quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O NOSSO LOCAL DE TREINO RANA (CASCAIS)


Quem o leu o livro “Correndo na Madrugada”, lembra-se da referência a este grupo de treino, quando, na página 105, por piada, lhe chamo CARR (Centro de Alto Rendimento de Rana). Na verdade, e apesar de só aos domingos e feriados nos juntarmos, o número de amigos que connosco tem percorrido quase todos os cantos do concelho já se contam por cerca de três dezenas. Como não se trata de um clube, quem aparecer tem oportunidade de alinhar. Treinadores, não há, mas experiência, amizade e respeito por “todos os ritmos”, temos em quantidade!

Pelo facto de só nos juntarmos uma vez por semana, a quilometragem raramente fica aquém dos 20, por isso, o número de atletas vai variando de acordo com “as necessidades”, principalmente quando o objectivo principal é a prova de maratona.Neste momento, certamente perguntarão – então, se nem todos vão fazer uma maratona na mesma data como se podem conciliar os vários “desejos”?Com boa vontade, que também temos, tudo se resolve, por exemplo, no próximo domingo vamos fazer um treino de cerca de 30 quilómetros, objectivo dos elementos (6) que vão participar na Maratona de Roma, nos Trilhos do Pastor ou no Ultra da Freita, enquanto alguns não farão mais que 20. Assim, optamos por um percurso grande onde cabe outro mais pequeno, ou seja, quando chegamos a Cascais ou à Guia, uns iniciam o regresso, enquanto outros só o fazem no Guincho. É evidente que, nestes casos, a confraternização final, também objectivo importante, fica com menos elementos.Naturalmente que, devido aos ritmos, diferentes, de cada participante, a fila tende a alongar-se, “obrigando” a que, ao longo do percurso de treino, haja pontos de reagrupamento - os locais de abastecimento líquido, chafarizes, ou as torneiras que os substituíram. Quem não quer parar, vai correndo naquela zona, em circuito, de modo que o recomeço seja em grupo.

Como os elementos do grupo têm várias origens, Lisboa, Sintra, etc., os treinos também variam de local, para que não sejam sempre os mesmos a fazerem mais quilómetros em deslocações.

Exemplo de alguns percursos, sempre com regresso ao ponto de partida
1. Monsanto (terra), reunião junto aos Bombeiros;
*
2. Queluz, parques junto do palácio;
*
3. Sintra – serra (terra) e Penha Longa;
*
4. Rana – Vários (regresso ao ponto de partida):
Rana/Estoril/Cascais (paredão junto às praias);
*
Rana/Estoril/Cascais/Guincho/Areia/Estoril/S.Pedro/Parede;
*
Rana/Estoril/Cascais/Torre/Aldeia de Juzo/Malveira/LagoaAzul/Alcoitão/Bicesse/Livramento/Murtal;
*
Rana/Trajouce/Manique de Cima/Alcoitão/Bicesse/Murtal;
*
Rana/Trajouce/Manique de Cima/Alcoitão/Estoril/S.Pedro (junto às praias);
*
Rana/Trajouce/Manique de Cima/Beloura/Penha Longa/Alcoitão/Estoril/S.Pedro;
*
Rana/Mato Cheirinhos/ManiqueBaixo/Bicesse/Alcoitão/Alcabideche/Cascais/
Estoril/S.Pedro//Parede;
*
Rana/Tires/Abóboda/Talaíde/Leião/Oeiras Parque/
P. d’Arcos/Oeiras/Carcavelos/Rebelva;
*
Rana/Tires/Abóboda/Talaíde/S. Marcos (Cacém)/Tagus Parque/
P. d’Arcos/Oeiras/Carcavelos;

5. Guia (Cascais) – Vários:
Guia/Guincho/Malveira/A. Juzo/Cascais;
*
Guia/Torre/Charneca/Estrada da Malveira/Guincho;
*
Guia/Torre/Areia/Qta. Da Marinha;

6. Carcavelos/Paço d’Arcos (passeio marítimo)/Algés/Alcântara;
Como vemos, opções não faltam, e possíveis adaptações, de acordo a distância pretendida, também não!

O nosso Blog (http://amigosdacorrida.blogspot.com/), para além de outras informações, também tem a marcação do “próximo treino”, ou da prova onde alguns elementos do grupo vão participar, assim, dependendo do número envolvido, poderá ser marcado treino e prova ou só prova.

António Belo
(Foto: Blogue Amigos da Corrida).

Sem comentários:

Enviar um comentário