quarta-feira, 18 de abril de 2012

ONDE ESTAVAS FAZ HOJE 25 ANOS?

Um grande amigo mandou-me hoje (18 de Abril de 2012) um mail contendo apenas esta enigmática pergunta: onde estavas  faz hoje 25 anos?
Tendo em conta o amigo em questão, o mês em que nos encontramos e fazendo umas rápidas contas de cabeça cheguei, facilmente, à resposta:
Precisamente há 25 anos encontrava-me a participar na minha mais longa prova como corredor de fundo, na segunda edição das 12 horas de Vila Real de Santo António.
Pois é mesmo verdade. Foi há um quarto de século que obtive o melhor resultado da minha modesta carreira de corredor de fundo, ao classificar-me em quinto lugar com a marca de 101,650 Km na referida prova.
Não posso deixar de recordar essa data com uma pontinha de nostalgia e orgulho.
Para todos os efeitos ficarei para sempre ligado à história da ultra maratona em Portugal e seria hipocrisia negar que isso me faz feliz.
Curiosamente no dia em passou um quarto de século sobre essa aventura fiz um treino longo que era para ter sido efectuado no domingo mas acabou por se ter de realizar hoje.  Parece que é o destino a empurrar o treino para esta data!
Claro que os treinos longos actuais nada têm a ver  com os de há 25 anos, mas sinto-me feliz por, volvido todo este tempo, ainda ser capaz de andar “perdido” por estes pinhais e eucaliptais ribatejanos durante uma hora e (quase) cinquenta minutos. O corredor de fundo ainda não está completamente defunto!
Um  abraço para o grande amigo que me alertou para esta data mágica e outro abraço para o Egas que comigo esteve na grande aventura de Vila Real de Santo António e embora apenas fosse com o objectivo de me dar apoio logístico acabou por fazer 60,575 km nas calmas!
Nota: mais informação sobre a minha participação na referida prova pode ser lida aqui

5 comentários:

  1. Há sempre dias para recordar e, se procurarmos no nosso arquivo, encontramos motivos para por perguntas como o da nosso amigo - onde estávamos?

    Nessa participação não fui além dos 96,5 kms "de prazer"!

    Um quarto de século já passou e ainda continuamos a "papar léguas", é óptimo!

    ResponderEliminar
  2. Que bela recordação.
    E, mais importante ainda, ainda cá anda a fazer Km's com saúde. ;)

    ResponderEliminar
  3. Jorge
    és e serás sempre um corredor de fundo, dia feliz.
    Abraço.
    António Almeida

    ResponderEliminar
  4. Grande dia, Jorge!!!

    Muitos parabéns pelos 25 anos!!! É um feito extraordinário e que merece ser bem realçado, ficando em lugar de honra no melhor baú de memórias!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Há 25 anos, estaríamos em 1987. Estaria eu a começar a m/carreira como atleta popular de estrada e já tu andavas nas ultramaratonas. É espantoso que se passaram 25 anos e apenas agora, há 2 ou 3 anos, descobri eu a realização pessoal que uma ultramaratona nos dá. Sei que é ambicioso, mas gostaria que daqui a 25 anos, estaremos nós a rondar os 75 anos, possamos não estar propriamente a correr ultras, mas seria muito bom se ainda conseguíssemos dar uma corridinha, um em Muge e o outro na Mata de Monsanto. Pelo menos para mim, sei que seria uma verdadeira realização pessoal. Penso que para ti teria significado idêntico. Parabéns pela tua história Jorge. Agora sou eu que o escrevo: "A inveja é um sentimento muito feio mas eu tenho isso mesmo!" Abraço Jorge

    ResponderEliminar