quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

50 MINUTINHOS DE GOZO PURO!

Era de noite e chovia, mas o frio tinha-se ido embora. Deveriam estar uns 12 ou 13 graus o que para os 5 graus (ou até menos) dos Janeiros da Lezíria Ribatejana era “calor”.
O equipamento estava em cima da cadeira, rigorosamente preparado de véspera; calças de licra, t-shirt, camisola de manga comprida, gorro e luvas (os sapatos estavam lá fora no balneário / duche no quintal!).
Com esta temperatura e chuva tudo tinha de ser mudado! Do fundo saco retiraram-se uns calções meio espantados por terem de entrar ao serviço em Janeiro, igualmente um chapéu entrou ao serviço pois é a pala do mesmo que faz de pára brisas e evita a chuva nos óculos! Da cadeira na marquise veio o velho impermeável para uma das suas últimas viagens pois está quase a ser trocado por um daqueles modernos em que não entra a chuva mas o suor sai não se fazendo uma sauna dentro do mesmo!
Há muito pouco tempo tinha o relógio da torre da Igreja dado as 7 badaladas, chove, do dia ainda praticamente não há sinais! Fecho o portão, ligo o meu estropiado GPS e só espero que a fita-cola que segura um dos botões não caia com a chuva!
O “maluco” de Muge das corridas ataca de novo (e agora ele está pior, porque uns dias corre a pé e outros a cavalo ou seja de bicicleta)!
Até à curva do palácio não há azar que há candeeiros, digo adeus as luzes com o projector que ilumina a ponte romana.
Passo por baixo da Nacional 118 em direcção ao que já foi o portão do palácio e agora é um pórtico no ar e outro deitado no chão.
Vou tentando evitar as poças maiores, tentando adivinhar o caminho mais seco, lutando contar o embaciamento dos óculos e esperando que o dia vá amanhecendo.
Chego ao grande e largo estradão e o que me vale é aqui o piso ser mais do tipo arenoso e por isso não haver assim tanta lama mas sim areia ensopada!
Tenta-se correr numa pequena faixa que parece mais seca e evitar torcer um pé nalguma poça maior. Vou imensamente divertido e feliz mas também concentrado a ver onde se metem as patinhas!
No Sobreiro do Neto ladram os cães mas apenas um está solto e não tem tamanho para morder e com a chuva nem veio ladrar-me às canelas.
Já se começa a ver mais alguma coisa e entra-se numa subida com algumas pedras brilhantes e lavadinhas.
Mais um bocado em plano e temos a melhor descida do percurso com os seixos rolados lindos e lustrosos e brilhantes da chuva.
Mais um portão para contornar e um ramo de salgueiro atrapalha-nos o serviço!
Olho a ponte sobre a vala, aqui são mais poças que terreno seco e está tudo em mau estado.
Na longa recta que nos leva de novo ao que foi o portão da casa encontramos uma carinha em sentido contrário. Uma carinha que a esta hora é sinal de alegria pois significa que o outro portão está aberto e livra-nos de o termos de contornar e de mais malabarismo. Encostamos mesmo às ervas para deixar passar a carrinha e saudamos quem lá vai, mesmo sem saber, nem conseguir ver, se eram conhecidos ou desconhecidos.
De novo a descida para a ponte romana. Estamos quase em casa mas ainda faríamos um pouco da ciclovia pejada de folhas de plátanos para acertamos o tempo do treino.
Chegamos ao portão da nossa casa e ai estão 50 minutos de gozo puro, as vezes é tão simples ser-se feliz!
Depois seguem-se uns exercícios de flexibilidade, o tirar os dados do GPS (a fita cola aguentou-se e ainda temos botão!) para um papel, arte difícil quando se escorre água por todos lados e uma tarefa não menos complicada que é o acender um esquentador com um fósforo quando se está todo ensopado!
Depois veio o banho no qual se despiu uma parte do equipamento para não arrefecer enquanto se tirava o mesmo.
Ao contrário do que parece anunciar o imobilismo deste blogue estamos vivos, e bem vivos! Hoje 21 de Janeiro de 2016!
Amanhã é dia de Repouso mas no sábado esperamos ter uma volta grande com a velhinha namorada Francesa, ou seja a nossa bicicleta que como nos dizia um saudoso primo é o único veiculo onde a besta puxa sentada!

Fiquem bem!

10 comentários:

  1. Sempre a dar-lhe! Seja em duas pernas ou duas rodas.

    Força!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. :):):) ... estava com saudades dos teus textos. E que belo regresso a este teu cantinho... magnifico.
    Grande abraço e vê se vens aqui mais vezes pq a malta gosta

    P.S. Um dia destes vou aí fazer uma corridinha contigo, vais ver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado campeão, vamos ver se ganho embalagem e venho aqui mais vezes e volto também a ver os blogue do pessoal que é uma vergonha! Agora já consigo fazer uma corridinha contigo, levo a bicicleta (e mesmo assim não apertes muito)! :)
      Mas quem sabe se lá para Setembro vou fazer uma visita ai para os teus lados! Há uma prova que gostaria de assistir, e correr um pouco nela (sim é um prova que se pode correr o que se quiser hi hi hi hi). Vamos ver como estamos de logística e esqueleto! Um grande abraço.

      Eliminar
    2. Isso é que era ... o que eu puder ajudar já sabes ;)

      Eliminar
  3. Treinar é mesmo bom! :)

    Vou plagiar o teu saudoso primo e brindar um "certo pessoal" com quem pedalo esporadicamente com essa espetacular observação! :) Muito bom!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Espectáculo!! Muito bom, ainda bem que voltou, possas! já estava com saudades suas.
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Eugénia! Tenho pedalado e corrido por ai mas deu-me uma preguiça em relação ao blogue! Beijinhos.

      Eliminar
    2. Por favor não deixe de cá vir, mesmo que seja só de vez em quando, beijinho

      Eliminar