domingo, 21 de abril de 2013

15 Km DE BENFICA DO RIBATEJO


Por um absoluto mero acaso “tropeçámos” numa notícia, publicada num jornal regional, que dava conta do ressurgimento dos 15 km de Benfica do Ribatejo prova que não se realizava há vários anos mas que chegou a ter o seu peso no calendário nacional.
Antes de mais é de saudar o renascimento desta prova em tempos tão difíceis e dar os parabéns aos organizadores. No entanto pensamos que duas coisas podem ser feitas, no futuro, para que esta prova possa ter o brilho de antigamente:
Em primeiro mudar a data da realização da prova pois mesmo num calendário sempre complicado agendar a prova para o dia 25 de Abril em que muitos atletas rumam à Corrida da Liberdade que tem um peso e um significado muito especial não nos parece ser a melhor opção.
Outra proposta mais “ousada” seria “modernizar” a prova e levá-la para caminhos rurais aproveitando as excelentes condições da região que conhecemos relativamente bem, pois vivemos perto.
A fórmula de 15 km em estrada encontra-se algo esgotada e se há alguns anos atrás uma prova com essas características era atractiva hoje já não será tanto assim.
O renascimento de uma prova não implica que se copie tudo o que foi feito no passado pois a vida não é estática mas sim feita de dinamismo e evolução.
Escolhendo com mais critério a data da prova e aproveitando as excelentes condições da zona para fazer uma prova mais em comunhão com a natureza temos a certeza que dentro de alguns anos esta prova poderá ser uma clássica no calendário nacional e alcançar (senão ultrapassar) o brilho de antigamente.
Desejamos o maior sucesso para o ressurgimento desta prova e que a esta primeira edição da “nova era” se seguiam muitas outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário