segunda-feira, 31 de maio de 2010

CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS INDEFERIMENTO DO PERCURSO

Em virtude da sua importância passamos a transcrever na íntegra um comunicado que recebemos via e-mail.
Contamos futuramente ter aqui um texto sobre as razões deste indeferimento e que têm a ver com o novo plano de ordenamento e restrição de actividades desportivas na área do Parque Natural da Serra da Estrela e os erros que o mesmo contem
Mas para já podemos ir adiantando que no referido plano de ordenamento, entre outras aberrações, não se permite a competição numa parte dos trilhos pedestres nem a escalada nas paredes naturais que estão preparadas para isso, mas por outro lado permite o asfaltar de antigas estradas florestais ou os acampamentos motards, com todas as mordomias, na zona do Covão da Ametade.
Quem estiver interessado em saber mais sobre o assunto pode fazer uma pesquisa no blogue O Cântaro Zangado e ver a polémica que o referido plano de ordenamento e restrição de actividades desportivas na área do Parque Natural da Serra da Estrela provocou.
.
A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MONTANHISMO E ESCALADA INFORMA QUE, EM VIRTUDE DO INDEFERIMENTO, POR PARTE DOS SERVIÇOS COMPETENTES DO PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA, DO PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DOS TRILHOS PEDESTRES SINALIZADOS NAS PROXIMIDADES DA TORRE E PREVISTOS SEREM UTILIZADOS PELOS CONCORRENTES CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA, A REFERIDA COMPETIÇÃO TERÁ ESTE ANO UM PERCURSO INTEIRAMENTE NOVO, COM PARTIDA E CHEGADA NA ÁREA DE LAZER DA RELVA DA REBOLEIRA - SKIPARQUE, E PASSAGEM NO ALTO DA AZINHEIRA, CABEÇO DO MOREIRA E POÇO DO INFERNO, MANTENDO-SE A DUREZA QUE SEMPRE CARACTERIZOU ESTE EVENTO E QUE, CERTAMENTE, ESTARÁ À ALTURA DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DA ESPECIALIDADE.

13 KM DO GUINCHO – Uma oportunidade de correr na montanha que não se deve perder!

No passado domingo, dia 30, lá rumei à Malveira da Serra como planeado, para participar em mais uma edição dos 13 KM do Guincho.
Foi tempo de rever amigos e correr naquele belo percurso, que conjuga sol, mar e serra como poucos.
Prova que por ser bem perto de Lisboa, se torna acessível a muita gente, com um percurso verdadeiramente encantador, que consegue alternar os mais diversos tipos de piso e de paisagem, tendo até uma passagem num pequeno aqueduto iluminado com archotes, e ainda tem umas centenas de metros na areia da praia do Guincho, bem mereceria ser mais participada.
Quis a difícil gestão de calendário, que esta prova coincidisse com outra em Lisboa, mas esta com inscrições gratuitas (ou pagas pelos impostos de todos nós) e com objectivos propagandísticos que soam a falsidade (para ser suave na apreciação), quando se conhecem as situações que atravessamos a nível de emprego.
É claro que muitos atletas, entre o fazer uma prova diferente e organizada por uma pequena e activa colectividade, percorrendo percursos para os quais a maioria não está habituada, mas que são lindos, constituindo um desafio individual para cada um, pagando uma inscrição a um preço baixo e até podendo ter direito a almoço de convívio a preço simbólico, em vez disso optaram por ir correr 10 quilómetros em alcatrão, a uma hora imprópria, servindo de propaganda para causas algo obscuras, não pagando de facto nada pela inscrição, mas afinal quem paga somos todos e há já muitos anos.
E quando se conhecem os cortes de verbas pelas Câmaras Municipais, em áreas como a cultura e o desporto, verifica-se que, afinal, para esse tipo provas há sempre dinheiro!
Quem optou pelo Guincho, veio de lá tranquilo, como os olhos e alma cheios de natureza, os pulmões a transbordar de ar puro e a felicidade de, com maior ou menor dificuldade, ter alcançado um objectivo diferente.
Até podemos dizer que a força das provas de montanha em Portugal está bem patente nos 235 atletas que completaram a prova, para além de mais algumas dezenas de caminheiros. Sim, porque também havia uma caminhada em plena natureza, com cerca de 6 quilómetros.
Fosse esta prova organizada há alguns atrás e concorrendo com um prova em estrada na mesma região, ainda para mais com inscrições gratuitas, e seria certamente um “desastre” no número de participantes.
Felizmente cada vez temos mais corredores a procurarem desafios diferentes, a quererem correr em comunhão com a natureza.
Cada um de nós, que correu nas belas paisagens do Guincho, poderá explicar ao amigo que não esteve presente o que perdeu, cativando-o para no próximo ano participar ou motivá-lo para estar presente numa próxima prova longe do alcatrão, para sentir como é belo e bom fugir da estrada de vez em quanto!