sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

E OS 30 KM??

Finalmente o número de Maratonistas em Portugal passou a ser bastante significativo e encurtou-se muito o fosso que separa aqueles que correm a meia-maratona daqueles que alcançam os míticos e mágicos 42,195 km.
Mas se ao contrário do que se passava não há muitos anos temos cada vez mais maratonistas em Portugal a distância máxima de provas em estrada estagnou praticamente na meia-maratona!
Não seria lógico que o aumento de maratonistas acarretasse uma maior aposta dos organizadores em provas de 30 km? Bem sabemos que a distância de 30 km nada tem a ver a com o correr uma maratona mas julgamos que seria uma experiência interessante, e útil, para aqueles que aspiram fazer uma maratona, ou mesmo para os que já a fazem, poder participar numa ou noutra prova de 30 km.
Muito provavelmente um dos aspectos que mais afasta os organizadores da distância dos 30 km em estrada é o dos custos organizativos que um evento desses implica em particular com o seu policiamento. Se alguém pode organizar uma prova de 10 km, com uma boa participação de atletas, e com muito menos custos, porque se vai meter noutras “aventuras”?
Falando apenas da realidade da região de Lisboa a Associação de Atletismo de Lisboa organizou, quase ininterruptamente de 1937 a 1990, o Campeonato Regional de Fundo na distância de 30 km e aconselho todos a lerem o histórico dessa prova clicando aqui (obrigado João Lima pelo magnífico trabalho que tens feito em prol da preservação da memória da corrida em Portugal!).
Curiosamente a Associação de Atletismo de Lisboa durante muitos anos não morreu de amores (para não dizermos outra coisa) pelas provas em estrada mas manteve o regional de fundo durante 47 edições talvez até pelo carácter institucional da prova. Era um pouco como a Maratona: chegou a haver, em Portugal, quem dissesse que os 42,195 km nem eram desporto mas sempre se manteve o Campeonato Nacional da Maratona talvez apenas porque tinha que ser embora a vontade em o organizar fosse pouca!
Infelizmente o Campeonato Regional de Fundo da AAL morreu em 1990 precisamente quando a maratona em Portugal começou a dar mostras de crescimento e a perder aquele estatuto, estúpido, de prova desumana para “malucos”! E morreu sem glória com apenas 14 classificados (entre os quais se incluía a única senhora!) talvez fruto da pouca aposta na promoção da prova.
Ainda tive a felicidade de participar numa das edições do Campeonato Regional de Fundo da AAL a 17 de Março de 1985, tendo obtido a marca de 2:08:33 numa corrida entre o Guincho e a antiga FIL em Lisboa.
Será que algum organizador se vai abalançar a organizar uma prova de 30 km em estrada? Nos tempos actuais, e com os custos que isso implica, achamos que tal se torna tarefa difícil de vir a acontecer. Fica muito mais económico organizar um trail!
De qualquer maneira mantemos a esperança na realização de provas de 30 km e até deixamos uma sugestão: não haveria a possibilidade de organizar provas dessas em circuito fechado? Lembrarmo-nos das corridas que têm havido dentro de instalações militares, nomeadamente bases aéreas, ou até que as duas primeiras maratonas Spiridon que foram organizadas no autódromo do Estoril.
A ideia era poder organizar a prova sem recurso a meios policiais o que baixaria tremendamente o custo da mesma e evitaria todos os problemas inerentes aos cortes de trânsito provocados por uma prova dessas em grandes centros urbanos. Pode não ser a solução mais agradável correr-se uma prova de 30 km em circuito mas pode ser a mais viável e ultrapassa-se o vazio que vai entre a meia-maratona e a maratona no que concerne a provas de estrada em Portugal!


16 comentários:

  1. 2h08me33! Grande registo, Jorge! Temos que organizar a volta ao concelho de Salvaterra de Magos, deve dar para fazer os 30 km. Partida de Muge, segue-se para a Glória, depois Marinhais, Granho-Novo, Albufeira de Magos, vira-se para os Foros e termina em Salvaterra. Que te parece? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João Pedro. Esse tempo foi no ano que fiz o meu tempo na maratona: 3:10:27 Maratona Nacional do Inatel na Foz do Arelho a 21 de Abril portanto pouco mais de um mês depois de ter feito o regional de fundo.
      Curiosamente acabei quase "morto" e em grande sofrimento esses 30 km tendo acabado a maratona em muito melhor estado!

      Temos de pensar nesses 30 km! Tenho andado por ai mas é de bicicleta e em voltas maiores que 30 km.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Artigo muito pertinente, como é habitual.
    Fazem falta distâncias intermédias entre a Meia e a Maratona.
    Como referes, há o problema custos mas a tua ideia para contornar esse problema também é a adequada.
    Vamos esperar que alguém pegue na ideia!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado rapaz! :)
      Vamos ver se alguém pega na ideia mas acho complicado nestes tempos de imobilismo! Só se alguns "malucos" fizerem um treino organizado que tenha sucesso e depois alguém vá atrás e organiza uma prova. Mas não sei, olha a São Silvestre Pirata de Monsanto tem um sucesso tremendo e ninguém organiza uma prova nos mesmos moldes (e ainda bem que ela está muito bem assim pirata! :) ) Um abraço.

      Eliminar
  3. Pois estrada não é comigo, mesmo quando corria na estrada treinava sempre em terra batida. A ultima prova dura de estrada que fiz foi nas Lampas, fiquei com dores nos quadris uma semana, não correr tem que ser em terra, mato, trilhos ou simplesmente na berma...
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Eugénia eu também já corro pouco em estrada mas para quem quer fazer, ou faz, a maratona provas de 30 km eram muito bem vindas! E a maratona é alcatrão! Pode-se fazer uma maratona em trilhos mas perde a verdadeira essência da maratona. Do mesmo modo que há provas de pista que nunca se fariam em estrada para mim a maratona é alcatrão puro e duro!

      Eliminar
  4. Tens razão! A propósito, também fiz esse Campeonato Nacional de Fundo, num belo percurso, com uma ou outra subida mais complicada (a da Gibalta, entre Caxias e o Alto da Boa Viagem, por exemplo!). Mas gostei muito e lembro.me que este modestíssimo atleta, ainda ultrapassou alguns futuros craques, já estoirados, na parte final... Mas eu vinha de uma maratona recente!...

    ResponderEliminar
  5. Apoiado. Quanto mais escolha melhor, e sim, provas entre 26 e 34 por exemplo, em estrada, ou terra batida sem grandes desníveis (isso seria a cereja em cima do bolo) seriam por certo muito bem-vindas para o atleta Maratonista ou aspirante a tal, e seria mais uma boa hipótese para ajudar a enfrentar a dose que é fazer sessões longas, essenciais para quem treina para uma Maratona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana.
      Se for em terra batida já não terá a componente do alcatrão que existe numa maratona mas será muito mais fácil do ponto de vista organizativo pois pode-se arranjar um percurso sem necessidade de grande policiamento.
      E não há mal nenhum em fazer alguns treinos para a maratona em percursos de terra batida até é bom para poupar um pouco mais o esqueleto.
      O que a Ana aqui escreve levanta outra lacuna no panorama das provas em Portugal: há provas em estrada e imensas provas de trail “puro e duro” mas falta algo que fique no meio destas duas vertentes da corrida: provas corridas na natureza mas sem a complexidade técnica e a exigência física de um trail.
      Resumindo pode-se dizer que fazem falta mais provas do género da bela Corrida das Lezírias que a Ana tão bem conhece.
      Afinal ainda há muito para explorar no tocante à organização de provas de corrida em Portugal!
      Um beijinho grande e obrigado pela sua presença neste espaço que é sempre uma honra muito especial para este modesto blogue!

      Eliminar
  6. Muito pertinente ... sou da mesma opinião. Entre a Meia e a Maratona falta ali qualquer coisa pelo meio. Gostava de tentar essa distância ... mas porra, 2h08min já e voar :))))
    Forte Abraço

    P.S. Por acaso até me estou a lembrar que já fiz 30km na Volta ao Porto, um treino livre organizado uma vez por ano. Sabias que a volta completa ao Porto são 30km? Ah pois é ... mas é em treino, e quem passar dos 6min/km leva porrada :)
    P.S. 2 - olha que os Trilhos do Perneta tb tem 30km (mais ou menos), mas lá está, além de um treino é em trilhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois falta mesmo qualquer coisa entre a meia e a maratona.
      Sim nessa altura voava alguma coisa mas agora apreenderam-me o brevet e nunca mais voei! Sou a ultra lema das Lezírias ! :)
      Um abraço e boas sopinhas!

      Eliminar
  7. Boa reflexão e chamada de atenção...

    Realmente os 30 km seriam um bom degrau intermédio, um bom teste para quem já fez uma Meia e aspire a uma Maratona!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Luís e o "salto" não seria tão grande na passagem da meia para a maratona.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Bom post e um excelente assunto debatido. Realmente nunca tinha pensando no assunto (talvez derivado a ainda não pensar em fazer uma maearona) mas a haver uma prova de 30km era gajo para ir, nem que fosse para treinar :)

    Infelizmente é a realidade que vamos tendo, o grande investimento no Trail ao contrário da estrada (belo exemplo à uma semana no campeonato nacional de estrada...)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Vítor a grande aposta no Trail em vez da estrada também tem a ver (para além de haver muita gente a gostar de trail) no facto das provas em estrada terem custos organizativos muito mais elevados que as de trail. Só uma grande fatia do orçamento das provas em estrada vai para os custos do seu policiamento. Um campeonato nacional de estrada, com várias provas, seria algo bem interessante. e isso até talvez nem fosse algo complicado de se organizar aproveitando provas de 10 km já existente. Teria era de haver uma aposta da Federação Portuguesa de Atletismo nesse sentido e encontrarem patrocínios. Um abraço.

      Eliminar