sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

DO LADO NEGRO DA VIDA PARA A LUZ OU O CAMINHAR DA SAÍDA DO ABISMO PARA A VIDA.

A norma deveria ser o Serviço Nacional de Saúde ser um serviço de qualidade e os seus profissionais desempenharam as suas funções com o profissionalismo que lhes compete. Infelizmente nem sempre é assim.
Também não tem muito lógica vir fazer elogios públicos a quem “apenas” desempenhou as suas funções com a competência profissional que lhe é devida. Mas pessoalmente é me impossível não vir fazer aqui este elogio publico à competência e humanismo de todos os profissionais que cuidaram de mim no Hospital Distrital de Santarém (HDS) entre a tarde noite de domingo dia 14 de Janeiro de 2018 e o principio da tarde do dia 15 de Janeiro.
Tendo dado entrada com uma gravíssima crise da ansiedade digamos assim, ou seja um sistema nervoso que pura e simplesmente arrebentou depois de andar anos a empurrar a “carroça” para a frente, de ver a minha vida e de parte da minha família destruída por adeptos de um neoliberalismo nojento, fui tratado e recuperado para a vida no HDS por profissionais de uma competência e profissionalismo extraordinários!
Começando na triagem, passando pela excelente médica (salvo o erro de nacionalidade cubana) que me fez o diagnóstico, passando pelos enfermeiros e pessoal auxiliar.
Passei a pior noite da minha vida numa maca a tremer com ansiedade pese embora toda a “carrada” de medicação que me deram à espera que a psiquiatria “entrasse” às 9 horas de segunda-feira. Dormi uma hora se tanto nessa noite. Fruto do acaso a minha maca ficou mesmo quase junto à porta do gabinete dos enfermeiros na Urgência e apesar do estado em que estava pude escutar todo o tipo de conversas dos mesmo, apreciar o seu profissionalismo mas também a incrível e criminosa falta de meios como é não terem um medicamento absolutamente básico para baixarem a febre a um doente (e que não divulgo o nome mas que eu próprio já tomei em situações de febre muito elevada e que é algo de uso corrente e até barato).
Não posso esquecer a forma como os enfermeiros me trataram, a médica que me assistiu e depois veio várias vezes falar comigo não esquecendo o pessoal auxiliar que paciente e carinhosamente me levou várias vezes à casa de banho tratando-me sempre por amigo. Como não esqueço a “minha” enfermeira que na mudança de turno das 8 da manhã se veio despedir de mim e desejar as melhoras.
Transportado novamente com todo o zelo e carrinho para a psiquiatria às 9 e tal da manhã de segunda-feira onde entrei com o pulso a 150 batimentos por minuto o que dá para ver o estado em que estava!
No serviço de psiquiatria não tenho palavras para descrever a forma magistral profissional e humana com fui tratado pela Doutora Paula Pinheiro.
Para além da parte psiquiátrica tiveram imensa atenção á parte cardíaca e refizeram-me analises (tinha o potássio elevado mas entretanto baixou). Na parte cardíaca levaram-me à urgência para fazer um ECG e a Doutora Paula Pinheiro consultou uma colega via telefone sobre o mesmo (visto não ser a especialidade dela) e por fim ela própria atravessou todo um labirinto de corredores e levou-me a um cardiologista na Urgência!
Tratado da parte psiquiátrica a Doutora Paula Pinheiro não me queria dar alta sem ter certeza absoluta que a parte cardíaca estava bem!
Apesar de ainda ter o pulso a 105 o cardiologista achou o ECG bem e foi no gabinete dele que a Doutora me receitou os medicamentos que me permitem estar aqui hoje a escrever isto.
Foi aí que me deu alta perguntado se eu sabia o caminho da saída que infelizmente já conhecia relativamente bem.
E foi às duas e tal da tarde que um Jorge Branco extremamente fraco e cansado mas feliz saiu pela urgência do HDS mais convicto que nunca que a saúde não é um negocio, a detestar mais que nunca a medicina privada, os hospitais privados, os seguros de saúde e quem trata um doente como um cliente e não como paciente!
Mas foi também um novo Jorge Branco que saiu do HDS a amar mais que nunca os excelentes profissionais do Serviço Nacional de Saúde e a defender com unhas e dentes um Serviço Nacional de Saúde gratuito de qualidade e para todos.
E não me venham dizer que não há dinheiro! Porque privatizaram a GALP, EDP, TELECOM empresas que podiam encher os cofres do Estado em vez dos bolsos do grande capital? E isto é só uma pequena ponta deste enorme monstro que é este estado capitalista abjecto!
Vi tanto sofrimento humano mas também tanto profissionalismo que saí diferente do HDS.
Posso dizer que saí do HDS mais comunista que nunca.
E não posso esquecer que até uma sopa do almoço dos funcionários do Serviço de Psiquiatria me deram pois eu não comia desde o almoço de domingo ( e onde comi muito pouco pois tremia por todos os lados) tirando um pequeno pacote de bolachas que uma senhora que também foi a uma consulta de urgência no Serviço de Psiquiatria me deu. É tão linda a solidariedade humana!
Neste período negro da minha vida em pouco tempo perdi 8 quilos eu que pesava 58 para 1.62 de altura e agora ando nos 50 senão mesmo nos 49 quilos.
Enfim quem disser mal do Hospital Distrital de Santarém na minha frente ganha um inimigo para a vida toda!
VIVA O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE! VIVAM OS SEUS PROFISSIONAIS ABNEGADOS, COMPETENTES E HUMANISTAS!
MORTE À SAÚDE COMO UM NEGOCIO! MORTE AO CAPITALISMO.
Dêem meios e invistam num Serviço Nacional de Saúde com profissionais competentes e deixem-se de tretas!
Não estou bem, não estou curado, mas estou extremamente melhor e isso devo-o à maneira como fui tratado. Não sei se estaria aqui hoje se não fosse o excelente profissionalismo de uma quantidade de homens e mulheres mal pagos, com falta de meios, mas que exercem com profissionalismo e brio as suas funções.
Vale muito mais um simples funcionário auxiliar do HDS que qualquer ministro!
E já agora podem dizer que não tem nada a ver com isto mas para mim e para muitos tem tudo: VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS!
Estou na luta por mim, pelos outros, pela humanidade e por um mundo melhor mais justo humano e igualitário onde valha a pena viver e ser feliz!
Não deixo aqui um obrigado a todos mas deixo um abraço fraterno e solidário a todos os que me trataram, a toda a minha família, e aos meus amigos.
VIVA O HOSPITAL DISTRITAL DE SANTARÉM!

Nota: (escrito com o coração)
Jorge Branco.

10 comentários:

  1. Muita força Jorge!!! Um forte abraço de um Perneta que torce para uma recuperação rápida e total

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado campeão vizinho! :) A "coisa" vai, devagar mas vai! Forte abraço.

      Eliminar
  3. Força e coragem Amigo! Desistir não é opção. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Isto está muito melhor mas a estrada é longa, Os Ultra Maratonistas estão habituados a estradas longas! Um abraço.

      Eliminar
  4. Avante! Junto a minha à sua voz. Da pouca experiência que tenho (felizmente), só tenho a dizer bem dos profissionais do SNS, principalmente de quem tem o trabalho mais duro e ganha menos (enfermeiros para baixo). Houvesse mais meios para um serviço ainda melhor... Felicidades e saúde, Camarada e Atleta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta até os médicos foram excelentes!Obrigada. Um abraço.

      Eliminar
  5. Caro "xará",
    agora foi que vi seu post, ando meio que sumido das redes sociais devido ao trabalho.
    Espero que esteja tudo bem com voce e te desejo muita paz e saúde!
    Fraternal abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grato. Infelizmente está semana a situação piorou novamente. Mas tudo vai passar com muita luta. Um abraço aqui deste lado do mar.

      Eliminar