sexta-feira, 24 de outubro de 2014

OMELETES

Antigamente havia uma expressão muito usada pelos corredores em Portugal: correr a pisar ovos!
Dizia-se correr a pisar ovos quando se ia num andamento muito lento
Era o andamento usado antes das provas ou em treinos de recuperação das mesmas.
Era uma expressão tão banalizada que mesmo um treinador dizia a um corredor na semana antes da maratona: esta semana já se sabe que é a pisar ovos!
Confesso que não sei se esta expressão ainda faz parte do léxico das gerações de corredores mais novos, sei sim que ela está muito presente nas gerações mais velhas, naqueles que já têm muito sol e muita chuva nas pernas.
Pessoalmente na actualidade adquiri um belo andamento de lesma em permanência nas minhas corridas por isso a expressão correr a pisar ovos já não faz qualquer sentido para mim, é o meu estado natural!
Mas mesmo a pisar ovos sou muito feliz nas minhas corridas e faço umas belas “omeletes”. E antes uma saborosas “omeletes” que algum “leite” azedo que por aí anda...

8 comentários:

  1. ESPECTACULAR!!! Eu adoro omeletes... mas leite azedo... é mau e estúpido demais! :)))

    Por acaso não tenho ouvido essa expressão actualmente. Mas mais vale pisar ovos que fazer a digestão deles no sofá!

    Um abraço e bons ovos (sem leite azedo!!!)

    ResponderEliminar
  2. Sempre a aprender....não conhecia a expressão, mas já agora, "pisar ovos" é o que ando a fazer por estes dias (só na 4ª é que não) e vou pisar mais alguns até dia 2/11 :)
    Quanto ao Leite estragado...achava eu que o defunto já tinha sido enterrado :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vai pisando ovos.
      Há defuntos ruins de enterrar!
      Abraço.

      Eliminar
  3. Ihihih Venho aqui dizer que sim, as gerações "mais novas" também conhecem a expressão. :) Eu, pelo menos, conheço. Não só da corrida, mas já desde pequenina, quando fazíamos ronha e íamos a caminhar mais devagar, alguém dizia logo: "Mais depressa, vêm aí a pisar ovos, ou quê?" :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Uma "menina" também conhece a expressão! :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. (E eu a achar que era uma moça nova...)

    Eu aqui me confesso: também conheço a expressão. E mais: conheço a expressão: "conduzes com ovos debaixo dos braços". Esta aplicava-se à malta da estrada que era azelha e que conduzia com as duas mãos coladas ao volante e rodava-o devagar, devagarinho...

    (Meu Deus, estou velha...)

    Beijinhos Jorge e boas omoletes!!

    ResponderEliminar