quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O PRÉ-MARATONISTA!


Ser pré-maratonista é quando alguém se assume como candidato a correr os míticos 42,195 km e se lança na “longa” jornada que o levará a cortar a meta da sua primeira Maratona!
É um passo fundamental e marcante na carreira de qualquer corredor.
Quando alguém se assume como candidato a finalizar uma maratona, a partir desse dia nada mais será igual a nível dos treinos.
A partir de cabalmente aceite e interiorizado o desafio, o atleta terá toda a sua atenção focada no objectivo de completar a maratona.
Durante alguns meses, toda a sua vida estará canalizada nesse grande objectivo e o mesmo afectará todo o dia a dia do atleta, mesmo a nível pessoal.
Será toda uma preparação não isenta de luta, sofrimento e até, por vezes, algumas angústias com os obstáculos que se colocam inesperadamente no caminho.
Mas quando o grande dia de partir para a Maratona chegar, essa será a parte mais fácil, pois o mais complicado não é correr a maratona mas sim treinar para ela!
Umas vezes o treino para a maratona sai todo certo, conforme o planificado, outras vezes o destino atravessa-nos obstáculos pelo caminho que parecem ser insuperáveis.
Por vezes parece que tudo se conjugou para termos o pior cenário possível para a preparação da nossa primeira maratona.
Mas com perseverança e determinação a gente chega lá!
É por isso que acredito que um grande amigo meu, pré-maratonista, em Dezembro irá levar a sua corrida a bom porto.
Força campeão, que não há ventos e nem marés que te derrubem!
*Foto retirada do Facebook da Revista Spiridon*

6 comentários:

  1. Tal e qual, amigo Jorge!
    Quando terminei a "minha carreira" de atleta, eu era um "pré-maratonista" (treinava para a dita de Madrid). Tudo girava em volta da maratona e dos seus treinos (os que "acabaram comigo").
    Espero sinceramente que o seu amigo (que um dia virei a ter o prazer de conhecer pessoalmente, até porque de há dois meses para cá... tenho voltado a calçar as sapatilhas!...), tenha melhor sorte, e Lisboa vai ser a sua consagração!

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge!

    É bem verdade, por vezes, tal como diz a canção : "parece que o mundo inteiro se uniu para me tramar"...

    Mas o facto é que a força de vontade, a garra, preseverança, o sonho...Farão com que este nosso grande amigo consiga alcançar o sonho.

    E nós, lá estaremos a dar toda a força possível:)

    Beijinhos

    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Desejo ardentemente que seja quem for o seu amigo ...não desanime na preparação, pessoalmente sei o que é pois quando me preparava para a minha segunda maratona em 2010(em Lisboa), quando já tinha 800!km de treino em 3 meses de repente a 15 dias da prova tudo se foi...com uma maldita pobalgia que foi o inicio do meu calvário de lesões.

    ResponderEliminar
  4. Tenho estado à espera (e a trabalhar) para me tornar "Maratonista". Fiquei agora a saber que já sou "Pré-Maratonista". BOA!!!
    Estou certo que esse seu (nosso) amigo deixará o "PRÉ" para trás, sem problemas, porque, segundo me parece, os pés estão bem assentes no chão e a cabeça está no lugar. E lá estarei (espero) para confirmar isso. ;)

    Forte abraço, a si e ao amigo. :-D

    ResponderEliminar
  5. Vou partilhar esta mensagem pois também tenho um amigo que se vai estrear em Dezembro, logo, também é "Pré-Maratonista".
    Tive a minha estreia em 2011 na Maratona de Lisboa e confirmo que a preparação foi isso, uma luta.
    Não segui nenhum plano de treino rígido, apenas estipulei um mínimo de 3 treinos semanais de pelo menos 1 h e um treino longo ao fim de semana. O treino longo foi crescendo ao longo dos meses até atingir o máximo de 38km a 2 semanas da prova. A partir daí foi abrandar o esforço e não correr nos últimos 3 dias. A corrida correu-me bem e terminei em menos de 4h. Fiquei mais do que satisfeito e senti uma transformação interior. Hoje em dia as distâncias já não me assustam, apenas inspiram o cuidado de preparação.
    Quero com isto apenas transmitir que não devemos ser extremistas ao ponto de baixar os braços só porque o programa de treino ficou comprometido. Temos de ser flexíveis e acreditar que somos capazes. Compensar uns treinos com outros é fácil, o importante é sermos teimosos e continuar a treinar, não interessa se é muito ou pouco, é preciso é correr.

    ResponderEliminar