domingo, 20 de março de 2011

PROFESSOR MÁRIO MACHADO – O AMIGO DOS CORREDORES


O homem que vê nesta foto, de olhar atento à passagem dos atletas, é uma figura sobejamente conhecida de todos os corredores: Professor Mário Machado, director da Revista Spiridon, aqui na função de director técnico da Meia Maratona de Lisboa.
Como se pode ver pelo relógio o primeiro já tinha passado há muito tempo mas o Professor continua no seu posto de olhar atento a todo o bom desenrolar da prova.
Este homem, avesso a protagonismo, é sem sombra de dúvidas o maior responsável por todo o desenvolvimento que a corrida teve em Portugal até aos dias de hoje.
Figura reconhecida a nível internacional, director técnico de uma das melhores meias maratonas do mundo, precisamente a de Lisboa, técnico de atletismo de grande gabarito, o Professor Mário Machado é antes de mais um amigo dos corredores, quer eles sejam grandes atletas de topo ou simples corredores de fim pelotão.
O Professor mantém toda a atenção na prova com o mesmo empenho que há mais de 30 anos divulga a corrida para todos, com o mesmo empenho que passou noites em claro a fazer dorsais à mão ou a cortar quadrados de esponjas quando organizar uma prova ainda era uma grande aventura.
Hoje estando em funções numa das meias maratonas mais prestigiadas a nível mundial, amanhã podendo estar a ajudar na mais modesta e humilde das provas, a sua atitude será a mesma: respeito pelos atletas e empenho para que tudo corra bem do primeiro ao último classificado.
Como já dissemos este homem é avesso a protagonismos e exposições mediáticas, tememos até que se melindre connosco por o trazermos para a ribalta e o colocarmos na boca de cena. Mas estamos tão fartos de ver incompetentes chegarem-se a frente, porem-se em bicos dos pés e colher os louros que não merecem, que não resistimos e arriscamos a escrever este texto.
Afinal escrever, como correr são actos carregados de emotividade e por vezes alguma emotividade tem que transbordar para o papel.
Senhor Professor, o Último Quilómetro pede-lhe desculpa mas hoje deixamos as luzes da ribalta para si!
FOTO EVB/UK

3 comentários:

  1. Os Grandes são aqueles que não necessitam de se colocae em bicos de pés para serem vistos ao longe...

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida uma homenagem mais do que merecida a alguém que todos nós tanto devemos!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena de não ter tido a oportunidade de ver frente a frente este grande Senhor que é o Prof. Mário Machado...

    Um grande abraço para este grande Senhor!

    ResponderEliminar