domingo, 29 de maio de 2011

CORRIDA DO GUINCHO – Reflexões de um caminheiro entre a serra e o mar




Foi mais uma edição desta bela prova de montanha, que saindo da simpática colectividade "Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira da Serra", se embrenha por terras do Guincho e da Serra. Com alguns troços de bastante dificuldade, como a longa subida quase em recta, com grau de inclinação elevado, em que só apenas os mais preparados conseguem correr (ver fotos anexas).

.
Para mim, que sou agora um “desatleta” retirado, foi apenas uma caminhada, percorrendo caminhos e veredas da Serra de Sintra, a caminho da Peninha, embora não se chegue lá, e depois descendo, como se viéssemos para o Guincho, em seis quilómetros que se passam num ápice, feitos a andar, sempre com companhia, de preferência em amena conversa, ou com alguém à vista. E há sempre alguém que voltamos a encontrar, com prazer, um ano depois.

.
Dizer que gosto muito destes passeios é pouco. Fazem-me também recuar no tempo, quando um casal ainda relativamente jovem e os seus quatro filhos, sozinhos, tinham por hábito, no fim-de-semana, deslocar-se até aqui e embrenhar-se na Serra, num belo passeio de família. Ficou-me daí, ainda muito jovem, o gosto pelo passeio no seio da Natureza. E mesmo que seja em treino, sozinho, aproveitando para pensar na vida e nos problemas que me (nos) rodeia(m), continuo a gostar muito de o fazer. Na próxima prova destas, Amigos, apareçam que são bem-vindos!
Texto e fotos Egas Branco

.

4 comentários:

  1. Bela paisagem!
    E um texto que nos faz ter pena de não ter estado presente...

    Algum grau de dificuldade na subida, quem não tem pernas só mesmo a andar a pé :-)

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  2. Olá Egas

    Desde já o meu muito Obrigado a ti e ao Jorge pela divulgação da prova, pensava que este ano já não havia mas ao vir até aqui vi que sim e ainda fui a tempo de fazer a inscrição.

    Sobre a prova como bem a relatas aqui, é um prazer.

    O ano passado fiz contigo a caminhada, este ano foram os 13 km e, de uma forma ou de outra, vale a pena ir até ao Guincho e desfrutar de toda a beleza natural que a prova nos dá.

    Ainda bem que ainda há provas assim!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. é prova que nunca fiz. por nenhuma razão especial para além de nunca ter calhado, ou optar por outra na mesma data. e este ano assim foi de novo: fui ao Mirante.

    Pode ser que para o ano seja o Guincho. pode ser...pois por tudo o que ouço, leio e vejo, é prova para ser do meu agrado também.

    Beijinho
    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  4. Olá Jorge!
    Pelas fotos se vê o esforço que é necessário para alcançar a meta.
    Também nunca fui a essa prova, mas que parece ser muito linda.
    beijinho eugénia

    ResponderEliminar