domingo, 12 de setembro de 2010

SÃO JOÃO DAS LAMPAS 27 ANOS DEPOIS!

No longínquo ano de 1983 corria a minha segunda meia maratona em São João das Lampas (1:37:38).
As voltas do destino não permitiram que  regressasse àquela carismática meia maratona.
Passados todos estes anos tive o grato prazer de conhecer o Fernando Andrade (director da prova) no encontro da blogosfera corredora na Costa da Caparica.
A amizade e empatia que se estabeleceu entre nós fez com que eu achasse que era minha “obrigação” voltar a São João das Lampas para prestar um tributo ao Fernando que ao longo de 34 anos luta contra ventos e marés para manter de pé uma prova em que cada atleta é tratado como um amigo.
Resolvi, pois, alinhar à partida em São das Lampas mas numa estreia como mini meio maratonista (!) participando na 7ª mini meia maratona.
“Prometeram-me” 5,5 quilómetros mas o meu GPS indicou que me foram servidos 4,120 quilómetros (mas não há problema amigo Fernando Andrade para o ano pode acrescentar distância em falta na minha conta e fazemos o acerto!).
Foram 4 quilómetro e picos em que não faltaram as mini rampas e até uma deliciosa incursão por caminhos não alcatroadas para eu me sentir em casa!
Evidentemente que aquela distancia já não é para mim pois quando consegui “arrancar” já mini estava a acabar.
Mas foi algo “curtido” e diferente onde até tive a companhia de sua excelência o director da prova nos metros finais coisa que em 30 anos de “militância” coxa nunca me tinha acontecido!
Para o ano vou voltar mas para lutar pelo meu mui digno primeiro lugar da liga dos últimos na meia maratona.
Uma das coisas que me fez não arriscar a meia foi o medo de estar calor, coisa que este ano nem aconteceu muito, mas se para o ano tiver problemas com isso é só perguntar ao amigo Joaquim Adelino onde é o tanque da rega!
Na pessoa do Fernando Andrade quero agradecer a todos o que montaram a 34ª Meia Maratona de São João das Lampas e a 7ª Mini Maratona de São João da Lampas, para todos eles um forte abraço.
Sei o quanto é difícil, e os sacrifícios que isso exige, estar há 34 anos à frente da organização de uma prova mas ou amigo Fernando tenha lá paciência vai ter que continuar pois a felicidade com que os atletas participam na “sua” prova assim o exige.
Entretanto pode já inscrever-me para a 35º edição!

5 comentários:

  1. Caro Jorge Branco,
    Foi um prazer conhece-lo pessoalmente, e realmente tal como tinha postado anteriormente ... ficou assim meio "sem palavras". Sem problemas da próxima vez já conversamos um pouco mais.
    Excelente descrição aquela onde menciona que "uma prova em que cada atleta é tratado como um amigo"... foi exactamente isso que senti.
    E se esta foi a minha 1ª participação... fica uma certeza, sempre que conseguir vou voltar!

    Abraços e boas corridas,
    António Alves

    ResponderEliminar
  2. Jorge

    Para o próximo ano (e como prometeste) vai ser a meia o teu desafio.

    Penso que o Joaquim desta vez não foi ao tanque mas também fiquei curioso em saber onde o tanque fica. Para o ano vamos os dois observá-lo bem.

    ;)

    Parabéns, pois embora tenha sido uma mini, fresquinha também lá vai.

    :)

    Abraços duplos

    ResponderEliminar
  3. Um bom regresso a SJL.
    Pelo que li para o ano vai levar a cana de pesca. Certamente será uma bela pescaria!
    Grande abraço,
    Luís Mota

    ResponderEliminar
  4. Olá Jorge
    este foi um ano de regressos, saudados digo eu, a S.J. das Lampas, o Mário 16 anos depois, o jorge 27...
    O sr. director merece.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá Jorge, muito bem envergando a t-shirt dos cyberRunners.
    Já me estou a colar a pescaria, eu levo o carvão para poder assar o “peixinho”.
    Abraço
    Vitor

    ResponderEliminar