sábado, 3 de julho de 2010

POR QUEM OS SINOS DOBRAM.

Tivemos conhecimento através de notícia pública na Revista Atletismo de Junho (suplemento Mundo da Corrida) da trágica morte, por motivo de suicídio, do atleta veterano Manuel Silva.
Segundo a referida revista o malogrado atleta suicidou-se no dia 7 de Abril em Setúbal, cidade onde residia.
Não conhecíamos pessoalmente o atleta (provavelmente já nos teríamos cruzado com ele mas não conseguimos associar o nome à pessoa) mas pela leitura da triste notícia ficamos a saber que começou a correr aos 35 anos, foi diversas vezes campeão mundial e europeu em veteranos, quer em estrada quer em pista, tendo deixado de competir há alguns anos por problemas de saúde.
.
Este trágico e triste acontecimento deixou-nos muito abalados e apreensivos.
Na sabendo nada da vida deste malogrado atleta não temos nenhuma pista que nos posso levar ao porquê de tão desesperado acto.
Sendo o corredor, por norma, alguém com fortes capacidades de resistência psicológicas o que teria levado este atleta, ainda para mais um campeão, a esta situação terminal?
O que julgamos saber é que o suicídio é em última análise um acto de profunda solidão, solidão em que até se pode estar acompanhado fisicamente mas deixaram-se de estabelecer laços de entendimento afectivo.
Está trágica ocorrência lembra-nos aquela frase que “a corrida é primeira das coisas secundárias”
É isso amigos. Por mais que gostemos da corrida ela não nos pode distrair de toda a outra parte da vida, da importância e atenção que devemos dar aos outros.
Por mais que amemos esse acto simples belo e livre de correr não nos podemos alhear da sociedade que nos rodeia e da luta por um mundo mais justo e fraterno que começa em cada um de nós.
Na solidão do vosso próximo treino, quando o bater ritmado do vosso coração se misturar com os pensamentos que povoam a corrida dos fundistas espero que oiçam bem no interior do vosso ser os sinos que dobram pelo Manuel Silva, que dobram por todos nós.
Espero que esse “escutar” dos sinos seja um alerta para o mundo que vos rodeia e pela necessidade de fazer algo por ele para que exemplos como os de Manuel Silva sejam cada vez mais raros.
O Último Quilómetro apresenta á família de Manuel Silva sentidas condolências.

1 comentário:

  1. que pesar!
    a morte, linha de chegada definitiva, a encerrar os tantos kms percorridos valentemente por cada um de nós, em nossa jornada épica, e sim, tantas vezes solitária...
    amanhã, enfrentarei meus kms pensando em um manuel silva corredor... que talvez acometido por uma dor ou cansaço extremos, simplesmente decidiu que era hora de parar...

    ResponderEliminar