sábado, 20 de outubro de 2012

MARATONA DE LISBOA VERSUS MARATONA EM LISBOA


Conforme foi anunciado pelo JoãoLima, julgamos que em primeira mão no tocante à blogosfera corredora, a Maratona de Lisboa vai deixar de ser uma organização da Xistarca pois foi adquirida pela Competidor, organizadora da Rock’nRoll Series e passa a ser organizada pelo Maratona Clube de Portugal.
Essa mudança de “dono” da única prova na distância dos 42,195 km que a cidade de Lisboa conhece vai trazer alterações radicais na mesma, quase se podendo afirmar que se trata de uma nova maratona que Lisboa vai conhecer.
A prova vai passar a coincidir com a Meia Maratona de Portugal (Ponte Vasco da Gama) e realizar-se-á para o ano a 6 ou 13 de Outubro, segundo é referido no Facebook da Revista Spiridon.
O percurso desta nova Maratona de Lisboa será entre Cascais e a Expo sempre junto ao Tejo.
Com a experiência, e o poderio económico, destes organizadores temos a certeza que a esta prova vai ter outra dinâmica e outra visibilidade.
A realização em simultâneo com a Meia Maratona de Portugal, se pode parecer uma tarefa muito complicada, na nossa opinião até “facilita” as coisas, pois aproveita-se toda a estrutura da chegada, o que é muito importante.
Na anterior versão da Maratona de Lisboa já havia uma meia maratona integrada na mesma e com partida em local diferente da maratona e chegada em simultâneo. No fundo trata-se de fazer o mesmo mas tendo para isso recursos muito superiores.
Mas este juntar das duas provas pode ter quanto a nós um grande problema que tem a ver com o calor que eventualmente possa fazer na data da prova. Outra situação que tem a ver com a data é que ela continua “colada” com a Maratona do Porto e se em Dezembro a Maratona de Lisboa vivia muito dos estrangeiros que procuravam o nosso clima ameno para correr os 42,195 metros em Outubro já não será bem assim porque a concorrência a nível de maratonas na Europa é muita.
Quanto ao percurso confessamos que do ponto de vista meramente pessoal ele agrada-nos. Não é aquele percurso completamente plano para bater recordes (que em Lisboa é ridículo tentar encontrar) mas é um percurso bastante bonito e com características que o tornam muito “turístico”, podendo atrai muitos atletas estrangeiros desde que haja uma forte promoção da prova e se tenha tempo (alguns anos) para ela se cimentar no panorama internacional.
Mas onde queremos chegar com esta introdução era precisamente ao título deste texto, que pode parecer um paradoxo contraditório: maratona em Lisboa e maratona de Lisboa não é a mesma coisa?
Não! Nós afirmamos que não é!
Esta nova maratona para nós poder-se-ia chamar qualquer coisa como Lisboa Maratona do Tejo, uma prova que passa ao lado da cidade mas que não a mostra. É uma Maratona em Lisboa, mas não uma Maratona de Lisboa.
Uma prova que pode ser um óptimo cartaz turístico para Lisboa, mas que não mostra o verdadeiro “miolo” da cidade, os bairros típicos, as colinas de Lisboa, os miradouros enfim todo o encanto, único, da cidade que me viu nascer.
Conforme já escrevi aqui neste blogue, Lisboa continua a necessitar de alguém que tenha poderio económico, capacidade organizativa, determinação e paciência (sim que a implementação e consolidação de um projecto destes demora anos) para organizar a Lisboa Maratona das 7 Colinas conforme escrevia aqui.
Para já ficamos com esta Maratona de Lisboa, que confesso até me atrai e seduz, mas continua a faltar uma Maratona em Lisboa.
Acredito que um dia essa prova vai nascer até porque quando ainda na década de 90 sonhei (e não fui o único) com a realização de uma prova de montanha, nocturna, nas ruas da Capital sabia que um dia ele aconteceria.
Teve que se deixar o século XX e entrar uma dúzia de anos no século XXI para eu ver essa minha (nossa) ideia tornar-se realidade mas aconteceu!

5 comentários:

  1. Continuo a apoiar incondicionalmente essa Maratona das 7 Colinas!
    Isso é que era Lisboa a sério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem!!!
      A "nossa" Lisboa é bela e desafiante demais para não ser mostrada em corrida, inclusive aos lisboetas.

      Eliminar
  2. É bem verdade, a maioria das provas acaba por realizar-se no tapete junto ao rio, o que, sendo agradável e até plano, não mostra muito de Lisboa. Uma Maratona em Lisboa, sendo das 7 colinas, seria para "duros", :) mas muito bonita e ímpar a nível europeu.

    ResponderEliminar
  3. Para mim o pior é a data que é uma verdadeira asneira. Era muito melhor passar a meia para dezembro do que antecipar a maratona para outubro.enfim...

    ResponderEliminar
  4. Para mim o pior é a data que é uma verdadeira asneira. Era muito melhor passar a meia para dezembro do que antecipar a maratona para outubro.enfim...

    ResponderEliminar