O agendamento das provas é sempre
algo sensível e complicado de se gerir.
É praticamente impossível não
haver sobreposição de eventos devido a quantidade de provas existentes (pese
embora, infelizmente, o calendário desportivo vá conhecendo alguns “buracos”
devido ao cancelamento de algumas provas provocado pela chamada “crise, que
para nós mais não é que anos de políticas erradas).
Mas mesmo com um calendário mais
ou menos lotado há que ter algum bom senso na marcação dos eventos e sobretudo
ter respeito pelos organizadores que já cá andam há muitos anos e tem a suas
datas perfeitamente definidas.
Não gostamos, nem nunca
gostaremos, quando vemos grandes organizações ligadas a empresas comerciais,
agendarem provas “atropelando” eventos que são organizados há muitos anos e que
têm uma enorme tradição.
Por tudo isto sentimo-nos
indignados quando vemos uma grande multinacional marcar um prova para a manhã
do dia 8 de Setembro quando nessa tarde se realiza a Meia Maratona de São João das Lampas, que nas suas 36
edições é “só” a segunda meia maratona
mais antiga de Portugal e uma das mais prestigiadas do nosso calendário e na
manhã de domingo tem lugar a Corrida da Festa do Avante, uma das raras provas de
inscrição gratuita, que é uma das mais simbólicas corridas populares na defesa
da corrida para todos.
Não fica bem na “fotografia” uma
multinacional usar todo o seu poderio económico para ignorar e desrespeitar
provas de caracter eminentemente popular e com créditos firmados no
panorama desportivo português.
Cabe a cada um pôr a mão na
consciência e ver em que prova deve, ou melhor, não deve, participar nesse fim
de semana.
Não vamos fazer aqui apelos a
boicotes demagógicos! Cada um é livre de ir correr, ou com aqueles que, com
poucos meios mas muito amor à corrida, têm mantido durante décadas as suas
provas em prol do nosso desporto preferido ou alinhar em eventos que se baseiam
no desrespeito e na arrogância de quem pensa que com o seu poderio económico
pode passar por cima de tudo e todos.
Pela nossa parte estaremos em São
João das Lampas e tudo vamos tentar para cerca de 14 horas depois de termos
terminado a mais querida meia maratona de Portugal estarmos na partida daquela
grande prova que é a Corrida Festa do Avante, um prova de fraternidade dentro
da Festa da Fraternidade.
Não vai ser um jornada nada fácil
para nós, uma vez que a forma física está muito longe de permitir estes voos
mas é a única atitude que podíamos ter
perante estas duas grandes organizações que tanto tem dado de si em prol da
corrida para todos em Portugal.
Quanto a quem não respeita os
outros podemos dizer que até a vontade de comprar material desportivo nessa
grande multinacional “arrefeceu” muito. Mas temos que ser racionais e os
trabalhadores dessa firma não tem culpa nenhuma de toda esta situação.
Amigo Jorge
ResponderEliminarMuito obrigado pelo pertinente texto sobre um assunto contra o qual já me tinha manifestado, logo quando a tal corrida apareceu marcada para o dia 8 de Setembro. No entanto, só fico chateado se a Meia Maratona S.J.Lampas perder corredores porque não gostaram da Prova. Agora, por terem outras opções, mais fáceis, mais acessíveis...isso aí já é com cada um. Felizmente são muitos os "fiéis" e esses são o principal garante da continuidade que desejamos. Nas a sua reflexão está fantástica, como aliás, não seria de esperar outra coisa, o que é merecedor do nosso profundo reconhecimento.
Grande abraço.
Em agosto quase não há provas e mesmo assim durante outros meses poderia ser possível fazer essa corrida. mas enfim... quem quer fazer uma meia não participa na outra prova e vice-versa... o que interessa é que haja mais provas para se poder participar e conviver, mas seria conveniente para todos os que amam verdadeiramente o atletismo e o desporto que tal não acontecesse
ResponderEliminarTambém assim o acho, amigo Jorge. Ao de leve já toquei no assunto num ou noutro comentário, mas abordar o tema bem de frente é sem dúvida a melhor opção. De qualquer forma, estou plenamente convicto que as provas bem enraizadas não perdem em relação às "ditas" e visadas pelo seu texto; há laços que se criam e se para alguns a tentação de novas experiências pode levar a baixas, por outro lado os adeptos fervorosos de provas como a referida Meia Maratona de S. João das Lampas acabam por trazer novos adeptos para estas.
ResponderEliminarGostei desta abordagem.
Grande Jorge, ainda não me tinha apercebido dessa invenção para dia 8 de manhã e prefiro ignorar porque já sei que provas desse tipo não trazem nada de novo, a não ser continuar a explorar a sua marca e os incautos que por vezes fazem alarde deste tipo de acontecimentos. A minha rota está traçada de há muito, embora o GPS por vezes tenha dificuldades em me levar a S.J.Lampas e até a Amora/Seixal devido ao caminho mais perto que por vezes tenho de optar no sentido de poupar alguma coisa no combustível, é para ali que seguirei. A melhor resposta e com declaração muito clara deu-a o Fernando Andrade, diz ele: "No entanto, só fico chateado se a Meia Maratona S.J.Lampas perder corredores porque não gostaram da Prova. Agora, por terem outras opções, mais fáceis, mais acessíveis...isso aí já é com cada um." exemplar e tenho a certeza que este pensamento respeitador das opções de cada um merecerá a aprovação e adesão daqueles que são habituais participantes e também dos outros a quem estas palavras por certo cairão muito bem. Abraço,
ResponderEliminarOlá Jorge
ResponderEliminaraqui a pequena, espera-se que esteja em S.J.Lampas, mas isto é como o Fernando diz, uma coisa é a malta deixar de lá ir por não se sentir bem tratado ou por não gostar, outra bem diferente é se forem outras razões quaisquer, como por exemplo; distância e tipo de prova, ou qualquer outra conveniência de carácter estritamente pessoal do atleta;
Sobre o respeito e a falta dele... que dizer? Ele há tantas provas e todas centradinhas aqui à volta de Lisboa, que se quisermos fazer uma prova nova... vemo-nos à rasca para não calhar em cima de ninguém. O Jorge sabe bem que os Lisboetas e habitantes dos seus arredores, têm por norma sempre várias opções para correr em cada fim-de-semana sem terem de fazer grandes deslocações. Claro que se formos para o Algarve ou para o Minho, a história é outra.
De qualquer forma, eu, que só a conheci tardiamente, tenho a M.Maratona de S.João das Lampas no coração e não a troco por prova nenhuma! Posso é não ter condições de a correr, mas isso já é outra história. E creio que a grande maioria que vai a S.J.Lampas é precisamente pelas mesmas razões: razões de coração, e essas, não se perdem nem se vendem por multinacinais... e acho que enquanto S.J.Lampas continuar a ser o que é, cativa a maioria dos atletas que lá vai, e por isso, continua a ir e a levar mais um amigo.
E ainda: Concorrência (que neste caso não considero sequer que se trate de concorrência, dado o cariz de cada uma das 2 provas) nunca fez mal a ninguém e com mais provas, quem corre tem mais opções para ir correr e logo, é positivo e bom para a Corrida.
Ficou a faltar chamar os 'bois' pelo nome e identificar a prova em questão. Agora dão-me o trabalho de ir à procura só para cuscar ...
ResponderEliminar:-)
Que pena tenho de não estar em Lisboa nessa data.
Oh Fernando, não dava para colocar a data só uma semanita mais à frente?? ;-))
Quanto ao resto, os gajos querem lá saber dos outros.
Mas nós queremos e para os "fiéis" como lhes chama o Fernando, a opção é bem fácil.
Quando à 'dobradinha' do Jorge, vai ser mais uma (saudável) loucura. Irá, segundo penso saber, na excelente companhia do Joaquim Adelino e correrá tudo bem concerteza.
Enquanto conseguirmos fazer estas 'loucuras' é sinal que ainda mexemos. Que o diga o Adelino ...
Até já lhe dei a táctica: subir as subidas e descer as descidas de São João com calma e guardar 1/4 do 'depósito' para o dia seguinte que aquilo são favas contadas!!
Abraço
Fiquei como o Alex, apenas curioso qual é a prova marcada para a manhã da "nossa" meia, o mestre a correr e nas palavras disse quase tudo, chato mesmo era perder-se corredores nas Lampas por não terem gostado da prova, o que como sabemos e pelo "histórico" não irá acontecer.
ResponderEliminarPor mim devoto confesso das "rampas" já estou inscrito, será a minha 7ª vez (incluido uma nocturna), depois do Veloso, depois do Fidalgo, que ficaram clientes, conto também este ano levar pelo menos um amigo a conhecer os encantos das tardes passadas em São João das Lampas.
GRANDE ABRAÇO RAPOSÃO.
Na marcação de algumas provas, para a mesma zona, parece haver algum desconhecimento (?) do calendário popular, um certo "amadorismo" melhor dizendo, pois, seja qual fôr a oferta, todas acabam por verem os seus números afectados.
ResponderEliminarNo caso presente, há 2 provas marcadas para a manhã do dia 8 de Setembro, "Decathlon" em Amadora e "ERP Green Run" em Cascais.
Claro que cada um escolhe a "sua" prova, mas é pena que tal aconteça, principalmente quando uma delas, por se propor ajudar algumas IPSS's, mereceria mais aderência.
A "Volta ao Minho", este ano em Seia, impede, mais uma vez, que esteja presente em S. João das Lampas. Lá estaremos no próximo ano!
Abraços