sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TREINO CANCELADO!

Cancelaria um treino para ver um jogo do seu clube de futebol na televisão?
Questão pertinente colocada na página do CORRER POR PRAZER.
Não deixe de ir lá ver a resposta a está questão e de deixar aqui a sua opinião sobre o assunto.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O PIOR “INIMIGO” DO CORREDOR!

Diz-se que o cão é o melhor amigo do homem (a inversa já não é uma afirmação tão verdadeira, tendo em atenção a quantidade de cães que são abandonados diariamente pelos seus donos).
Mas se o cão é o maior amigo do homem eu direi, com algum exagero, que é o maior inimigo do corredor!
Muitos canídeos olhem para nós corredores como irritante alvo em movimento ao qual é preciso dar caça!
Quando são cães pequenos, de marca “branca”, as situações ainda se resolvem sem grandes problemas, mas se o cão é grande ou é de alguma raça mais “vocacionada” para morder, a situação pode tornar-se verdadeiramente perigosa.
Na minha já longa carreira de corredor apanhei vários sustos, mas só encontrei um cão que passou a vias de facto!
Já foi há muitos anos que esse animal resolveu provar o meu calcanhar, mas ainda hoje não me esqueço da situação não tanto pelo estrago causado (que foi insignificante) mas pela eficácia do cão, que até merecia uma medalha de louvor!
Passava eu a correr à porta de uma estação de camionagem em Carnaxide (arredores de Lisboa), quando sai de lá um cão de porte pequeno que, sem soltar um pio (ou melhor um ladrar), me morde uma canela e prontamente recolhe à referida garagem!
Penso que esse cão deveria ter ganho o prémio anual da eficácia canina! Nada de ladrar, nada de espalhafatos. Sair a correr da garagem, morder-me uma canela e voltar para “casa”. Cem por cento de eficácia! Parabéns!
Este ataque de que fui alvo vem comprovar a velha máxima que cão que ladra não morde!
Outro facto que comprova aquela teoria deu-se com um cão (de porte algo corpulento) e que eu tinha sinalizado como sendo agressivo, pois sempre que eu passava por ele, de bicicleta, era recebido com uma manifestação de ladrares nada amistosos!
Um dia tinha um treino longo de corrida cujo percurso implicava passar junto a esse cão e comecei a pensar no que me iria acontecer, se ele estivesse solto.
Efectivamente o bicho estava solto, mas como eu já leva mais de uma hora de treino nas pernas, encontrava-me num ligeiro estado alterado de consciência (!) e ao olhar para o cão vi nele um animal tímido e carente, necessitado de festas, em que o ladrar era apenas para encobrir a timidez!
O que o treino faz a um sujeito! Dei em armar-me em especialista em psicologia canina!
O certo é que parei, coloquei-me de cócoras, estendi a mão para o cão a cheirar e em seguida comecei a fazer-lhe festas. Tinha acertado no “diagnóstico” (felizmente) e aquela “fera” transformou-se num animal dócil que dava ao rabo de contentamento e me punha as patas em cima.
De qualquer forma não aconselho ninguém a fazer estes “diagnósticos” que podem falhar e ter consequências pouco agradáveis!
Mas o cão também pode ser o melhor amigo do corredor e recordo aqui o meu saudoso Bitoque (sim era o nome do cão!) que me acompanhava em treinos de duas horas, perfeitamente livre e feliz!
Corria sempre mais que eu em treinos longos, pois para além de me acompanhar nunca deixava de correr atrás dos coelhos, na tentativa (nunca conseguida) de matar algum com um ataque cardíaco, devido ao susto que lhes pregava.
Era um cão especial! Quando o andamento era demasiadamente lento “chateava-se”, dava meia volta e ia para casa!
Hoje, que até as lesmas e os caracóis correm mais que eu, se o meu saudoso Bitoque fosse vivo, aborrecer-se-ia de morte com os meus treinos!
Corram, tentem ser felizes (às vezes não nos deixam!), tenham cuidado com os cães, mas tenham ainda mais cuidado com o género humano, que em alguns casos é bem mais perigoso!

domingo, 16 de janeiro de 2011

DETERMINAÇÃO!


video

REPORTAGEM COMPLETA AQUI.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

DIZ NÃO À POLUIÇÃO DOS TRILHOS

Todos nós que corremos e gostamos de fazer provas longe do alcatrão, em trilhos e plena comunhão com a natureza, sabemos o quanto é importante uma boa marcação do percurso.
No sentido de um percurso bem marcado generalizou-se o uso de fita de plástico como sinalização do caminho correcto.
Todos sabemos a importância dessas fitas e o quanto nos aflige a ausência delas quando em plena prova, pois pode ser sinal de que nos enganámos no caminho a seguir.
O grande problema é que muitas entidades marcam os percursos e não têm o cuidado no final dos eventos de desmarcar os mesmos e começa a ser visível fitas, a poluir a paisagem e o ambiente, um pouco por todo o lado.
Se há organizadores que têm esse cuidado de desmarcar o percurso, outros pura e simplesmente não têm qualquer respeito pelo meio ambiente!
Não estamos apenas a falar de eventos de corrida (que até são dos organizadores mais cuidadosos nessa matéria) mas sim de um sem número de entidades como, por exemplo, organizadores de provas de BTT, caminhadas, passeios de todo o terreno, etc, etc
Uma fita deixada num qualquer trilho vai lá ficar por uns 400 anos!
Face a este panorama, as autoridades responsáveis pela autorização do evento deveriam obrigar os responsáveis pelo mesmo a desmarcar o percurso e em caso de incumprimento procederem à desmarcação do percurso e apresentarem a conta desse trabalho aos prevaricadores, isto para além de suspenderem a autorização para a realização de novo evento por determinado tempo, e até aplicar multas.
O problema é que, excluindo os eventos realizados em Parques Naturais, ou mesmo em áreas protegidas, em que há entidades responsáveis pela zona e regras rígidas a cumprir, em todos os outros locais não sabemos quem é a entidade responsável ou se há mesmo alguma.
Mas há uma medida que está ao alcance de todos os corredores (e praticantes de outros desportos em que se usam este tipo de sinalização) é verificar se a entidade organizadora teve o cuidado de limpar o percurso do evento de toda a sinalização colocada e outros detritos provocados pela passagem dos atletas.
Caso a entidade organizadora não tenha tido essas preocupações ambientais deveremos protestar junto da mesma e se a situação se repetir, ou não escutarem os nossos protestos, nunca mais voltar a participar em eventos sobre a égide dessa entidade.
Também não nos devemos esquecer que as nossas atitudes contribuem muito para a não poluição dos percursos, seja em prova ou em treino: não abandonar seja que lixo for nos trilhos deve ser uma regra de ouro a respeitar.
Saibamos usufruir da natureza sem a poluir e lutemos por que todos a respeitem.

domingo, 2 de janeiro de 2011

AS CORRIDAS QUE EU FIZ - POR ANTÓNIO BELO

António Belo (dorsal 288) sempre com um sorriso!
13º Km do Guincho 2010 - Foto EVB/UK
.
O título deste texto podia ser outro, tal como, as minhas vitórias, os meus pódios, etc., isto porque hoje, vou falar de mim! E esta…?
Nas escritas que tenho disponibilizado, abordando a temática da corrida, o tratamento do “eu” tem sido preterido, em benefício do “nós”, coisa que nem todos os leitores aprovam, interpretando tal conjugação verbal como modéstia (falsa?). Com o devido respeito por essas opiniões, as críticas são sempre bem-vindas, o meu objectivo é, contemplar o grande pelotão que, tal como eu, desfruta da agradável convivência (estou errado?) que as provas e treinos proporcionam.
.
Tal como é hábito nos textos que escrevo, vou explanar as minhas intenções para as numerosas linhas que se seguem. Assim, não serão surpreendidos, penso eu, pela conclusão final, a não ser que não me faça entender ou que, quem lê não o faça da melhor maneira.
.
Estas linhas, muitas, são a resposta ao convite do “gestor” de um “blog”, que acha que tenho “material” com interesse (histórico, e numérico) para grande parte dos amigos que têm a corrida como um dos passatempos favoritos.
Ao alinhar nesta ideia, também tenho em conta o limite temporal, pois, como é natural, a idade não perdoa, já não irei participar num grande número de provas, por isso, será altura de fazer o balanço, quase final.
.
Em primeiro lugar, vou burilar o meu ego, referindo as melhores classificações, nos escalões etários, dentro do possível (as mais antigas não tinham tais pormenores), e, depois, linha a linha, revisitarei todas as provas em que participei, desde 1980 até ao ano actual (2010), algumas delas, como facilmente verificarão, sem qualquer possibilidade de repetição, já fazem parte do passado.
.
Embora possa ter cometido algum erro de contagem, aqui ficam os números:
Total de provas - 690:
.
- 53 Maratonas (9 abaixo das 3 horas)
- 24 Ultras
- 100 Meias Maratonas
.
Quilómetros percorridos (treinos e provas) - 93.900
.
Lugares no pódio - 197:
1º. Lugar – 78
2º. Lugar – 70
3º. Lugar – 49
.
Campeonatos de Veteranos:
Campeão Regional - 3
Campeão Nacional - 6
Bronze (Europeu de estrada - equipas) - 1
.
PROVAS REALIZADAS
.
DATA D E S I G N A Ç Ã O KMS
.
1980
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 5
26-Jul M/Maratona de Paços Negros 21
12-Out Prémio União Sintrense 5
19-Out Carrera Pedestre Sant.Compost 15
26-Out Setúbal 15
09-Nov M/Maratona da Nazaré 21
23-Nov Algueirão/M.Martins 10
30-Nov M/maratona de À-dos-Cunhados 21
1981
23-Jan Odivelas-Loures-Odivelas 18
01-Fev Alcoitão 7,8
22-Fev Caxias 7,5
15-Mar Colares 8
22-Mar Camp. Reg. Fundo (Guincho) 30
29-Mar Meleças 15
12-Abr Alcobaça 12
26-Abr Círculo de Leitores Lisboa 14
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 4
17-Mai Estoril-Cascais-Sintra 19
24-Mai Prémio de Benfica (Académico) 4
31-Mai Camp. Regional de Veteranos 10
06-Jun Vimeiro (IBM) 3
13-Jun Santo António (Lisboa) 11
21-Jun 3 Léguas das Lameiras 15
23-Ago Festa do Avante 5
30-Ago Prémio do Arneiro 8
05-Out M/maratona do Paúl (T.Vedras) 21
18-Out 3 Léguas das Mercês 15
01-Nov Dupla Légua Algueirão-M.Martins 15 10
15-Nov M/maratona da Nazaré 21
13-Dez Corta-mato de Matos Velhos 7
1982
03-Jan M/maratona de À-dos-Cunhados 21
17-Jan Odivelas-Loures-Odivelas 18
28-Fev Prémio de Tires 5
18-Abr Círculo de leitores 14
25-Abr Prémio do Arneiro 10
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 15
09-Mai Estafeta do Litoral Saloio 8,7
23-Mai Camp. Regional de Veteranos 10
29-Mai Corre, Corre Coração-Guincho 5
30-Mai Prémio de Bicesse 4,5
10-Jun M/maratona de Oeiras 21
03-Out II Corrida do Tejo 10
24-Out Maratona de Torres Vedras 42
07-Nov Correr Lisboa 12
14-Nov M/Maratona da Nazaré 21
05-Dez M/Maratona de À-dos-Cunhados 21
19-Dez Maratona Spiridon (Aut.Estoril) 42
1983
16-Jan Odivelas-Loures-Odivelas 18
23-Jan II Volta às lagoas do Valado 12
20-Fev I Corrida dos Sinos (Mafra) 15
03-Mar Manteigas-Penhas Douradas 12
13-Mar Rio Maior-Marmeleira 21
20-Mar Almada 13,5
10-Abr II Corrida da Primavera (DN) 10,6
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 15
08-Mai Estafeta do Litoral Saloio 8,4
15-Mai Círculo de Leitores 14
22-Mai Camp. Regional de Veteranos 10
29-Mai Ponte a Pé 12
19-Jun Dia Olímpico - Lisboa 12
03-Set M/maratona de S.J. das Lampas 21
16-Out Corrida do Tejo 10
30-Out Dupla légua Algueirão-M.Martins 10
02-Out M/maratona de Tróia 21
13-Nov M/maratona da Nazaré 21
04-Dez M/Maratona de À-dos-Cunhados 21
18-Dez Maratona Spiridon (Aut.Estoril) 42
1984
15-Jan 10 Milhas "Philippe Martin"-Lisb 16
05-Fev 3 Léguas do Nabão - Tomar 15
17-Mar I Prémio EDP 10
24-Mar I Torneio 'Clube IBM' 10
08-Abr Camp.Nac.Maratona - Almeirim 42
15-Abr Círculo de Leitores 14
25-Abr I M/Maratona de Abril 21
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 15
06-Mai Estafeta do Litoral Saloio 8
13-Mai Cascais-S.M.Cascais 10
20-Mai Ponte a Pé (alterada p/Algés) 11
02-Jun Tróia (Conv. IBM) 10
24-Jun Dia Olímpico 12
30-Jun Corrida das Fogueiras (Peniche) 11
28-Jul Zambujeira do Mar 2
01-Set M/maratona S.J.Lampas 20,4
07-Out M/maratona do Barreiro 21
14-Out Corrida do Tejo 10
25-Nov M/maratona das Açoteias 21
02-Dez M/Maratona de À-dos-Cunhados 21
09-Dez Maratona de Torres Vedras 42
23-Dez M/maratona de Sevilha 21
1985
06-Jan Prémio dos Reis (Cacém) 11,5
13-Jan Prémio da Madorna 10
20-Jan Volta às Lagoas do Valado 11
10-Fev Corrida dos Sinos 15
17-Fev 20 Kms de Cascais 20
24-Fev Prémio de Tires 12,5
03-Mar Prémio G.D.Rana 9,3
17-Mar Regional de Fundo (Guincho) 30
31-Mar 3 léguas à Volta do Nabão 15,5
06-Abr Sobral de Monte Agraço 6
14-Abr Prémio de Poço Cação 10,6
25-Abr II M/Maratona do 25 de Abril 21
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 15
05-Mai Estafeta do Litoral Saloio 8,4
19-Mai Prémio de Outorela 8
02-Jun Dia M.Criança (S.D.Rana) 11,5
09-Jun Prémio 1º de Maio (Tires) 10
16-Jun Prémio de Tercena 8
29-Jun Corrida das Fogueiras 11,5
14-Jul Prémio de Trajouce 10,5
21-Jul Prémio da Rebelva 10
28-Jul Prémio das Fontainhas 8,5
11-Ago Torneio Mensal (Veteranos) 5
29-Set I M/Maratona de V.F.Xira 21
13-Out Corrida do Tejo 10
20-Out VIII Carrera de Sant. Compostela 15
27-Out VI M/Maratona das Açoteias 21
17-Nov Xi M/Maratona da Nazaré 21
08-Dez III Maratona Spiridon (Sintra) 42
22-Dez VII M/Maratona de À-dos-Cunhad 21
1986
05-Jan Prémio do Ano Novo (Cacém) 11,5
19-Jan V Voltas às lagoas do Valado 13
23-Fev 20 Kms de Cascais 20
09-Mar Rio Maior - Marmeleira 21
16-Mar Camp.Reg.Fundo - Guincho 30
23-Mar Prémio de S.D.Rana 10
06-Abr Prémio da Madorna 9,8
13-Abr 3 Léguas À Volta do Nabão 15,5
20-Abr C.Primavera (D.N.) 12
25-Abr Casino do Estoril 6
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 15
04-Mai Estafeta do Litoral Saloio 9
11-Mai Jovemaio - Amora 10
18-Mai I Prémio Primavera - Freiria 7
07-Jun 24 Horas da Amora (Estafeta) 42
29-Jun Corrida da Paz (Belém-Rossio) 8,5
06-Jul Aniversário EDP (Lisboa) 10
20-Jul Camp. Nacional de Veteranos 10
26-Jul 3 Léguas de Loures 15
17-Ago T.Mensal de Veteranos 5
20-Set M/Maratona de S.J. das lampas 21
12-Out Corrida do Tejo 10
02-Nov M/Maratona das Açoteias 21
16-Nov M/Maratona da Nazaré 21
14-Dez Maratona Spiridon (Avintes) 42
1987
11-Jan 20 Kms de Almeirim 20
25-Jan VI Voltas às lagoas do Valado 13
08-Fev V Corrida dos Sinos 15
22-Fev 20 Kms de Cascais 20
08-Mar Prémio de Rana 10,5
15-Mar Torenio Mensal - Veteranos 3
- Veteranos 0,8
22-Mar Sintra Montanha Verde 12,8
29-Mar Corrida da Primavera - DN 16
05-Abr Prémio da Abóboda 9
12-Abr 3 Léguas do Nabão 15,5
18-Abr II 12 Horas de VRS António 96,5
24-Abr M/Maratona de Abril /Queluz) 21
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 15
10-Mai Porto de Mós - Serra dÁires 17
17-Mai II Circ Primavera - Freiria 7,5
24-Mai Jovemaio - Amora 10
31-Mai 13 Kms Chesol Cascais 13
06-Jun 24 Horas da Amora (estafeta) 28,8
13-Jul Prémio da Rebelva 10
26-Jul Camp. Nacional - Veteranos 10
23-Ago Torneio Mensal - Veteranos 5
- Veteranos 0,4
03-Out 100 Kms Santander (desist.) 45
11-Out Corrida do Tejo 10
01-Nov M/Maratona das Açoteias 21
08-Nov Maratona de Lisboa 42
13-Dez Maratona Spiridon (Cascais) 42
20-Dez Fim da Europa - Sintra/C.Roca 17
1988
10-Jan 20 Kms de Almeirim 20
07-Fev Corrida dos Sinos 15
21-Fev 20 Kms de Cascais 20
28-Fev Prémio Monte Real -Tires 9,6
13-Mar Camp.Regional Fundo - Veter. 30
02-Abr III 12 Horas de V.R.S.António 102,3
24-Abr M/Maratona de Abril (Queluz) 21
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 15
08-Mai Porto de Mós-Serra d'Aires 17
15-Mai Jovemaio - Amora 11
04-Jun 24 Horas da Amora (estafeta) 36
10-Jun M/Maratona do Alandroal 21
17-Jul III Corrida Baía de Monte Gordo 8
21-Ago II Raid Tróia-Melides 45
10-Set M/Maratona S.J.Lampas 21
24-Set I M/Maratona Badajoz-Elvas 21
09-Out Corrida do Tejo 10
06-Nov Maratona de Portugal (Lisboa) 42
04-Dez I Prémio FNAC Lisboa 12,8
11-Dez Maratona Spiridon (Cascais) 42
18-Dez Fim da Europa 17
1989
08-Jan 20 Kms de Almeirim 20
12-Fev Corrida dos Sinos 15
05-Mar 20 Kms de Cascais 20
19-Mar Sintra Montanha Verde 13
16-Abr Prémio da Tabaqueira - Albarr. 10
22-Abr M/Maratona de Abril (Queluz) 21
01-Mai Primeiro de Maio - CGTP 15
07-Mai X Estafeta do Litoral Saloio 8
21-Mai III Porto de Mós - Serra d'Aires 17
28-Mai Estafeta Mar e Serra (Cascais) 10
03-Jun 24 Horas da Amora (estafeta) 35
20-Ago III Raid Tróia-Melides 45
03-Set Torneio Mensal - Veteranos 5
10-Set Corrida da Festa do Avante 16,8
16-Set M/Maratona S.J.Lampas 20,5
01-Out Hora - Veteranos 15,9
08-Out IX Corrida do Tejo 10
05-Nov Maratona de Lisboa 42
19-Nov 25 Kms Jumbo (Cascais/Alfrag.) 25
10-Dez Maratona Spiridon (Almeirim) 42
1990
07-Jan 20 Kms de Almeirim 20
14-Jan Subida ao Planalto (S.Ant.Cav.) 16
11-Fev Corrida dos Sinos 350
18-Fev Prémio de Tires 10
04-Mar 20 Kms de Cascais 20
17-Mar Centenário Linha de Cascais 27
25-Mar Sintra Montanha Verde 13
01-Abr Viva A Cidade 12
08-Abr 3 Léguas do Nabão 15
25-Abr 25 de Abril (Pontinha-Restaur.) 9
01-Mai Primeiro de Maio (CGTP) 15
05-Mai VI Corrida das Telecom - Casc. 20
20-Mai Porto de Mós-Serra d'Aires 17
27-Mai II Corrida dos Moinhos (Encarn.) 12
10-Jun 13 Kms Chesol 13
02-Set IV M/Maratona do Alandroal 21
09-Set Torneio Mensal - Veteranos 10
15-Set M/Maratona S.J.Lampas 20
30-Set 25 Kms Jumbo (Cascais-Alfrag.) 25
14-Out Corrida do Tejo 10,7
21-Out Maratona dos Descobrimentos 42
04-Nov Lourel-P.Pinheiro-Lourel 17
11-Nov M/Maratona da Nazaré 21
02-Dez M/Marat. S.Mamede (Mont/Pso) 21
31-Dez S.Silvestre de Cascais 9
1991
20-Jan 20 Kms de Almeirim 20
10-Fev Corrida dos Sinos 15
03-Mar 20 Kms de Cascais 20
17-Mar I M/Maratona de Lisboa 21
24-Mar Sintra Montanha Verde 13
07-Abr 3 Léguas do Nabão 15
14-Abr II M/Maratona de Setúbal 21
21-Abr Maratona de Madrid 42
25-Abr Corrida do 25 de Abril (Pontinha- 10
12-Mai Jovemaio (Amora) 11
19-Mai Porto de Mós-Serra d'Aires 17
26-Mai Corrida da Primavera - DN 15,8
02-Jun 13 Kms da Chesol 13
16-Jun Corrida dos Moinhos (Enc.Mafra) 12
18-Ago Raid Tróia-Melides (desist.) 28
14-Set M/Maratona S.J.Lampas 20
13-Out Corrida do Tejo 10
20-Out Maratona dos Descobrimentos 42
03-Nov Prémio de Ribafria 15
17-Nov M/Maratona da Nazaré 21
01-Dez Maratona de Badajoz 42
1992
05-Jan Prémio do Ano Novo - Cacém 11,5
19-Jan 20 Kms de Cascais 20
02-Fev Corrida dos Sinos 15
01-Mar 20 Kms de Almeirim 20
15-Mar M/Maratona de Lisboa 21
28-Mar Cross das Profissões (Est.Nac.) 3
05-Abr 3 léguas do Nabão 15
26-Abr Maratona de Madrid 42
01-Mai Primeiro de Maio - CGTP 15
10-Mai Jovemaio - Amora 11
24-Mai Porto de Mós-Serra d'Aires 17
07-Jun 13 Kms Chesol 13
12-Set M/Maratona S.J.Lampas 21
20-Set 25 Kms Jumbo 25
11-Out Corrida do Tejo 10
18-Out Maratona de Lisboa 42
01-Nov Maratona de Nova York 42
15-Nov M/Maratona da Nazaré 21
06-Dez Fim da Europa 17
13-Dez M/Maratona de Lagos 21
1993
03-Jan Prémio do Ano Novo - Cacém 11,5
14-Fev Corrida dos Sinos 15
28-Fev Prémio de Tires 10
14-Mar M/Maratona de Lisboa 21
21-Mar Sintra Montanha Verde 13
04-Abr M/Maratona de Paris 21
25-Abr 20 Kms de Cascais 20
01-Mai Primeiro de Maio - CGTP 15
09-Mai Jovemaio - Amora 12
16-Mai Porto de Mós-Serra d'Aires 17
30-Mai Estafeta do Bicho - F.Ferro 7,3
06-Jun 13 Kms Chesol 13
20-Jun M/Maratona Casais Castelos 21
18-Jul Camp. Regional - Veteranos 10
11-Set M/Maratona S.J.Lampas 21
19-Set 25 Kms Jumbo 25
10-Out Corrida do Tejo 10
31-Out M/Maratona V.F.Xira 21
14-Nov M/Maratona da Nazaré 21
11-Dez Cross de Tires 4,8
1994
09-Jan Prémio Ano Novo - Cacém 11,5
23-Jan 20 Kms de Almeirim 20
06-Fev Corrida dos Sinos 15
20-Fev 20 Kms de Cascais 20
27-Fev Prémio de Leceia 6,5
06-Mar Manteigas-Penhas Douradas 12
13-Mar M/Maratona de Lisboa 21
10-Abr 3 Léguas do Nabão 15
17-Abr Maratona de Londres 42
01-Mai Primeiro de Maio - CGTP 15
08-Mai Jovemaio - Amora 11
22-Mai Porto de Mós-Serra d'Aires 17
05-Jun 13 Kms Chesol 13
19-Jun Prémio de Galamares 9
11-Set Camp. Nacional - Veteranos 10
17-Set M/Maratona S.J. Lampas 21
09-Out XIV Corrida do Tejo 10
16-Out 25 Kms Jumbo 25
23-Out II Corrida do Monge 12
05-Nov Corrida Selénium Lisboa 8
13-Nov M/Maratona da Nazaré 21
27-Nov Maratona de Lisboa 42
04-Dez Fim da Europa 17
18-Dez Cabo Espichel-Cotovia 16,5
1995
08-Jan Prémio Ano Novo - Cacém 11,5
22-Jan 20 Kms de Almeirim 20
05-Fev Corrida dos Sinos 15
12-Mar M/Maratona de Lisboa 21
02-Abr M/Maratona Casais Castelos 21
23-Abr M/Maratona de Setúbal 21
01-Mai Primeiro de Maio - CGTP 15
06-Mai Prémio Alcatel Cascais 20
21-Mai Porto de Mós-Serra d'Aires 17
04-Jun 13 Kms Chesol 13
11-Jun Serra de Montejunto 16
24-Jun Légua Popular RDP Lisboa 5
02-Jul Contra-relógio Sintra 8,1
26-Ago I Transestrela - Guarda 52
09-Set Subida do Caramulo - C.Besteir. 12
16-Set M/Maratona S.J.Lampas 21
30-Set Circuito da Arrábida 15
08-Out XV Corrida do Tejo 12
15-Out III Corrida do Monge 11,4
22-Out 25 Kms Jumbo (Alfragide-Casc) 25
12-Nov M/Maratona da Nazaré 21
19-Nov Maratona de Havana 42
10-Dez Fim da Europa 17
17-Dez Samora Correia 15
1996
07-Jan Estafeta de Óbidos 8
21-Jan 20 Kms de Almeirim 20
04-Fev Corrida dos Sinos 15
18-Fev 20 Kms de Cascais 20
25-Fev Rampa do Sado 9,5
03-Mar LXII Estafeta Cascais-Lisboa
10-Mar M/Maratona de Lisboa 21
31-Mar M/Maratona de Setúbal 21
14-Abr M/Maratona Malveira da Serra 21
25-Abr I Estafeta do Concelho de Sintra 5
01-Mai Primeiro de Maio - CGTP 15
05-Mai Cross da Serra do Açor 20
02-Jun 13 Kms Chesol 13
16-Jun Serra de Montejunto 16
07-Jul Contra-relógio de Sintra 8
04-Ago Sra. Do Castelo - Vouzela 11
24-Ago II Transestrela-Gouv/Rossim/Torr 57
07-Set Circuito Mineiro do Gerês 25
14-Set XX M/Maratona S.J.Lampas 21
21-Set Subida do Caramulo - C.Best. 9,4
13-Out Corrida do Tejo 12
27-Out XIX C.Pedestre S.Compostela 11
10-Nov M/Maratona da Nazaré 21
08-Dez M/Maratona de Almada 21
22-Dez Prémio do Natal - Lisboa 8,5
1997
05-Jan Prémio Ano Novo - Cacém 11,5
19-Jan 20 Kms de Almeirim 20
09-Fev 20 Kms de Cascais 20
09-Mar M/Maratona de Lisboa 21
16-Mar Rampa do Sado 9,5
06-Abr Prémio da Abóboda 9,2
13-Abr M/Maratona de Setúbal 21
19-Abr Subida do Buçaco 11
01-Mai Primeiro de Maio - CGTP 15
04-Mai Cross da Serra do Açor 20
11-Mai Jovemaio - Amora 10
31-Mai Aldeias da Lousã 19
14-Jun III Prémio de Reguengos 5
06-Jul Contra-relógio de Sintra 8,1
30-Ago III Transestrela - Gouveia 54
4 a 7-Set XI V.Minho - I Montesinho 120
13-Set M/Maratona S.J.Lampas 21
12-Out Corrida do Tejo 12
19-Out 25 Kms Critérium (Casc.Belém) 25
25-Out Corrida do Monge - Colares 13
02-Nov M/Maratona da Nazaré 21
23-Nov Maratona Descobrimentos -Lisb. 42
07-Dez Fim da Europa 17
21-Dez Cabo Espichel - Cotovia 16,5
1998
04-Jan Prémio do Ano Novo - Cacém 11,5
25-Jan Prémio das Lezírias -V.F.Xira 14
01-Fev Corrida dos Sinos 15
22-Fev 20 Kms de Cascais 20
01-Mar Rampa do Sado 9
15-Mar M/Maratona de Lisboa 21
29-Mar Rampa do Alva - Seia 9,5
18-Abr Subida do Buçaco 11
26-Abr Maratona de Madrid 42
01-Mai Primeiro de Maio - CGTP 15
10-Mai M/Maratona de Setúbal 21
30-Mai Aldeias da Lousã 14
07-Jun 13 Kms Chesol 13
10-Jun Serra de Montejunto 11
21-Jun Museu Ferroviário - Entroncam. 14,6
05-Jul Contra-relógio de Sintra 8,1
12-Jul II Nocturna da Malcata 52
02-Ago II Cross do Alecrim (Serro Vent.) 17
22-Ago IV Transestrela (Belmonte) 51
3 a 6-Set XII V.Minho - II Montesinho 120
19-Set M/Maratona S.J.Lampas 21
11-Out Corrida do Tejo 12
24-Out Corrida do Monge - Colares 13
01-Nov 25 ms Critérium 25
15-Nov M/Maratona Porto Côvo-Sines 21
29-Nov M/Maratona de Lisboa (Desc.) 21
06-Dez Prémio Conceição da Abóboda 9
13-Dez Samora Correia 15
1999
24-Jan Corrida das Lezírias 14
31-Jan Corrida dos Sinos 15
14-Fev 20 Kms de Cascais 20
28-Fev Prémio de Tires (M.Real) 10
07-Mar 3 Léguas do Nabão 15
21-Mar M/Maratona de Lisboa 21
18-Abr Maratona da Gardunha 42
24-Abr Corrida da Liberdade - Parede 9
01-Mai Primeiro de Maio - CGTP 15
09-Mai M/Maratona de Setúbal 21
23-Mai Porto de Mós-Serra d'Aires 17
30-Mai Estafeta de Palmela - B.Alentej. 8
06-Jun 13 Kms Chesol 13
12-Jun V Prémio de Reguengos 5,2
04-Jul Cross do Alecrim - S.Ventoso 17
11-Jul Contra-relógio de Sintra 10
24-Jul III Nocturna da Malcata 50
08-Ago Subida Penedo Durão - F.E.Cint 14
21-Ago V Tranestrela (Seia/Rossim/Tor) 41
2 a 5-Set XIII Volta ao Minho (Portaleg) 90
19-Set Trilho dos Mouros - Dornelas 12
26-Set Torneio Encerramento-Veteranos 5
10-Out Corrida do Tejo 12
23-Out Corrida do Monge - Colares 13
31-Out 25 Kms Critérium 25
14-Nov M/Maratona P.Côvo-Sines 21
20-Nov Raid Torre - Piódão 45
28-Nov M/Maratona de Lisboa 21
05-Dez Prémio Conceição Abóboda 12
12-Dez Samora Correia 15
2000
09-Jan Ano Novo - Cacém 12
16-Jan Prémio dos Reis - Pico 3
30-Jan Corta Mato - Alcoitão 4
13-Fev Prémio Atlântico - C.Caparica 9,5
05-Mar 20 Kms de Cascais 20
19-Mar Maratona da Catalunha - Barcelona 42
26-Mar Meia Maratona de Lisboa - ponte 21
02-Abr Prémio da Abóboda 10
09-Abr Estafeta Cascais-Lisboa 7
24-Abr Corrida dos Cravos - Parede 10
30-Abr Serra do Açor - Piódão 20
01-Mai 1º de Maio - CGTP 15
07-Mai Meia Maratona de Setúbal 21
14-Mai Trilho dos Mouros - Dornelas 14
28-Mai Contra relógio - Sintra 10
04-Jun Estafeta de Peniche 10
11-Jun Maratona Alpino - Guadarrama 39
22-Jun 11 Kms de Montejunto 11
15/16-Jul Nocturna da Malcata 50
12/13-Ago VI Transestrela (Seia) 50
03-Set Cross do Alecrim - S.Ventoso 16
7/10 -Set XIV Volta ao Minho (Serpa)
30-Set Subida do Caramulo 9,5
08-Out Corrida do Tejo 11,2
21-Out Corrida do Monge 13
29-Out 25Kms Critérium 25
19-Nov Meia Maratona Porto Côvo 21
03-Dez Maratona de Lanzarote 42
17-Dez Cabo Espichel-Cotovia 16,5
2001
07-Jan Meia Maratona do Seixal 21
21-Jan 20 Kms de Almeirim 20
04-Fev Corrida dos Sinos - Mafra 15
11-Fev Corrida do Atlântico 10
25-Fev 20 Kms de Cascais 20
18-Mar Corrida das Lezírias 14
01-Abr Meia Maratona de Lisboa 21
08-Abr 10 Kms de Odivelas 10
24-Abr Corrida dos Cravos 10
06-Mai Meia Maratona de Setúbal 21
13-Mai IV Corrida do Montado - Alvito 10
20-Mai Outeira da Vela - Cascais 8
27-Mai Golden Travel - Carcavelos 12
14-Jun 11Kms do Montejunto 11
17-Jun Camp.Nacional de Veteranos 10
01-Jul Contra-Relógio de Sintra 8,6
15-Jul Montes de Sto Antão-V.P.Ânc. 15
11/12 Ago VII Transestrela (Seia) 50
01-Set Regional de Veteranos (Est.Naci 5
02-Set I Trilhos de Monsanto 10
6/9 Set XV Volta ao Minho (Sto-André) 154
15-Set VII Subida do Caramulo 9
07-Out III Cross Arco Memória - Arrimal 21
14-Out XXI Corrida do Tejo - Oeiras 11,2
20-Out Corrida do Monge - Malveira 13
21-Out 25Kms Critérium (Cascais) 25
11-Nov Circuito Aldeias da Lousã 17
02-Dez Maratona Cidade de Lisboa 42
09-Dez Meia Maratona Évora-Arraiolos 21
2002
13-Jan Meia Maratona do Seixal 21
20-Jan XVI 20Kms de Almeirim 20
10-Fev 20 KMS de Cascais 20
03-Mar Corrida do Atlântico 10
10-Mar Meia Maratona Canha-Pegões 21
07-Abr 10 Kms de Odivelas 10
14-Abr Corrida do Montado - Alvito 11
01-Mai Corrida do 1º de Maio - CGTP 15
12-Mai Meia Maratona de Setúbal 21
25-Mai Campeonato Mundial de Veteren 21
02-Jun Cross dos Moinhos - Bezerra 14
09-Jun Torneio Mensal Veteranos 5
23-Jun 11Kms de Montejunto 11
26-Jun Trail do Verdon - França 52
07-Jul Contra-relógio de Sintra 11
10 11-Ago VIII Transestrela (L.Escura/Man) 53
01-Set Cross do Alecrim (Serro Ventoso) 14
5/8 Set XVI Volta ao Minho (Gerês) 85
14-Set Subida do Caramulo 9
13-Out Meia Maratona da Moita 21
19-Out Corrida do Monge 12
27-Out Aldeias da Lousã 17
01-Nov Cruz da Picada - Évora 5,2
01-Dez Maratona de Lisboa 42
2003
26-Jan Estaf dos Mármores(Alandr/Estre 14
16-Fev 14 Kms do Eirapedrense 14
02-Mar 20 Kms de Cascais 20
06-Abr Dupla Corrida Raiana P.Garcia 14+14 28
26-Abr Maratona de Monchique (Mont.) 42
01-Mai 1º. De Maio (CGTP) 15
04-Mai Meia Maratona de Setúbal 21
25-Mai I Meia Maratona dos Palácios 21
01-Jun Escalada do Mendro 7,2
10-Jun I Troféu "Évora Cidade museu" Museu" 10
15-Jun 11Kms de Montejunto 11
5/6 Jul Maratona da Arrábida (3etapas) 42
09-Ago IX Transestrela (Marat-Poço Inf.) 42
31-Ago II Trilhos de Monsanto 11,45
4/7 - Set XVII V.Minho (Arganil) 86
21-Set I Circuito de Grândola 11
19-Out Circuito da Ventosa 11
02-Nov Meia Maratona Ribeirinha(Moita) 21
09-Nov X Milhas do Guadiana 16
07-Dez Maratona de Lisboa 42
2004
11-Jan Prémio de Agualva 11
07-Mar 3 Léguas do Nabão - Tomar 15
21-Mar Olivenza-Elvas 30
04-Abr 10Kms de Odivelas 10
28-Abr Maratona de Lisboa 04 42
01-Mai Primeiro de Maio 15
23-Mai II Meia Maratona dos Palácios 21
30-Mai Escalada do Mendro 12
06-Jun II Corrida do Mirante - Ota 12
04-Jul Contra-relógio de Sintra 10
24-Jul Trilhos dos Mouros-S.Vouga 14
31-Jul Swiss Alpine-Davos 30
08-Ago X Transestrela (Mant/Torre-Mara) Torre/Man 42
29-Ago III Trilhos de Monsanto 11
2/5 Set XVIII V.Minho (Alcobaça) 64
11-Set 28ª Meia Maratona S.J.Lampas 21
03-Out Cross Arco da Memória (Arrimal) 17,4
10-Out Corrida do Tejo - Oeiras 10
17-Out Cross de Ventosa 11
23-Out Corrida do Monge 13
14-Nov XXX Meia Maratona da Nazaré 21
05-Dez Maratona de lisboa 42
2 0 0 5
09-Jan Cross Laminha - Cumeira 9,6
06-Fev 20 Kms de Cascais 20
06-Mar Corrida das Lezírias 14
03-Abr I Meia Maratona Conc.C.Marim 21
17-Abr I Maratona C.Lopes - Lisboa 42
01-Mai Corrida do Primeiro de Maio 15
14-Mai Camp.Europa de Veteranos 21
22-Mai III Meia Maratona dos Palácios 21
12-Jun Prémio Cidade de Reguengos 6
18-Jun Trilhos de Cercal do Alentejo 10,7
19-Jun Camp Regional de Veteranos 10
2/3 Jul Maratona da Arrábida (3 etapas) 42
24-Jul Raid Melides-Tróia 43
28-Ago IV Trilhos de Monsanto 12
1/4 Set XIX V.Minho (Lit.Alentejano) 90
10-Set Meia Marat. S.João das Lampas 21
23-Out XXV Corrida do Tejo 10
06-Nov Maratona de Atenas 42
04-Dez Meia Maratona de Lisboa 21
2 0 0 6
08-Jan Cross Laminha - Cumeira 9,6
28-Jan Fim da Europa -Sintra/C.Roca 17
28-Fev 20Kms de Cascais 20
18-Mar IX Rampa do Alva 9,5
01-Abr Meia Maratona Conc. C.Marim 21
30-Abr XXIX Maratona de Madrid 42
21-Mai Corrida Contra a Fome 10
28-Mai IV Meia Maratona dos Palácios 21
17-Jun Marginal à Noite 8
09-Jul Super Trail Serra da Freita 50
06-Ago XII Transestrela (Marat.Manteig) 42
27-Ago 5º. Trilhos de Monsanto 12
7/10 Set XX Volta ao Minho (Valhelhas) 101
15-Out Meia Maratona da Moita 21
22-Out Corrida do Tejo 10
29-Out Maratona de Buenos Aires 42
12-Nov Meia Maratona da Nazaré 21
03-Dez Meia Maratona de Lisboa 21
2 0 0 7
07-Jan Cross "Laminha" (Cumeira) 12
28-Jan Fim da Europa (Sintra-C.Roca) 17
18-Fev 20 Kms de Cascais 20
11-Mar Corrida das Lezírias 15
22-Abr Entre Serra e Mar (Janes) 13
25-Abr Estafeta Cascais-Lisboa (2ºPer) 4,1
01-Mai 1ª. De Maio - CGTP 15
27-Mai Maratona de Edimburgo 42
16-Jun Camp. Nacional de Vet. Est.naci 5
01-Jul II SuperTrail da Serra da Freita 50
05-Ago XIII Transestrela (Sameiro) 42
02-Set VI Trilhos de Monsanto 12
06/09-Set XXI Volta ao Minho (Cabeção) 98
21-Out IV Maratona do Porto 42
04-Nov XV Corrida do Monge 11,5
02-Dez XXII Maratona de Lisboa 42
2 0 0 8
27-Jan Fim da Europa (Sintra-C.Roca) 17
02-Fev 20KMs de Cascais 20
09-Mar Corrida das Lezírias 15
30-Mar 12Kms de Salvaterra de Magos 12
13-Abr Maratona de Roterdão 42
27-Abr Entre Serra e Mar (Janes) 13
15-Mai 1º. De Maio - CGTP 15
18-Mai 17Kms P.Mós - Serra d'Aire 17
01-Jun Ultra-Trail da Geira Romana 45
10-Jun Reguengos de Monsaraz 9
13-Jul Ultratrail "Sálvio Nora" - Freita 51
03-Ago XIV Transestrela (Sameiro) 42
21-Set Corrida da Linha (Carc/Cascais 10
12-Out Cross da Ventosa 11
19-Out Arco da Memória - Arrimal 17,4
26-Out Corrida das Famílias-Porto 14
09-Nov 34ª. Meia Maratona da Nazaré 21
07-Dez XXIII Maratona de Lisboa 42
27-Dez I S.Silvestre de Lisboa 10
2 0 0 9
25-Jan Fim da Europa (Sintra-C.Roca) 17
22-Fev 20 Kms de Cascais 20
12-Mar Corrida das Lezírias 15
29-Mar Trilhos do Pastor (erro de perc.) 29
05-Abr 1º. Raid Vale de Barris (Arrábid) 30
01-Mai 1º. De Maio (Lisboa) 15
30-Mai Maratona de Estocolmo 42
10-Jun Prémio de Reguengos 9
19-Jul 250 Anos de Oeiras 10
08-Ago 1ª. Nocturna de Óbidos 38,7
03-Set 23ª. V.Minho - Reguengos 47
12-Set Meia Marat S.João das Lampas 21
20-Set Corrida da Linha 10
04-Out Arco da Memória-Arrimal 17,4
18-Out 17ª. Corrida do Monge (Janes) 11,5
15-Nov M/Maratona da Nazaré 21
06-Dez XXIV Maratona de Lisboa 42
2 0 1 0
17-Jan 7º. Cross Laminha (Cumeira) 11,1
24-Jan XXI Fim da Europa 17
14-Fev XXVII 20 Kms de Cascais 20
Camp.Nacional Estrad-Veter.
07-Mar 3 Léguas do Nabão 15
21-Mar 16ª. Maratona de Roma 42
11-Abr X M/Maratona de S.Miguel 20
01-Mai 1º. De Maio (Lisboa) 15
23-Mai III Ultra-Trail da Geira Romana 52,5
30-Mai Entre Serra e Mar (Janes) 13
11-Jul I Trail do Almonda (T.Novas) 30
07-Ago II Trail Nocturno de Óbidos 42,6
29-Ago 9º. Trilhos de Monsanto 11,8
02-Set 24ª. Volta ao Minho (Gerês) 82
11-Set 34ª. M/Marat S.J. das Lampas 21
19-Set III Corrida da Linha (Destak) 10
25-Set Camp. Nac. Veteranos-Pista 10
03-Out I Trail do Alqueva 36
31-Out 18ª. Corrida do Monge 11,5
05-Dez XXV Maratona de Lisboa 42