segunda-feira, 28 de março de 2011

MOMENTOS “DRAMÁTICOS”


Quem anda nisto da Corrida apenas como participante nas provas, nunca tendo dado uma mãozinha nos bastidores da sua organização, nem imagina o que isso é e as aflições por que se passa às vezes, devido a situações completamente inesperadas. Ficam aqui exemplos de histórias trágico cómicas, mas que na altura não tiverem assim tanta graça!
.
Quando começámos a participar em provas o abastecimento era dado em copos de plástico, depois veio a era das garrafas. “Escalados” para ajudar no abastecimento de uma maratona, o esquema que estava montado era um restaurante junto do abastecimento a fornecer a água para esse mesmo abastecimento. Tal tinha sido combinado previamente com o dono do restaurante. Naqueles tempos não havia cá essa “coisa” das bebidas isotónicas! Água torneira, copos de plástico e pronto! O que aconteceu foi o restaurante não abrir e termos que ir buscar água, já nem sei onde, com um “jericam”, e rapidamente antes que começassem a passar os corredores! .
.
Depois vieram as garrafas de plástico mas não se davam fechadas aos atletas. Tinham que se entregar já abertas! Então, igualmente numa maratona, as garrafas que estavam no abastecimento pelo qual éramos responsáveis pura e simplesmente não se conseguiam abrir! Ainda hoje estamos para saber se o patrocinador resolveu despachar algum lote de garrafas defeituosas! Depois de algumas unhas partidas e grande aflição, acabámos por usar uma chave do carro para abrir as garrafas! E no final, ficávamos também com as mãos cheias de unhadas dos atletas, na sua ânsia de obterem o precioso liquido!
..
A meta tinha um pórtico, em que a estrutura era feita com andaimes de modo a que os atletas passassem por baixo e por cima havia uma plataforma onde se encontravam os cronometristas (ainda não havia chips, nem informática!). Na edição do ano anterior, isto funcionou perfeitamente e a tal estrutura foi montada apenas por um técnico com ajuda de um colaborador da organização. No ano seguinte os técnicos que vieram montar a tal estrutura pura e simplesmente não se entenderam com aquilo e deixaram a mesma pessimamente mal montada, em equilíbrio precário sem qualquer hipótese de ser usada! Teve que se meter o pórtico da meta para o lado e usar um automóvel com os cronometristas sentados no tejadilho! .
.
Uma vez houve um carro da organização que teve um furo em plena maratona e outro (igualmente numa maratona) que partiu a caixa de velocidades! Na substituição do pneu batemos o recorde de rapidez, digno de mecânicos da Fórmula Um!

Enfim alguns episódios que são bem o espelho das múltiplas coisas que podem acontecer na organização de uma prova e que são de todo incontroláveis por mais cuidados que se tenham. Por isso fazemos sempre uma crítica com espírito construtivo quando avaliamos a organização de uma prova. É que conhecemos o outro lado, o cansativo, mas também fascinante, dos bastidores!

5 comentários:

  1. ... ainda me lembro do aparecimento da informática nas corridas; "esta será na hora!..." dizia determinada organização acerca das classificações, quando introduziu o computador pela primeira vez... só que este "empancou" e as classificações só saíram uma semana depois... (mas era uma belíssima organização! - Estaleiros Navais de Viana do Castelo).

    ResponderEliminar
  2. Apesar de nunca ter organizado nenhuma, concordo que a dificuldade de organizar provas de atletismo seja grande, mas já não concordo que isso seja "desculpa" para as coisas correrem menos bem!
    Quando se pega num formato que funciona num ano e, no ano seguinte, se passa para um formato que é uma total desorganização... algo está mal!

    ResponderEliminar
  3. Caro GFS
    Temos por norma não responder a comentários para não transformar isto num fórum mas há excepções com é o seu caso.
    Aqui não falamos em decuplas, falamos em imponderáveis que não se conseguem controlar e relatámos exemplos acontecidos há mais de 20 anos.
    Quanto à prova que mudou de “formato” de um ano para o outro só a organização dessa mesma prova pode responder pelas críticas.
    Nós não podemos avaliar uma prova em que não estivemos presentes quanto mais uma prova que nem sequer sabemos qual é!
    Aqui no Último Quilómetro estamos abertos a todos os que queiram escrever sobre a temática da corrida a pé por isso se quiser fazer uma crítica sobre uma qualquer prova só terá que nos enviar o texto para publicação.
    Só solicitamos que não o faço anonimamente e que tanto quanto possível a sua crítica seja construtiva e sem ofensas pessoais porque isso não faz parte do espírito deste blogue.
    Estamos sempre disponíveis por mail (teixeirajb@gmail.com) para qualquer troca de opinião ou esclarecimento)
    Bons quilómetros amigo GFS

    ResponderEliminar
  4. Mais histórias fantásticas que são sempre um prazer ler e reler!
    Repito o que já disse, com a larga experiência que têm e o manancial de histórias deliciosas, estas já mereciam estar compiladas num livro!

    um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge Branco,
    Peço desculpa se no meu comentário não fui objectivo o suficiente, apesar de me parecer o contrário.
    Quanto ao escrever uma critica ou algo mais, é 'coisa' que não falta por essa internet fora e já tive oportunidade de enviar um e-mail com algumas opiniões e alterações que penso melhorarem a prova em questão - vulgo 'criticas construtivas'.
    Quanto ao comentário ser anónimo... não o é, reservo-me, isso sim, ao direito de não publicar o meu perfil e/ou e-mail, por isso me identifico como GFS.
    Abraço, bons km's e espero ter a sua companhia em muitas mais provas!

    ResponderEliminar