quarta-feira, 29 de maio de 2013

CORRE COMO VIESTE AO MUNDO

Está é, sem sombra de dúvidas, uma prova diferente do habitual!
Para alguns será algo de perfeitamente natural, para outros será um grande desafio que implica sair da sua zona de conforto tanto em termos técnicos como, e sobretudo, em termos psicológicos.
Na verdade, e tanto quanto julgo saber, o homem só começou a cobrir o seu corpo por razões que se prenderam com a protecção do mesmo em relação ao ambiente que o rodeava.
Tudo o resto veio depois, e implicou religiões e preconceitos, até se chegar ao conceito da vergonha da nudez dos nossos dias. Conceito que varia muito consoante a religião que se professa ou a zona do globo onde se vive.
Confesso que embora advogue que o corpo humano é algo de perfeitamente natural e nada tem de pecaminoso, ou confrangedor, a sua exposição à participação num evento desta natureza implicaria o quebrar de muitas barreiras psicológicas (para além de algumas técnicas).
Mas também devo confessar que para mim o mais interessante numa prova é superar novos desafios e o deste evento é, mesmo, um grande desafio.
Das poucas provas que ainda corro só o faço por dois motivos: razões de ordem afectiva em relação a prova em questão ou a tentativa da superação de um desafio.
Se participarei nessa prova não sei até porque essa simples e hipotética possibilidade já mexeu com antagonismo existente aqui no seio do casal e um homem não é uma ilha.
Mas que a superação desse desafio me seduz (e confesso que seria dos mais difíceis dos meus mais de 30 anos de ligação com a corrida!), isso não tenho dúvidas.
Sinto que um dia ainda experimentarei correr como vim ao mundo (ou quase porque não dispenso os sapatos e o chapéu!). Quando e onde será, se estarei sozinho ou acompanhado, se em treino ou em prova, o futuro o dirá.
Ousem ultrapassar barreiras! No dia 14 de Setembro: CORRE COMO VIESTE AO MUNDO
Para aceder a este evento no Facebook clique aqui.
Para contactar a organização por mail escreva para: legua.nudista@gmail.com

8 comentários:

  1. Pois Jorge... chamem-me nomes mas nesta não alinho. Não conseguiria. Nem me seduz.

    Além de me questionar sobre alguns pormenores, digamos, "técnicos", que causarão alguns eventuais problemas (estou a falar nos atletas masculinos mas também engloba, embora de outra forma, as femininas)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma prova fácil de fazer mas, para mim, o desafio está mesmo nisso.
      E eu não gosto de fazer provas por rotinas!
      Gosto de aceitar desafios complicados; Se calhar essa a barreira que separa os maratonistas dos ultras.
      Depois ainda há o” problema” dos ultras maratonistas serem, quase sempre, um bocado “malucos”!
      Quanto aos problemas técnicos prometo-te que um dia faço um experiência para ter uma melhor noção dos mesmos (espero consegui realizar a experiência sem ser preso mas se eu desaparecer...hiiiiii).
      Abraço.

      Eliminar
  2. Uma ideia no mínimo original =)
    Neste momento não me tenta, mas sabe-se lá se um dia...
    Mas pelo menos acho uma boa ideia, haja mais corridas destas originais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sim o sal das provas esta em encontrar novas e originais formas de as organizar (está é uma quase novidade em Portugal).
    Embora aos olhos de muita gente posso parecer uma ideia depravada eu acho que organizar corridas de saltos altos para as senhoras é que é algo altamente pornográfico na medida que interfere com a saúde das senhoras e promove um tipo de artigo que é extremamente prejudicial para quem o usa a troco de um conceito de beleza imposto não se sabe bem por quem (se calhar até se sabe...).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. E depois onde prendemos o dorsal?? :)
    É verdade que é um desafio a nível psicológico (a superação de vergonhas e tabus), mas também a nível físico. Não sei se será muito confortável correr nú, por várias razões anatómicas, apesar de ser "apenas" uma légua.
    Não sei se seria capaz de participar no evento, mas apoio a originalidade!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Para mim o pior é a superação psicológica pois as superações físicas são algo com o qual estou mais habituado a lidar.
    Toda a gente pergunta pelo dorsal ou a brincar ou a sério.
    Pode-se usar a técnica do Triatlo onde ele é preso no tronco com um elástico...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. Olá Jorge, nos países que normalmente visito em trabalho (europa mais central e do norte) este tipo de eventos é quase normal. Na alemanha por exemplo, vão familias inteiras, amigos, vizinhos juntos para as saunas, que são mistas e de nú integral....para eles é perfeitamente normal. Já para nós latinos não, pelo que esta prova será como diz, uma superação "extra" para a maioria dos participantes. Eu acho que não seria capaz mas gabo a "coragem" de quem for.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário que nos troce a realidade de outros países e outras culturas.
      Na verdade a relação que temos com o nosso corpo e a sua nudez deve ter a ver com a educação que tivemos na infância.
      Se calhar uma relação mais descomplexada e natural com o nosso corpo até é mais salutar mas aqui neste cantinho da Europa tal, ainda, é complicado!

      Eliminar