quarta-feira, 12 de maio de 2010

RECORDANDO – 2ª EDIÇÃO DA TRANSESTRELA EM FILME

Em 1996 estávamos nos primeiros tempos das grandes competições de montanha em Portugal.
Nos dias 24 e 25 de Agosto desse ano decorreria a 2ª edição da Transestrela que, em duas etapas, levaria os aventureiros e destemidos atletas de Gouveia até à Torre, percorrendo 47 quilómetros no total.
No primeiro ano participei nos caminheiros (que faziam o mesmo percurso que os atletas, o que não era tarefa nada simples).
Para essa segunda edição abalancei-me a fazer a prova como atleta, dentro de uma estratégia de muita calma, o que me permitiu levar a bom porto a tarefa de chegar à Torre.
Catorze anos depois (!) da minha saudosa participação naquele evento, um amigo meu (obrigado Esmeraldo) fez-me chegar às mãos um DVD sobre a prova onde pude rever (com alguma emoção) a minha chegada à Torre.
Utilizando tecnologias impensáveis há 14 anos, resolvi partilhar com os leitores deste blogue, um pequeno excerto do DVD em questão.
Muito para além das memórias pessoais que o filme me traz, trata-se de algo que é pertença da história da corrida em montanha em Portugal.
É claro que o carácter amador do filme e as várias conversões a que foi sujeito têm implicações na sua qualidade mas nada que comprometa a sua visualização e nos impeça de recordar esses tempos heróicos em que alguns “malucos” aceitavam o desafio de atingir o ponto mais alto de Portugal continental a correr e por caminhos considerados até então impróprios para a prática de tal modalidade.
Este meu texto é dedicado a memória do saudoso Sálvio Nora. E ao Tó e à Lu com uma amizade do tamanho do mundo.


4 comentários:

  1. Grandes aventuras! Estive lá, como se impunha, embora não tenha sido "apanhado" pela máquina, provavelmente por vir "demasiado rápido"...


    Belo

    ResponderEliminar
  2. Sim senhora que tempo em que para nós a Transestrela era a rainha das provas.Muitos e bons momentos passamos nestas edições da Transestrela.

    Jose Moutinho

    ResponderEliminar
  3. Que saudades das TransEstrelas de dois dias, com chegada à Torre, depois do acampamento obrigatório nos "parques" do Covão da Ponte e do Vale do Rossim.
    Queremos mais!
    Esmeraldo

    ResponderEliminar
  4. Após 14 anos continuo a bater palmas!!!

    Sr Jorge Branco, a jovem que no início do filme surge de t-shirt branca, boné e calças acastanhadas com uma mochila às costas, é a mesma que há 2 meses estava nas Lezírias, de muletas a aplaudir esses grandes atletas do pelotão! Chamo-me Margarida, e estou sempre lá!!

    Não sei se participou na prova do 1º de Maio em Lisboa, mas orgulho-me de dizer que consegui aplaudir a mesma em 4 pontos diferentes! Por razões óbvias não tinha tempo de ver todos os atletas, mas vi muitos. Na Lisboa adormecida, ninguém me acompanhava.... Certamente guardam as palmas para o futebol, qui ça para o Papa... Mas eu bati, bati e houve atletas que até me tiraram o chapéu!

    A todos que palmilham essas estradas de Portugal, muitos aplausos!!

    Margarida (Zatopeques)

    ResponderEliminar