segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

UM DIPLOMA COM UM AUTOGRAFO MUITO ESPECIAL

Após a saída do “funil”, que se efectuava com a celeridade inerente a uma prova muito bem organizada e que foi uma referência para a época, havia uma enorme fila de atletas esperando a sua vez para algo que não sabíamos o que seria.
Estranho uma fila daquela proporção numa organização em que tudo se processava com rapidez.
Metemo-nos na fila, mesmo não sabendo do que se tratava, devia ser algo do interesse dos corredores pois só isso justificaria a dimensão da mesma e a paciência com que os atletas aguardavam.
Não demorámos muito a saber do que se tratava: a grande campeã Rosa Mota, com a sua simpatia e maneira de estar no atletismo únicas, autografava pacientemente, com um sorriso no lábios e palavras amigas, dezenas de diplomas dos atletas que acabavam a sua prova e não queriam deixar de levar aquela recordação única.

Não sabemos quantos diplomas autografou a Rosa Mota, teriam chegado às centenas? Não sabemos quando desses terão sobrevivido à passagem dos anos. Mas sabemos que o nosso continua, religiosamente, conservado e é uma das mais gratas peças do nosso “museu” de trinta e cinco anos de ligação com a corrida para todos em Portugal!
Clique na imagem para uma melhor visualização da mesma.


14 comentários:

  1. Não é para todos conseguir um diploma assim. Na última MMINazaré tive o privilégio de correr, durante um par de Kms, num grupo que acompanhava a Rosa. Mesmo a uma distância considerável, deu para constatar que continua com a mesma simpatia e simplicidade no relacionamento com os outros. Uma campeã! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Rosa Mota fazia muitas vezes uma coisa muito bonita: depois de terminar a prova dela corria para trás e ia "buscar" alguma senhora do fim do pelotão e acompanhado-a até à meta. Era um incentivo enorme ainda para mais naqueles anos em que havia tão poucas senhoras a correr.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. A Rosa Mota sempre foi um magnífico exemplo de grande campeã em simpatia e humildade.
    Esse diploma vale ouro!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi sim senhora! Uma campeã muito especial.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Tens aí um grande tesouro Jorge.
      Grande campeã a nossa Rosinha!
      Beijinhos e boas corridas

      Eliminar
  3. Rosa Mota, Aurora Cunha, Carlos Lopes, Fernando Mamede, António Leitão, Ezequiel Canário, Jorge Branco, uma geração de campeões! ehheheeh

    Guarda bem essa relíquia, que tem um valor valor sentimental enorme, por ser assinado pela nossa campeã!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís eu não sou de campeonato! Campeão sou se for da liga dos últimos!| :)
      Abraço.

      Eliminar
  4. Espectáculo Jorge....a Rosa Mota é uma das atletas que eu mais admiro, pela sua simplicidade e humildade. Cruzei-me com ela numa prova de 10km em Avintes e mesmo não tendo falado com ela deu perfeitamente para ver o tipo de pessoa que é.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Rosa Mota sempre soube usar o seu prestigio e exemplo de grande campeã para divulgar o atletismo junto dos mais jovem acendendo, sempre que lhe é possível, a convites de escolas e outras iniciativas. Todos os grandes campeões deveriam ser assim!...
      Abraço.

      Eliminar
  5. Bonita recordação , sem duvida a Rosa é de uma simplicidade e humildade pouco comum nas vedetas do desporto , ainda por cima em 1983 ainda estava no seu melhor momento.Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Rosa é uma verdadeira campeã! Sem vedetismos desnecessários.
      Um abraço.

      Eliminar