Com um abraço especial ao amigo Esmeraldo Pereira e aos outros amigos dos Zatopeques bem como a todos os que participaram nesta prova comemorando desportivamente o 25 de Abril.
domingo, 25 de abril de 2010
CORRIDA DA LIBERDADE 2010
Com um abraço especial ao amigo Esmeraldo Pereira e aos outros amigos dos Zatopeques bem como a todos os que participaram nesta prova comemorando desportivamente o 25 de Abril.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
O MEU “MP3”
Aqui há uns anos sugeriu essa moda de correr escutando música. Ainda eram as velhinhas disquetes e uns aparelhos um tanto ou quanto pesados.
Com a evolução da tecnologia surgiram os modernos leitores de “MP3”, minúsculos e leves, e o prazer de escutar musica enquanto se corre tornou-se extremamente facilitado.
Acredito que possa ajudar, e muito, escutar a nossa música preferida durante um treino ou mesmo uma prova.
Sei até de casos em que há corredores que programam as músicas que vão ouvir consoante a altura da prova em que se encontram.
No meu caso pessoal sempre gostei de ouvir o som ambiente que me rodeia e sempre achei que a concentração e mentalização que a corrida implica, requer silêncio e uma busca de palavras que vêm do interior de nós próprios e que nos fazem superar os momentos difíceis.
Se é verdade que nunca ouvi música enquanto corria é igualmente verdade que “ouvi” muitos amigos a incentivarem-me enquanto corria e estabelecia imensos “diálogos” interiores que me levaram a superação dos meus limites.
Relativamente aos sons ambientes, quando corria na cidade grande e era um “animal” do asfalto, toda a minha atenção ia para o trânsito e a minha segurança em relação ao mesmo. Mas ainda me sobrava atenção para escutar as conversas das pessoas, o viver e pulsar da cidade.
Como eu gostava de ouvir os comentários das pessoas ao passar, feliz, por uma paragem de autocarro, num início de manhã bem invernoso, em que as pessoas desejariam estar na cama e passa por ali um “maluco” a correr à chuva com um sorriso nos lábios!
Depois mudei-me para o campo. Larguei o asfalto e tornei-me um “animal” dos carreiros e estradões, dos pinhais e eucaliptais, do ar puro, da corrida na sua vertente mais bela.
Aqui a natureza fornece um manancial de sons tão variado e rico que até julgo ser um crime trocar o mesmo por qualquer música (por melhor que ela seja) escutada em um qualquer “MP3”.
Ainda há bem pouco tempo fui brindado com o hino à sagração da primavera, cantado em uníssono, por numeroso e afinado coro de rãs.
Só não bati palmas porque são artistas tímidas e não queria perturbar a sua festa comemorativa da inauguração do seu novo charco, bem atestado de água “novinha em folha”, que, no inverno passado, chuva foi coisa que não faltou.
Por isso amigos, para mim, “MP3” não obrigado! Ouvidos bem abertos e atentos a tudo o que me rodeia é o meu lema!
sexta-feira, 16 de abril de 2010
DOIS EVENTOS – DUAS CORRIDAS
1- XXXIIIª CORRIDA DA LIBERDADE – UMA SAUDAÇÃO AO 25 DE ABRIL
.
No próximo dia 25 de Abril realiza-se 33ª Corrida da Liberdade, em Lisboa.
Esta prova tem, no seu percurso principal, uma distância de 11,5 km, com partida do Largo do Carmo, em Lisboa e chegada ao Quartel da Pontinha, onde foi o Posto de Comando do MFA, em 25 de Abril de 1974. Este é um percurso inverso ao que tem sido sempre feito nesta prova. Mas terá a vantagem de no final se poder visitar o Museu da Revolução, sito no referido quartel e que estará aberto propositadamente para o efeito.
Mas para além da corrida principal temos ainda mais dois percursos, um com partida em Carnide (junto à Igreja da Luz) e meta na Pontinha (1,5 km) e outro Pontinha-Pontinha (0,8 km), de modo a todos poderem participar.
Todas as partidas serão dadas às 10.30.
Esta é uma prova sem prémios, que tem como grande objectivo comemorar de forma desportiva, essa data maior da história de Portugal que foi o 25 de Abril.
Não nos podemos esquecer que foi igualmente o 25 de Abril, quem abriu as portas à Corrida Para Todos e seria uma injustiça não mencionar aqui os nomes dos Professores Melo de Carvalho e Mário Machado, seus grandes impulsionadores.
A “Corrida da Liberdade” é uma prova de Amizade, Fraternidade, Esperança, um hino aos valores mais elevados e puros do desporto.
No vídeo que acompanha este texto pode ver-se a chegada à meta (excepcionalmente no Largo do Carmo, em homenagem a Salgueiro Maia) da equipa dos Zatopeques, na edição do ano passado. Esta equipa é um dos exemplos vivos do atletismo, e do desporto, fortemente mergulhados nos ideais de Abril e que ainda hoje subsistem e resistem, pese embora o cinzentismo destes tempos amargos mas, e seguindo a mensagem aqui deixada pelos “Zatopeques”:
25 DE ABRIL SEMPRE!
.
2- XXIXª CORRIDA INTERNACIONAL DO 1º DE MAIO – COMEMORAR O DIA DO TRABALHADOR
.
Integrada nas comemorações do Dia do Trabalhador, jornada comemorativa mas também de luta por dias melhores, efectua-se a 29ª Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida do Estádio 1º de Maio, em Lisboa, num percurso de 15 km, que irá até ao centro da cidade e regresso ao Estádio, com início às 10.00.
Uma mini-corrida de 4 km, partirá da Alameda D.Afonso Henriques, local onde, na parte da tarde, terminará a Manifestação que começa no Largo do Martim Moniz, a que seguirá o Comício do 1º de Maio, como habitualmente. A partida da mini dar-se-á depois da passagem, aproximadamente, da primeira centena de atletas.
O “Último Quilómetro” apela a participação massiva nestes dois eventos.
Jorge Branco e EVB
Fotos: UK e Zatopeques - Vídeo UK
domingo, 11 de abril de 2010
ENTREVISTA COM A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ATLETISMO EM CADEIRAS DE RODAS
sexta-feira, 9 de abril de 2010
UMA AMIGA QUE FICOU PELO CAMINHO
Por vezes o último quilómetro da vida surge abrupta e inesperadamente quando em teoria ainda nos devia faltar tanto para chegar a meta.Foi o que aconteceu a Nela, esposa do nosso companheiro de tanta estrada e aventuras, Mário Cruz Dias.
Um AVC fulminante levou do nosso convívio a Doutora Manuela Dias que todos os seus amigos conheciam por Nela.
Entre muitas recordações fica-me uma já longínqua Corrida dos Sinos em que tive o prazer de a acompanhar durante toda a prova. Ainda vive na minha memória os apoios e incentivos que recebeu ao longo do percurso por parte dos bombeiros, pois trabalhando na região era muito conhecida pelos soldados da paz da zona.
Vou recordar-te e levar para sempre por essas estradas da vida por onde corro, Nela.
.
Tinha 54 anos (3Out1955-7Abr2010). Estreou-se na Corrida Para Todos, na 3ª Corrida da Primavera, em 28Abr1984. Era médica de clínica geral. Casada. Com uma filha e um filho.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
LEGENDA PARA UMAS FOTOS
E é aí, nesse cruzamento, ponto de encontros e desencontros, que está colocado, no início da Avenida 24 de Julho, o belíssimo painel de azulejos (de 1994) que se vê nas fotos, e cujo autor é um nossos melhores ceramistas e pintores contemporâneos, Querubim Lapa (Portimão, 1925). Artista multifacetado – pintor, desenhador, gravador, com trabalhos em azulejaria, cerâmica e tapeçaria, estudante na Escola António Arroio, depois com o curso de pintura da Escola de Belas Artes de Lisboa (1947-1953), tem obra dispersa por edifícios públicos e privados, em Portugal e no estrangeiro e em colecções do Museu Nacional do Azulejo, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu da Cidade de Lisboa, entre outros. Foi professor da Escola António Arroio e viveu, na sua juventude, na Avenida Marginal, no Dafundo, em casa dos pais, afinal não muito longe do local de partida da alta competição desta Meia-Maratona!
Os nossos atletas, todavia, e muito provavelmente, nem nessa altura, e se calhar nem no regresso, quando faltam cerca de 5 km para terminar a prova, terão tempo para admirar a obra do artista. Mas ela aí fica, a relembrar a quem nos lê, que é um dos pontos do roteiro artístico da capital portuguesa. E, reparem, como o movimento do desenho do artista se liga tão bem ao movimento dos atletas.
EVB - FOTOS E TEXTO







