de S.João das Lampas no coração e não a troco por prova nenhuma! Posso é não ter condições de a correr, mas isso já é outra história. E creio que a grande maioria que vai a S.J.Lampas é precisamente pelas mesmas razões: razões de coração, e essas, não se perdem nem se vendem por multinacinais... e acho que enquanto S.J.Lampas continuar a ser o que é, cativa a maioria dos atletas que lá vai, e por isso, continua a ir e a levar mais um amigo.

    E ainda: Concorrência (que neste caso não considero sequer que se trate de concorrência, dado o cariz de cada uma das 2 provas) nunca fez mal a ninguém e com mais provas, quem corre tem mais opções para ir correr e logo, é positivo e bom para a Corrida.

    ResponderEliminar
  6. Ficou a faltar chamar os 'bois' pelo nome e identificar a prova em questão. Agora dão-me o trabalho de ir à procura só para cuscar ...
    :-)
    Que pena tenho de não estar em Lisboa nessa data.
    Oh Fernando, não dava para colocar a data só uma semanita mais à frente?? ;-))
    Quanto ao resto, os gajos querem lá saber dos outros.
    Mas nós queremos e para os "fiéis" como lhes chama o Fernando, a opção é bem fácil.
    Quando à 'dobradinha' do Jorge, vai ser mais uma (saudável) loucura. Irá, segundo penso saber, na excelente companhia do Joaquim Adelino e correrá tudo bem concerteza.
    Enquanto conseguirmos fazer estas 'loucuras' é sinal que ainda mexemos. Que o diga o Adelino ...
    Até já lhe dei a táctica: subir as subidas e descer as descidas de São João com calma e guardar 1/4 do 'depósito' para o dia seguinte que aquilo são favas contadas!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Fiquei como o Alex, apenas curioso qual é a prova marcada para a manhã da "nossa" meia, o mestre a correr e nas palavras disse quase tudo, chato mesmo era perder-se corredores nas Lampas por não terem gostado da prova, o que como sabemos e pelo "histórico" não irá acontecer.
    Por mim devoto confesso das "rampas" já estou inscrito, será a minha 7ª vez (incluido uma nocturna), depois do Veloso, depois do Fidalgo, que ficaram clientes, conto também este ano levar pelo menos um amigo a conhecer os encantos das tardes passadas em São João das Lampas.
    GRANDE ABRAÇO RAPOSÃO.

    ResponderEliminar
  8. Na marcação de algumas provas, para a mesma zona, parece haver algum desconhecimento (?) do calendário popular, um certo "amadorismo" melhor dizendo, pois, seja qual fôr a oferta, todas acabam por verem os seus números afectados.
    No caso presente, há 2 provas marcadas para a manhã do dia 8 de Setembro, "Decathlon" em Amadora e "ERP Green Run" em Cascais.
    Claro que cada um escolhe a "sua" prova, mas é pena que tal aconteça, principalmente quando uma delas, por se propor ajudar algumas IPSS's, mereceria mais aderência.

    A "Volta ao Minho", este ano em Seia, impede, mais uma vez, que esteja presente em S. João das Lampas. Lá estaremos no próximo ano!

    Abraços

    ResponderEliminar