sábado, 7 de agosto de 2010

QUANDO A MONTANHA “DESCE” À CIDADE.

Pela sua natureza as provas de montanha realizam-se muitas vezes em locais isolados o que implica deslocações algo dispendiosas.
No próximo dia 29 de Agosto vai realizar-se aquela que é a mais acessível, a nível de transportes e localização, prova do “Circuito Nacional de Montanha Salomon 2010”.
Há nove edições que os “Trilhos de Monsanto - Lisboa Verde” têm vindo a “democratizar” o acesso às provas de montanha com a realização de uma prova em pleno Parque Florestal de Monsanto, com partida junto a Sete Rios, uma das zonas mais centrais de Lisboa e servida por inúmeros transportes públicos, que vão desde o autocarro, ao metro até ao comboio.
Atrevemo-nos a dizer mesmo que os “Trilhos de Monsanto” é uma das provas Portuguesas melhor servida de transportes públicos.
Sendo toda a região da Grande Lisboa um enorme “viveiro” de corredores, eles têm nesta prova uma oportunidade única de um contacto com a realidade da montanha sem terem que fazer grandes deslocações, o que nestes tempos complicados é sempre bem-vindo.
Por isso deixamos o desafio a todos os corredores da Grande Lisboa (e de outras zonas do país, que tenham a possibilidade de fazer uma visita à capital) para estarem presentes neste evento.
O nosso apelo vai particularmente no sentido de convidar aqueles atletas que pelos mais variados motivos nunca experimentaram uma prova de montanha para virem aqui fazer a sua estreia, tendo em conta a facilidade de transportes atrás descrita.
Os “Trilhos de Monsanto” é uma prova considerada relativamente fácil de fazer pelos mais habituados a este género de provas, mas quem faz a primeira prova deste tipo pode notar algumas dificuldades, no fundo é como aquela frase célebre: “primeiro estranha-se e depois entranha-se”.
Queremos alertar para os estreantes neste tipo de prova que, ao contrário do que acontece em provas de estrada, é perfeitamente normal alternar a corrida com a marcha quando a inclinação ou o tipo de piso assim nos obrigam.
Se vai ser a sua primeira vez na montanha desfrute o prazer de correr em plena comunhão com a natureza e goze sem stress a alegria de correr no pulmão verde da cidade de Lisboa, adaptando o seu ritmo de corrida, ou marcha, ao terreno que encontra pela frente.
À semelhança de todas a outras provas do “Circuito Nacional de Montanha”, realizar-se-á em simultâneo uma caminhada sem fins competitivos e é uma boa oportunidade para trazer toda a família, ou os amigos e vizinhos, para uma bela manhã de lazer.
Aproveitamos para lembrar que esta prova tem a partida paredes meias com o Jardim Zoológico de Lisboa, o que será mais um excelente atractivo para envolver toda a família na actividade que poderá incluir um almoço e uma visita a este espaço, juntando a componente desporto e o turismo. Se tiver filhos pequenos eles vão adorar!
Por tudo isto, não hesite, dia 29 de Agosto esteja presente na 9ª edição dos “Trilhos de Monsanto – Lisboa Verde” e verá que não se arrepende.
Todas as informações sobre a prova clicando aqui.

3 comentários:

  1. Parabéns aos amigos de Portugal pelas fortes empreitadas na terra tão querida e distante (minhas origens). Relatos de montanha são bem diferentes e realmente impressionantes.. Bem diferentes do que vemos aqui no Brasil. Grande abraço e parabéns pelo post... Continuamos a seguir seu blog... A cada post... Divulgando aos nossos amigos... Grande abraço. Manequinho Correia Santos/SP - Brasil - http://blogdomanequinho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Os Trilhos de Monsanto de 2011 foram uma autêntica vergonha em termos de organização. Não sei para que serve tanta gente que por ali anda e que não faz nada. As tomadas de tempo foram um desastre e deram como consequência grandes disparates nas classificações, como p.ex. esc. M60 em que aparecem nos 1ºs lugares atletas que ficam normalmente bastante mais para trás, porque quem tomou os seus tempos trocou os segundos pelos minutos. Depois nunca mais saíam cá para fora, de modo que eram 13.00h e ainda não havia classificações completas. Apenas as disparatadas. Repito, montes de gente fechados numa sala às voltas com os papéis e nada. Irra. A minha equipa já riscou esta prova. João Carvalho

    ResponderEliminar
  3. É norma do Último Quilómetro não responder a comentários publicados, visto este espapaço não ser um Fórum dedicado ao debate.
    Mas o tom do comentário do atleta José Carvalho obriga-nos a abrir uma excepção.
    Este blogue pauta-se por críticas pela positiva, com educação e respeito por todos.
    Achamos este comentário um tanto descabido e agressivo, bem como um pouco despropositado.
    Antes de mais as críticas deviam ser expressas directamente aos organizadores, tanto no local como posteriormente por escrito.
    Não achamos que a melhor atitude seja “eliminar” uma prova quanto são encontrados erros na mesma, mas sim apontar esses erros à organização e ajudá-la a que rectifique o que está mal na próxima edição.
    Não podemos comentar os erros na elaboração das classificações, pois nem somos da organização nem detectámos esses erros.
    No nosso caso pessoal a cronometrarem da organização correspondeu, inteiramente, com a nossa própria cronometragem.
    Não entendemos como se pode afirmar que houve uma troca de segundos com minutos quando a cronometragem foi registada num cronómetro com fita e automaticamente, segundo nos apercebermos ao passar pela meta.
    Também sabemos que o cronometrista era um dos mais experientes organizadores de provas, com imensos anos de prática e cursos de formação, inclusive na área das provas de montanha.
    Pela nossa parte vamos enviar este seu comentário para a organização da prova, pois só a ela cabe esclarecer, e eventualmente, refutar as suas críticas.
    Agradecemos o seu comentário, mas damos o assunto por encerrado aqui, pois este não é o local próprio para o esclarecer, nem a maneira e a forma como o aborda a mais correcta.
    Esperemos poder vê-lo a si e à sua equipa na próxima edição dos Trilhos de Monsanto e desejamo-vos os maiores êxitos desportivos.
    Jorge Branco – Coordenador do blogue o Último Quilómetro.

    ResponderEliminar